SEDEMA em AÇÃO - 'Live' vai discutir a importância das Áreas Protegidas

SEDEMA em AÇÃO - 'Live' vai discutir a importância das Áreas ProtegidasSEDEMA em AÇÃO - 'Live' vai discutir a importância das Áreas Protegidas

SEDEMA em AÇÃO





Secretário: José Otavio Machado Menten



A SEDEMA - Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, vem executando diversas obras e melhorias visando maior conforto da população de nossa cidade.






DEFESA CIVIL



Contato Defesa Civil: 153 / 199
Fone: 19 3421 4350



DESTAQUE




05/06/2020


"'Live' vai discutir a importância das Áreas Protegidas"



Autor: Marcelo Rocha

Será realizada nesta sexta-feira (5), das 17h às 18h, a live "Um Diálogo sobre as Áreas Protegidas na Região de Piracicaba". O evento - que será transmitido pelo Facebook - vai contar com a participação do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Menten, do ambientalista Cláudio Maretti, que é ex-presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ex-superintendente do World Wildlife Fund Brasil (WWF), e de João Marcelo Elias, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) e da Estação Ecológica (ESEC) Barreiro Rico, ambas da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo.

A live será transmitida pela página do Facebook que é mantida pelo presidente do Instituto Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Warwick Manfrinato, engenheiro agrônomo que será o moderador da jornada virtual. O link para acompanhar a live é o facebook.com/warwick.manfrinato

"As áreas protegidas são e serão cada vez mais importantes para termos uma vida saudável. É fundamental que sejam bem cuidadas e disponibilizadas para a população usufrui-las de forma apropriada", declara o secretário Menten.

O Horto de Tupi, salienta o secretário, é um exemplo dessa importância, tanto que a Prefeitura de Piracicaba tem desenvolvido ações para aproximá-lo das pessoas. "Outras áreas também estão à disposição da população, como o Parque da Rua do Porto, enquanto que algumas têm que ficar mais populares, como a Estação Ecológica de Ibicatu, e outras estão sendo construídas, a exemplo do Jardim Botânico", lista Menten.

As áreas protegidas são um patrimônio das pessoas e do país e têm um papel muito importante na saúde de uma região, das cidades e dos cidadãos, observa Manfrinato.

No encontro virtual será discutida a importância das áreas protegidas, como a população pode fazer uso das mesmas, quais são os problemas e como a sociedade e o poder público local trabalham esse assunto.

"Nesta live vamos conversar com algumas pessoas que trabalham diretamente em áreas protegidas públicas e também ajudam proprietários rurais a conservar e dar destino adequado para suas florestas conservadas", explica o moderador, que também vai atender perguntas dos internautas.


03/06/2020


"Campo do Sol Nascente recebe plantio de grama"



Autor: Leandro Bollis

O campo de futebol do bairro Sol Nascente recebe o plantio de aproximadamente 5.000 metros quadrados de grama esmeralda, em mais uma etapa da reforma e ampliação do local que irá beneficiar ainda os moradores dos bairros Alvorada I e II, Itamaracá, Chapadão e Itaberá.

O investimento público na melhoria campo, que está localizado entre a avenida Franco da Rocha e a rua Elias Fausto, é de R$ 98.697,88 e a estimativa é que a obra seja concluída ainda esse mês. Após o plantio de grama, as traves serão instaladas.

Inaugurado em 2011, o local contava com um campo de areia e outro de campo de grama. Os dois agora estão sendo transformados num campo gramado oficial, informa o Setor de Obras da Sedema.

Após a desativação dos campos, foram inciados os serviços de terraplanagem, a reforma de 880 metros quadrados (m²) do alambrado, a construção de 560 m² de alambrado novo e de um muro de contenção entre o campo e a via pública.

Para o prefeito Barjas Negri, a Prefeitura cumpre mais uma ação positiva no segmento esportivo. ?Mais um campo de futebol que será reformado em nosso município fortalecendo o futebol amador que é detentor de importantes resultados?, disse.

Segundo ele, o objetivo da reforma é oferecer à população piracicabana áreas de lazer, revitalizações públicas e mais qualidade de vida.


03/06/2020


"Sedema realiza limpeza de guias, sarjetas e calçadas públicas"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) intensificou os serviços de manutenção de guias, sarjetas e calçadas públicas em diversas avenidas e ruas da cidade desde o mês de abril.

Equipes da Prefeitura de Piracicaba estão executando serviços em locais como as avenidas Armando de Salles Oliveira, Carlos Botelho, Saldanha Marinho, Torquato da Silva Leitão, Edne Rontani Bassete, Cristóvão Colombo, Presidente Kennedy, Pedro Morganti, e em ruas como Rosário, Alferes José Caetano, São João, José Micheletti, Dr. Alvim e Dr. João Sampaio, entre outras vias públicas.

"Estamos fazendo uma capinação manual e também a raspagem das sarjetas e guias onde normalmente ocorre o acúmulo de terra e outros resíduos, para manter a cidade limpa e prevenir que esse material não seja levado para dentro dos bueiros", explica Sinval de Jesus Sarto, diretor do Setor de Manutenção de Áreas Verdes da Sedema - departamento responsável conservação de áreas verdes, jardinagem (em praças, academias ao ar livre e outros espaços públicos) e dos 30 campos de futebol distribuídos pelos bairros da cidade.

De acordo com Sarto, o setor está com cerca de 160 pedidos de manutenção - de áreas verdes, calçadas públicas, guias e sarjetas - feitos por meio do Serviço de Informação à População (SIP 156). "Todas as nossas equipes estão com uma enxadinha na mão, quando avistam um matinho em alguma calçada ou guia já fazem a limpeza", observa Sarto.

"A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema, tem realizado a limpeza de guias e sarjetas das avenidas e ruas da cidade. Nas áreas áreas adotadas por parceiros da iniciativa privada, esta ação é realizada pelos adotantes", declara o secretário de Defesa do meio Ambiente, José Otávio Menten.


PARTICULARES - A Sedema ainda observa que no caso de calçadas particulares elas são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis correspondentes.
A pasta orienta que os responsáveis por calçadas privadas mantenham essas áreas conservadas, evitando assim possíveis multas e a proliferação de doenças e bichos peçonhentos. ?Em geral, os proprietários dos imóveis, ao fazerem a limpeza de suas calçadas, incluem as guias e sarjetas. O problema é mais frequente nos imóveis desocupados. É importante salientar que guias e sarjetas limpas facilitam a varrição da cidade?, acrescenta o mandatário da Sedema.


1.300 HECTARES DE ÁREA VERDE - A Sedema é responsável pela conservação de cerca de 13 milhões m² de áreas verdes públicas (1.300 hectares). A execução dos serviços nesse território - que equivale a 1.300 campos de futebol - é feita a cada dois meses em 12 regiões estabelecidas, mensalmente no circuito de jardinagem e a cada 15 dias nos campos de futebol.

Na última semana, as equipes da empresa terceirizada Ecoterra (prestadora de serviços à Sedema) realizaram serviços rotineiros de manutenção nos seguintes bairros do município: Jardim Brasília; Santa Cecília; Parque Peória; São Benedito; Santa Rosa; Jupiá; Sol Nascente; Cecap; Vila Monteiro; Taquaral; Noiva da Colina; Vila Rios; Vila Bessy; Altos do São Francisco; Bongue; Panorama; Eldorado; Morumbi; Alvorada; Nova Iguaçu; Santa Rita; Campos do Conde; e Nova Piracicaba.


29/05/2020


"Sedema promove ações para celebrar Dia do Meio Ambiente"




Autor: Marcelo Rocha/ Foto: Valdir Felipe

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) promove, a partir da próxima segunda-feira (01/06) e ao longo do mês de junho, uma série de atividades virtuais em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Entre as ações organizadas pela pasta - por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) - estão transmissões de entrevistas na Rádio Educativa FM, uma videoconferência ('webinar') sobre as aves que habitam o Horto de Tupi e vídeos mostrando os bastidores e a rotina de alguns setores da Sedema, que serão postados nas redes sociais.

Durante a Semana do Meio Ambiente (de 1º a 5 de junho), a Rádio Educativa vai transmitir, de segunda a sexta-feira, sempre às 9h30, entrevistas com gestores da Sedema que falarão sobre as atividades e serviços que são executados no município pela pasta. A cada dia haverá um convidado especial no estúdio: o secretário de Defesa do Meio Ambiente José Otávio Menten (01/06); a bióloga e especialista em educação ambiental do NEA, Elizabeth da Silveira Nunes Salles (02/06); o chefe da divisão de obras da Sedema, Márcio Antônio Maruko (03/06); o diretor do Setor de Controle Ambiental, Carlos César Ambrosano (04/06); e a engenheira agrônoma e coordenadora do Viveiro Municipal de Mudas, Clementina Rossin.

Na terça-feira (02/06), a partir das 18h, será realizada a videoconferência ('webinar') "As Aves do Horto de Tupi". O evento virtual é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio do Instituto Florestal (IF). A transmissão será através de uma plataforma digital de comunicação, com capacidade para comportar até 250 pessoas. Para acompanhar a 'webinar' basta acessar o link https://is.gd/tzJkcN.

A 'webinar' terá a participação de biólogos, especialistas e educadores ambientais que discutirão temas relacionados às aves do Horto, sua importância ecológica e como se relacionam com a floresta. O encontro vai reunir o biólogo de observação de aves Valdir Felipe, o pesquisador científico do Instituto Florestal Alexsander Antunes, a especialista ambiental do IF Maria Luísa Bonazzi Palmieri e a a bióloga Elizabeth da Silveira Nunes Salles (NEA).

GRAVAÇÕES DE BASTIDORES - Ao longo de junho também haverá a gravação, e posterior divulgação, de vídeos exibindo a cotidiano e os bastidores de alguns departamentos e áreas de responsabilidade da Sedema. "A partir da ótima experiência da 'live' nos bastidores do Zoológico de Piracicaba, que teve uma ótima repercussão nas redes sociais, a Sedema decidiu apresentar os bastidores de outros importantes setores e serviços realizados pela secretaria. Porém, ao invés de 'lives', os bastidores serão apresentados nas redes sociais por meio de vídeos descontraídos. Os vídeos serão disponibilizados no Facebook e Instagram da Sedema e do NEA", explica Elizabeth.

Os vídeos mostrarão o Disk Animais, o Municipal de Mudas (no Santa Rita), os parques urbanos do município e o trabalho executado pelo Setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.


29/05/2020


"Sedema executa obras e serviços pela cidade"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

O Setor de Arborização da Sedema realizou, por meio da empresa terceirizada Engemaia, serviços de podas e cortes no Centro Rural de Tanquinho e na Escola Estadual Professor João Alves de Almeida, também no bairro rural.

Além desses serviços foram executadas podas na avenida Orlândia - no Loteamento São Francisco - e em áreas do bairro Santa Rita.

Houve ainda destocas de árvores nos bairros Parque Piracicaba, São Dimas e Santa Rosa, e o plantio em calçadas de diversos bairros da cidade. O Viveiro de Mudas informa que no período entre 21 e 27 de maio foram plantadas 95 mudas de árvores nativas nas calçadas da cidade. Todas solicitadas por munícipes por meio do SIP 156 da Prefeitura de Piracicaba.

DESINFECÇÃO - Durante a última semana, as ações de desinfecção percorreram locais como: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Tiro de Guerra (TG 02-028), Estação da Paulista, Casa de Amparos aos Idosos Vovó Sônia, Rua do Porto, agências da Caixa Econômica Federal, unidades do Serviço Municipal de Água Esgoto (Semae), Sistema Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde (Sitts), Unidade de Polícia Judiciária, Plantão Policial, Penitenciária Feminina, Cemitérios - da Saudade, Vila Rezende e Parque da Ressurreição -, Casa de Acolhimento (avenida Pompeia), Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa de Piracicaba, Hospital Unimed, Pronto Atendimento Infantil (PAI), Central de Ortopedia e Traumatologia (COT), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Emergências do Coração (Emcor), Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP), Centro Clínico, Previlab, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Cristina, Vila Rezende, Piracicamirim, terminais de ônibus São Jorge, Pauliceia, Cecap e TCI (Terminal Central de Integração).

Esse trabalho de higienização é coordenado pela Defesa Civil e realizado com a participação de equipes da Sedema, Sexcretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Secretaria Municipal de Sáude (SMS), Brigada de Emergência, colaboradores da Piracicaba Ambiental e da iniciativa privada.

ÁREAS VERDES - A empresa terceirizada Ecoterra realizou manutenção de áreas verdes nos bairros: Jardim Brasília; Santa Cecília; Parque Peória; São Benedito; Santa Rosa; Jupiá; Sol Nascente; Cecap; Vila Monteiro; Taquaral; Noiva da Colina; Vila Rios; Vila Bessy; Altos do São Francisco; Bongue; Panorama; Eldorado; Morumbi; Alvorada; Nova Iguaçu; Santa Rita; Campos do Conde; e Nova Piracicaba.

Os serviços englobaram áreas verdes de Tupi, Ártemis, o Complexo Esportivo da Pauliceia, o Parque do Piracicamirim, o trevo da Klabin, as praças Pelourinho e da Bíblia e as avenidas Cássio Paschoal Padovani, Centenário, Nossa Senhora do Carmo, Pádua Dias e 31 de Março. E também trabalhos de conservação de guias e sarjetas das avenidas Carlos Botelho, Torquato da Silva Leitão, Edne Rontani Basset e Cristóvão Colombo, e das ruas do Rosário, Alferes José Caetano, São João e José Micheletti.

Equipes da Sedema fizeram a manutenção na rede elétrica da praça José Bonifácio, onde um curto-circuito havia deixado parte da praça e o pont de táxi (da rua Prudente Moraes) sem energia elétrica.

OBRAS - O Setor de Obras da Sedema está com as seguintes obras em andamento: início da construção da sede do Jardim Botânico (Santa Rita); construção da academia ao ar livre no Jardim Primavera; início da construção da praça no Jardim Primavera (avenida Marechal Costa e Silva); construção da praça no Parque Orlanda (rua Praga); manutenção e instalação de novos alambrados no campo de futebol do Jardim Caxambu; ampliação do campo de futebol do bairro Sol Nascente; reforma do imóvel 23 do Horto de Tupi /Estação Experimental de Tupi; construção da academia ao ar livre do Jardim Itapuã; construção de acadamia ao ar livre nos Residenciais Ypes, Piracicaba I, II e III, na Vila Sônia; manutenção pontual do piso da pista de caminhada do Mário Dedini (rua Olga Pagoto Santiago); manutenção das academias ao ar livre e dos brinquedos dos Centros de Lazer Chapadão, Ártemis, Lago Azul, parques da Estação da Paulista e da Rua do Porto; manutenção dos campos de areia do Centro de Lazer São Francisco Taquaral.

RESÍDUOS SÓLIDOS - O setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Sedema executou os serviços de recolhimento de material depositado pela população nos oito Ecopontos do município.


LIXO, LIMPEZA E VARRIÇÃO - itinerário das equipes da empresa concessionária Piracicaba Ambiental incluíram: os varejões municipais da Paulista, da Alvorada, Mário Dedini; o varejão Drive Thru (na rua Antônio Fazanaro); o estacionamento da Estação da Paulista; praça José Bonifácio (mutirão de limpeza e varrição); área central da Rua do Porto; na avenida Cristóvão Colombo; e nos bairros Bosques do Lenheiro e Monte Cristo, onde também houve a coleta de resíduos e entulho.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL - O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) lançou a Campanha Contra as Queimadas, alertando que os incêndios em áreas verdes se intensificam durante o período da estiagem (de maio a setembro). Só no ano passado foram registrados 591 incêndios em Piracicaba, segundo dados do Corpo de Bombeiros. A ação educativa visa orientar a população quanto aos fatores de risco (queima de lixo, pneus e outros materiais) e reforçar a existência de serviços no município para o descarte adequado de resíduos - coleta de lixo doméstica, Catacacareco, Coleta Seletiva, Ecopontos, Cooperativa do Reciclador Solidário, Central de Tratamento de Resíduos e outros.


CEMITÉRIOS - Os serviços de sepultamentos, manutenção e limpeza nos cemitérios públicos municipais (Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna) continuam sendo executados normalmente.


BANHEIROS - A limpeza, higienização e manutenção dos 23 banheiros públicos da cidade também segue a programação rotineira. A terceirizada tem 52 funcionários trabalhando na limpeza dos sanitários do município.


28/05/2020


"Sedema vai lançar Campanha Contra Queimadas"



Autor: Marcelo Rocha

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), vai lançar uma campanha de conscientização contra as queimadas na cidade. A ação pretende orientar a população de Piracicaba sobre vários fatores causadores de incêndios - como a queima de lixo, pneus e o descarte de bitucas de cigarro, entre outros -, e os locais disponíveis na cidade para o descarte adequado dos vários tipos de resíduos sólidos.

O objetivo da campanha é reduzir o número de queimadas que ocorrem durante a estiagem, período que se estende de maio até setembro. Ao longo de 2019, a cidade registrou um total 591 casos de incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros.

Puxada pelo slogan 'Queimadas: Apague essa ideia!', a ação publicitária será divulgada junto à população local por meio de conteúdo postado nas redes sociais, placas e cartazes que serão espalhados pelos bairros e matérias (textos e vídeos) produzidas pelas equipes do Centro de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura de Piracicaba e da Rádio Educativa FM.

De acordo com dados do 16º Grupamento de Bombeiros (GB) de Piracicaba, no ano passado só o município de Piracicaba registrou queimadas numa área de 10.289 hectares (ha) - sendo 284 ha de vegetação natural e 10.005 ha de vegetação cultivada. ?No período, o Corpo de Bombeiros atendeu um total de 591 ocorrências na cidade?, conta o tenente Beraldo, comandante dos pelotões do Corpo de Bombeiros de Piracicaba.

Em toda a área territorial atendida pelo 16º GB, que engloba 32 municípios da região de Piracicaba, em 2019 houve um total de 2.999 ocorrências e a área atingida por incêndios foi de 11.619 hectares (entre vegetação natural e cultivada), acrescenta o comandante. Esses números fazem parte do banco de estatísticas da Operação Corta Fogo, que é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) do Governo do Estado de São Paulo.

É preciso sensibilizar a população sobre este problema, ressalta a bióloga e especialista em educação ambiental Elizabeth da Silveira Nunes Salles, do NEA. ?Em alguns locais da cidade, percebemos que as queimadas de mato e lixo são 'heranças culturais', pois antigamente era comum se queimar o lixo. Porém, os tempos mudaram e já passou da hora disso acabar, pois nosso município conta com serviços de coleta de vários tipos de resíduos, principalmente na área urbana?, declara. ?Não há motivo para colocar fogo no mato, no lixo doméstico ou em qualquer outro tipo de resíduo?, acrescenta.

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, salienta que a cultura das queimadas é prejudicial à população e à natureza. ?Ao longo da história da humanidade, o fogo foi uma importante ferramenta para o manejo de áreas de cultura agrícola e de pecuária. Mas, hoje, o fogo não é a técnica ideal para manejos, nem na zona rural nem na zona urbana. Queimadas causam incêndios florestais, a morte de animais silvestres, a poluição do ar, a destruição de áreas residenciais e acidentes fatais?, afirma Menten.

Odair Mello, diretor da Defesa Civil de Piracicaba, lembra que as queimadas causam prejuízos como ?a diminuição da biodiversidade, a emissão da gases poluentes na atmosfera, a piora da qualidade do ar (redução da umidade relativa do ar, que causa problemas respiratórios), danos ao patrimônio público e privado, a elevação da temperatura e o consequente aquecimento global, a redução da fertilidade do solo?.


FATORES DE RISCO e SERVIÇOS - A campanha municipal contra as queimadas vai focar em fatores de risco como a queima de lixo doméstico, de pneus, de material plástico, de vegetação em terrenos baldios e do descarte de bitucas de cigarro, entre outras ações imprudentes que provocam incêndios.
Em contrapartida, a campanha vai ressaltar a existência de serviços municipais como a coleta diária de lixo doméstico, a coleta seletiva, os Ecopontos (nos quais o cidadão pode descartar até 1 metro cúbico/m3 de entulho), o Catacacareco, a Cooperativa do Reciclador Solidário, a Central de Tratamento de Resíduos e outros. Para saber qual é o destino adequado aos diferentes tipos de resíduos, acesse o site: https://neasedema.wixsite.com/educacaoambiental/residuos-solidos

OCORRÊNCIAS NO ESTADO - De acordo com estatísticas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, no primeiro trimestre deste ano os municípios paulistas já registraram 3.684 incêndios em áreas de vegetação.

Durante o ano de 2019 foram contabilizados 32.045 incêndios no Estado, enquanto que em 2018 houve 35.572 incêndios em áreas de vegetação das cidades paulistas.

27/05/2020


"Tigre Yuri é submetido a cirurgia no Zoo"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Camilla Xavier

O tigre siberiano Yuri, uma das estrelas do Zoológico Municipal de Piracicaba, passou por um procedimento cirúrgico na última segunda-feira (25). O felino, que cerca de 200 quilos, foi submetido a uma cirurgia de vasectomia para que possa conviver no mesmo espaço que a irmã Dara.

Yuri e Dara desembarcaram em Piracicaba em junho do ano passado, vindos do Zoológico de Itatiba. Segundo Camilla Xavier, veterinária e responsável técnica pelo Zoo de Piracicaba, no mês que vem ambos completarão 2 anos de idade.

"Aqui no Zoológico eles vivem no mesmo recinto, porém estão separados porque não é recomendada a reprodução entre indivíduos da mesma família. O Yuri foi vasectomizado para que possa desfrutar do mesmo espaço com a irmã Dara", explicou Camilla. A cirurgia foi realizada por uma equipe composta por cinco profissionais: os médico veterinários Frederico Zambon e Juliana Bonfante (anestesistas); Rogério Nishimaru e Paulo Vinícius (videocirurgia); e Fábio Conforti (ultrassonografia).

"Essa cirurgia por videolaparoscopia é uma coisa meio inédita no Brasil, o pessoal que veio fazer a cirurgia, que é complexa, é o único que realiza esse tipo de procedimento no país", afirmou Thiago Vilalta, diretor do Zoológico de Piracicaba.

A cirurgia, acrescenta o diretor, é para evitar problemas genéticos caso houvesse um cruzamento do tigre com a irmã. "E também por ser um animal de fauna exótica, que não tem interesse reprodutivo no Brasil. O interesse maior dos zoológicos brasileiros é na preservação da fauna nativa, que são animais em risco de extinção. O propósito dos zoológicos, hoje, é a preservação da espécie", disse Vilalta.

O procedimento cirúrgico, propriamente dito, durou cerca de uma hora e meia. Mas o preparo para a cirurgia começou bem antes, com a sedação do tigre por meio de um dardo com pré-anestésico. Em seguida, Yuri foi levado para a sala cirúrgica e entubado para o processo de anestesia inalatória. Já totalmente anestesiado, teve início a cirurgia. Após a conclusão, foi levado de volta para o recinto, onde recebeu um medicamento para reverter a anestesia. "Ele foi acordar mesmo lá pelas 18h", contou Camilla.

HABITAT E ALIMENTAÇÃO - Além da Sibéria, o habitat natural dos tigres siberianos inclui territórios da China e da Rússia. O tigre siberiano é o terceiro maior carnívoro terrestre, em tamanho só fica atrás apenas do urso pardo e do urso polar.

No Zoológico de Piracicaba, os tigres irmãos Yuri e Dara comem diariamente 5 quilos de carne cada um. A dieta super proteica inclui acém, costelinha suína, ossobuco, frango e bolinho de carne com ração. "Yuri e Dara vão fazer dois anos, ainda são jovens ainda e vão crescer mais", observou a veterinária do Zoo.


26/05/2020


"Sedema trabalha na ampliação do campo do bairro Sol Nascente"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

O Setor de Obras da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) está trabalhando na ampliação do campo de futebol do bairro Sol Nascente. A estimativa é que a obra deve ser concluída até o dia 6 de junho.

O investimento público na melhoria campo, que está localizado entre a avenida Franco da Rocha e a rua Elias Fausto, é de R$ 98.697,88.

No local haviam um campo de areia e um campo de grama. Os dois agora estão sendo transformados num campo granado oficial, informa o Setor de Obras da Sedema.

Após a desativação dos campos, foram inciados os serviços de terraplanagem, a reforma de 880 metros quadrados (m²) do alambrado, a construção de 560 m² de alambrado novo e de um muro de contenção entre o campo e a via pública.

As últimas etapas da obra no campo incluirão o plantio de cerca de 5.000 m² de grama esmeralda e a instalação das traves.




22/05/2020


"Equipes da Sedema trabalham em várias frentes"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Podas de árvores na avenida Taubaté (no bairro Perdizes), na avenida Orlândia e na área de lazer do bairro Loteamento São Francisco, e também na área verde onde será construída a sede do Jardim Botânico de Piracicaba (no Santa Rita), foram algumas das atividades executadas durante a última semana pela empresa terceirizada Engemaia - que é ligada ao Setor de Arborização da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

Nesta semana, a terceirizada realizou a destoca de árvores no Parque Piracicaba, no Parque Orlanda e na Vila Industrial.

Destaque também para os serviços de poda, realizados no início do mês, nas avenidas Dr. Paulo de Moraes, Antônio Fazanaro e Higienópolis, que melhoraram a observação de semáforos e o risco de colisões de galhos com veículos de grande porte, como ônibus e caminhões.

Além dessas ações, houve o plantio de árvores nas áreas de invasão do Jardim Gilda e do Monte Líbano, e em calçadas de diversos bairros da cidade (a maioria solicitadas por meio do SIP 156). De acordo com dados do Viveiro Municipal de Mudas, foram plantadas 11 mudas em calçadas; 8 mudas em áreas verdes; e 38 mudas na rua Caçapava, em área de frequentes descartes irregulares.

Abaixo, estão listadas outras ações realizadas por outros departamentos da Sedema:


DESINFECÇÃO - As ações de desinfecção (entre os dias 14 e 17) percorreram locais como lotéricas, postos de saúde, pontos de ônibus e outros locais de grande circulação. Alguns dos lugares nos quais houve a desinfecção com água clorada foram: Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Hospital Unimed, Hospital Independência, Santa Casa de Piracicaba, Pronto Atendimento Infantil (PAI), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Piracicamirim, Vila Rezende e Vila Cristina (a antiga e a nova). Esse trabalho é coordenado pela Defesa Civil e realizado com a participação de equipes da Sedema, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Brigada de Emergência, colaboradores da Piracicaba Ambiental e da iniciativa privada.

ÁREAS VERDES - Entre os dias 15 e 21 de maio, as equipes da terceirizada Ecoterra executaram serviços de manutenção de áreas verdes nos bairros: Vila Fátima; Jardim Gilda; Jardim Maria; Campestre. Costa Rica; Parque 1º de Maio; São Luiz; Mário Dedini; Jardim Matilde; Terra Azul; Morada do Sol; São Luiz; Glebas São Joaquim; Jardim São Paulo; Jardim Oriente; Loteamento Minas Novas; Astúrias; Monte Feliz; Potiguar; São Jorge; Chapadão; Sol Nascente; e Anhumas.

Algumas das avenidas onde houve esses serviços foram: Santa Catarina; Presidente Kennedy; Rio das Pedras; Paulista; Piracicamirim; Edne Rontani Basset; Euclides Figueiredo; Higienópolis; 1º de Agosto; Jaime Pereira; e Juscelino Kubitscheck.
Os serviços ainda foram realizados em locais como a Área de Lazer do Trabalhador, o Centro de Lazer da Vila Cristina, o Parque da Rua do Porto, o Parque Piracicamirim, o Parque Natural; nas praças do Parafuso, Mário Teles, João Zago e Pelourinho; na Estação da Paulista; no Lar das Ruas; e nos terminais São José, Pauliceia e Cecap.

OBRAS - O Setor de Obras da Sedema está com as seguintes obras em andamento: construção da praça no Parque Orlanda (rua Praga); manutenção e instalação de novos alambrados no campo de futebol do Jardim Caxambu; ampliação do campo de futebol do bairro Sol Nascente; reforma do imóvel 23 do Horto de Tupi /Estação Experimental de Tupi; construção da academia ao ar livre do Jardim Itapuã; construção de academia ao ar livre nos Residenciais Ypes, Piracicaba I, II e III, na Vila Sônia; manutenção pontual do piso da pista de caminhada do Mário Dedini (rua Olga Pagoto Santiago); manutenção da academia ao ar livre e dos brinquedos do Parque Eldorado; manutenção dos campos de areia do Jaraguá e do centro de lazer Altos do Piracicaba; limpeza da área onde será edificada a sede do Jardim Botânico (Santa Rita); e início da construção da academia ao ar livre do Jardim Primavera.

RESÍDUOS SÓLIDOS - O setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Sedema retornou à rua Caçapava, no bairro Jardim Monte Líbano, para a retirada desta vez de cerca de 10 toneladas de material descartado irregularmente - entre entulho, galhos e rejeitos. Este é um dos "pontos viciados" do município em relação ao despejo irregular de materiais e lixo. Não custa lembrar que há duas semanas a Sedema retirou do mesmo local 8 toneladas de material descartado irregularmente. Limpeza na região dos bairros Santa Isabel e Jardim Bartira, onde houve o recolhimento de lixo, entulho e outros materiais descartados clandestinamente em áreas verdes. O recolhimento de resíduos dos oito Ecopontos do município prosseguiu normalmente, com a retirada regular de material depositado pela população nos mesmos e posterior transbordo para o Ecoparque.

PIRACICABA AMBIENTAL - As equipes da empresa trabalharam no recolhimento do lixo, limpeza e varrição de diferentes locais da cidade entre os quais a praça Takaki, a praça José Bonifácio, a Rua do Porto, o Varejão da Paulista, o estacionamento da Estação Paulista, ruas do Bosques do Lenheiro e de outros bairros.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL - O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema e a equipe do Zoológico de Piracicaba promoveram uma 'live' mostrando os bastidores do Zoo - a cozinha, áreas de segurança, de cambiagem e a alimentação dos tigres, macacos, do urso Juco e outros - e contando curiosidades sobre a rotina do espaço.
O NEA também prossegue com a campanha realizada junto aos empresários e comerciantes da região da praça Takaki, solicitando que os sacos de lixo sejam colocados na frente dos estabelecimentos na data da coleta e no horário próximo à mesma. A medida visa manter a limpeza do espaço público e evitar o surgimento de animais como ratos e baratas.


CEMITÉRIOS - Os serviços de sepultamentos, manutenção e limpeza nos cemitérios públicos municipais (Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna) continuam sendo executados normalmente.


BANHEIROS - A limpeza, higienização e manutenção dos 23 banheiros públicos da cidade também segue a programação rotineira. A terceirizada tem 52 funcionários trabalhando na limpeza dos sanitários do município.



21/05/2020


"'Live' vai mostrar bastidores do Zoológico"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Camilla Xavier

O Zoológico Municipal de Piracicaba também entrou na onda das 'lives'. Nesta sexta-feira (22), a partir das 14h30, haverá uma transmissão ao vivo do espaço que abriga cerca de 370 animais e que está fechado desde o dia 18 de março.

A 'live' - que comemora o Dia Mundial da Conservação da Biodiversidade, que anualmente é celebrado em 22 de maio - será transmitida por meio do Facebook (facebook.com.br/piracicaba.sp.gov.br). A iniciativa é uma parceria entre a equipe do Zoo e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

O evento digital é uma boa oportunidade para se conhecer a estrutura existente nos bastidores do Zoo, frisa a bióloga Elisabeth da Silveira Nunes Salles, do NEA. "Estrutura essa que ajuda a promover o bem-estar dos animais em cativeiro e a atingir os objetivos que todo zoológico deve ter como foco: a conservação, a pesquisa e a educação ambiental", disse.

A ideia é percorrer alguns setores e recintos e, simultaneamente, interagir com internautas que estejam 'online', conta a veterinária Camilla Xavier, a responsável técnica pelo zoológico. "Estamos tentando movimentar as redes sociais para levar o Zoo até as pessoas nessa época de distanciamento e reclusão", explicou Camilla.

A 'live' será iniciada às 14h30, com a apresentação da bióloga Paula Mathias, que estará circulando pelos bastidores do Zoo, com destaque para a cozinha onde são preparadas as bandejas com a alimentação dos animais.

"Essa 'live' exibindo os nossos bastidores será importante para mostrar a toda população da cidade a real função do zoológico, que inclui a preservação de espécies, a educação ambiental e o bem-estar dos animais", avalia Thiago Vilalta, o diretor do zoológico. "Pelos bastidores, vamos mostrar que zoológico não é um depósito de animais, pelo contrário, esses animais estão aqui por não terem condições de voltar para a natureza", salientou.

O Zoo prossegue fechado à visitação pública, porém os animais continuam a receber todos os cuidados e atendimentos por parte dos tratadores e da equipe técnica.

MAIS ATIVIDADES - Nos dias seguintes à realização da 'live', o Zoológico de Piracicaba vai publicar em suas redes sociais (Facebook e Instagram) os informativos "Zoo dá o Recado" que abordarão vários temas para que as pessoas conheçam e valorizem os trabalhos realizados nos zoológicos.

Também serão postadas orientações para que a população, de alguma forma, contribua por meio de ações concretas com a conservação da biodiversidade. Exemplos: combate ao tráfico de animais silvestres e adoção de animais domésticos, desmistificação de animais como cobras, corujas e morcegos, que sofrem preconceitos, entre outros temas.

DE OLHO NOS BICHOS!

* O Zoológico Municipal de Piracicaba agora possui uma conta no Instagram (@zoodepiracicaba).
* A página do Zoo no Facebook mudou de nome. Para acessá-la, agora basta digitar Zoológico Municipal de Piracicaba.



18/05/2020


"NEA realiza campanha entre lojistas e empresários da Praça Takaki"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), está realizando uma campanha de conscientização - em relação ao descarte correto de lixo comum e resíduos sólidos - junto ao comércio e empresas da região da Praça Takaki.

Apesar da Sedema, por meio da Piracicaba Ambiental, realizar limpezas constantes na Praça Takaki e ter instalado uma placa orientando a população a denunciar o descarte de lixo no espaço público, frequentemente o local ainda registra esse tipo de problema.

Por isso, uma campanha desenvolvida neste mês pela NEA, com ao apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Piracicaba, teve como público-alvo supermercados, bancos, restaurantes, um salão de beleza, uma lotérica, uma ótica, uma clínica odontológica, uma padaria, uma banca de jornal e outros estabelecimentos situados no entorno da Praça Takaki.

Por meio de cartas ou e-mails, o NEA enviou aos gestores desses negócios informações sobre os procedimentos adequados quanto à colocação de lixo naquela região. Visando a limpeza e conservação do local, o NEA solicitou aos lojistas/empresários que não levem o lixo até a praça, ou seja, que coloquem os sacos de lixo em frente a seus estabelecimentos da data de coleta e no horário próximo ao recolhimento. O objetivo é evitar a sujeira e o aparecimento de ratos, baratas e outros animais peçonhentos.

"Espera-se com a iniciativa, tornar a Praça Takaki, espaço comum a muitas pessoas, um local agradável e sem sacos de lixo, que muitas vezes são revirados por animais e espalhados pela praça", declara Elisabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema.

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, acrescenta que "a qualidade ambiental depende muito de cada cidadão. Piracicaba conta com serviços de coleta de resíduos domiciliares, recicláveis, o CataCacareco, oito Ecopontos, o Ecoparque e outros. Então, não há justificativa para o descarte irregular de resíduos sólidos. As ações positivas de cada um são muito importantes", observa Menten.

O engenheiro ambiental Thiago Angelelli, da Sedema, conta que já houve tentativas de informar a população local sobre o problema. "Por várias vezes tentamos instruir o entorno da praça a dispor o lixo em frente às suas residências ou seus comércios. Mas mesmo após estes esforços, o problema persistiu. Uma nova tentativa foi a colocação de uma placa para a instrução", afirma Angelelli, fazendo menção ao aviso instalado na praça, que fala da proibição, cita a legislação municipal que dispõe sobre isso (Lei Nº 178/06) e informa os telefones para denúncias. A Sedema informa que, se o problema persistir após o envio dos avisos/comunicados aos lojistas/empresários, os infratores serão multados.

COLETAS E DESCARTES - No comunicado distribuído aos comerciantes da Praça Takaki, a Sedema salienta que o município possui estruturas e locais específicos para o descarte adequado de lixo orgânico resíduos sólidos e materiais recicláveis. No texto, a pasta ainda se coloca à disposição da população local para o fornecimento de informações e o esclarecimento de dúvidas por meio do e-mail neasedema@gmail.com

O aviso distribuído ainda ressalta que as informações específicas sobre os serviços da Sedema estão disponíveis no site da pasta, cujos links são os seguintes:


Coleta de Lixo Comum: https://sedema.wixsite.com/sedema/coleta-lixo-domiciliar

Coleta Seletiva: https://sedema.wixsite.com/sedema/coleta-seletiva

Ecopontos - descarte de resíduos de construção civil (pequenas quantidades e
outros): https://sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos

Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus:
https://sedema.wixsite.com/sedema/residuos

Catacacareco - descarte de resíduos volumosos (colchões, móveis e outros):
https://sedema.wixsite.com/sedema/catacacareco-diskoleo

Óleo de cozinha usado: https://sedema.wixsite.com/sedema/catacacareco-diskoleo

Resíduos de saúde e medicamentos vencidos ou não utilizados:
https://sedema.wixsite.com/sedema/rss-residuosdeservicodesaude


15/05/2020


"Sedema realiza obras, serviços de desinfecção, arborização, educação ambiental e outros"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Nesta semana, o Setor de Obras da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) está envolvido em serviços de manutenção da pista de caminhada do bairro Mário Dedini (rua Olga Pagoto Santiago) e das academias ao ar livre no Jardim Gilda (na rua Dona Irma Rosseto Pexe), onde também houve a instalação de um gira-gira) e na rua das Oliveiras, também no Mário Dedini.

Além disso, prosseguem outras obras/atividades já iniciadas, entre as quais: a construção da academia do bairro Vila Sônia (rua Corcovado), ao lado do Residencial Ipês e do Residencial Piracicaba I, II e III; manutenção e construção de novos alambrados no campo de futebol do Caxambu; construção da praça no Parque Orlanda (rua Praga); ampliação do campo de futebol do Sol Nascente; reforma do imóvel 23 no Horto de Tupi; e a construção de academia no Jardim Itapuã.


A seguir, estão listadas outras ações realizadas por outros departamentos da Sedema:

DESINFECÇÃO - no período entre os dias 7 e 13 de maio, os servidores da Sedema, da Brigada de Emergência e da Defesa Civil (além de colaboradores de outras pastas e da Piracicaba Ambiental) realizaram o serviço de desinfecção e higienização nas seguintes unidades de saúde: Hospital Fornecedores de Cana (HFC); Hospital Independência; Hospital Unimed; Santa Casa de Piracicaba; Ambulatório Médico de Especialidades (AME); Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP); Pronto Atendimento Infantil (PAI); Central de Ortopedia e Traumatologia (COT); nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vila Cristina, Vila Rezende, Vila Sônia e Piracicamirim; Policlínica; Lar das Ruas (acolhimento de moradores de rua, no Jaraguá); e na Central de Fisioterapia.

As equipes também higienizaram arredores e áreas do Lar dos Velhinhos, da Polícia Federal e de sete agências do Correios espalhadas pelo município. Também houve ações nas plataformas e dependências dos terminais de ônibus São Jorge, Pauliceia, Cecap/Eldorado, Piracicamirim, Vila Sônia e Central (TCI), do Batalhão do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), Sistema Integrado de Transporte da Secretaria de Saúde (SITSS), Rodoviária de Piracicaba e Poupatempo Municipal.

ÁREAS VERDES - Desde a última quinta (dia 7), os serviços de poda e capinagem foram realizados nos bairros: Parque Santa Cecília; Vila Industrial; Nova América; Água Branca; Monte Feliz; Jaraguá; Jardim Borguesi; Chácara Nazareth 2; São Vicente; Ary Coelho; Bosque da Água Branca; Jardim Itapuã; São Jorge; Santo Antônio; Nova República; Jardim Conceição; Residencial Bertolucci; Residencial Formaggio; Jardim Paineiras; Jardim Diana; Jardim Astúrias; Caxambu; Jardim Planalto; Vila Fátima; Jardim Gilda; Residencial Monte Rey; Jardim dos Manacás; Residencial Monte Carlo; Jardim Belvedere; Terra Nova; Vila Fátima; Novo Horizonte; Santa Fé; Bosques do Lenheiro; Campestre; Parque 1º de Maio; Mário Dedini; Kobayat Líbano; e Residencial Altos do Piracicaba.

Outros locais percorridos pelas equipes da terceirizada Ecoterra foram: Parque Histórico Quilombo Corumbataí; rua Corcovado; avenidas Cristóvão Colombo, Armando de Salles Oliveira, Jaú, Cássio Paschoal Padovani, Itararé, Dr. Paulo de Moraes, Thales Castanho de Andrade, Beira Rio, Pádua Dias, Marins e Presidente Kennedy; Terminal Central de Integração (TCI); trevo da Klabin e da rodovia Hermínio Petrin (SP-308); cemitério da Vila Rezende, Etec Paulista e 10º Baep.

RESÍDUOS SÓLIDOS - O setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos prossegue com o trabalho de limpeza dos oito Ecopontos do município, com a retirada regular de material depositado pela população nos mesmos e posterior transbordo para o Ecoparque.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL - O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) está desenvolvendo uma campanha juntos aos comerciantes da Praça Takaki. O NEA está solicitando que os lixos das lojas sejam colocados na frente dos estabelecimentos na data da coleta e no horário próximo à mesma. A medida visa manter a limpeza do espaço público e evitar o surgimento de animais como ratos e baratas. A campanha envolve a colocação de avisos na região da Praça Takaki e a divulgação dos serviços executados pela pasta: coleta de lixo comum; coleta seletiva; Ecopontos; descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes; Catacacareco; reciclagem de óleo de cozinha; e o descarte adequado de resíduos de saúde, medicamentos vencidos ou não utilizados.

ARBORIZAÇÃO - Execução de serviços de poda e corte de árvores em locais como as avenidas Dr. Paulo de Moraes, Antônio Fazanaro e Taubaté, além da supressão de árvores na área onde será iniciada a construção da sede do Jardim Botânico, no bairro Santa Rita.

PIRACICABA AMBIENTAL - Equipes da empresa realizaram na manhã de quarta-feira (13) um mutirão de limpeza, varrição e recolhimento de resíduos domésticos no bairro Bosques do Lenheiro. O local conta com serviço regular de coleta às segundas, quartas e sextas-feiras. Nessa operação participaram coletores varredeiras e motorista. Outros locais como Canal do Torto e Saltinho também passaram por este serviço extra de limpeza. Além disso, desde a última quinta (7) foram executados serviços de varrição nos bairros São Dimas, Piracicamirim, Caxambu, Parque 1º de Maio, Vila Monteiro, Monte Alegre e no Centro; nas praças José Bonifácio, Tibiriça, Parafuso e Zago; nas avenidas Cruzeiro do Sul, Brasília, Luciano Guidotti, Paulista e Antônio Fazanaro; nas ruas Francisco de Souza, Alferes José Caetano, Boa Morte, XV de Novembro e José Micheletti; em toda a extensão da Rua do Porto, no entorno do Casarão do Turismo e na travessa Pompeu Pompermayer.

CEMITÉRIOS - Os serviços de sepultamentos, manutenção e limpeza nos cemitérios públicos municipais (Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna) continuam sendo executados normalmente.

BANHEIROS - A limpeza, higienização e manutenção dos 23 banheiros públicos da cidade também segue a programação rotineira. A terceirizada tem 52 funcionários trabalhando na limpeza dos sanitários do município.


15/05/2020


"Horto de Tupi se previne contra incêndios"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e os gestores da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) estão desenvolvendo ações preventivas para proteger a área verde de possíveis incêndios florestais, que normalmente ocorrem com a chegada do outono e o menor volume de chuvas. As medidas envolvem a implantação de aceiros, podas de árvores, campanhas educativas, rondas preventivas e fiscalizações, entre outras.
Embora esteja com suas portas fechadas à visitação pública e suas atividades suspensas desde o final de março, por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19), internamente o trabalhos de manutenção do Horto de Tupi prosseguem de maneira rotineira.

Para a prevenção de incêndios, a Sedema e os administradores do local adotaram as seguintes medidas: poda de árvores; criação dos aceiros (áreas normalmente às margens de cercas, onde a vegetação é debastada para impedir a propagação de fogo); campanhas educativas, explicando entre outras coisas a proibição em se fazer churrasco ou qualquer outra atividade com a utilização de fogo; contato com os vizinhos de divisa, solicitando medidas preventivas em suas áreas; rondas preventivas nas divisas do Horto (realizadas por um servidor que percorre as trilhas); fiscalização por parte do Pelotão Ambiental, da Patrulha Rural e da Polícia Militar Ambiental; e a aquisição futura de uma roçadeira costal e um soprador (esse último equipamento em fase de licitação).

"Com a chegada do período de estiagem, a Estação Experimental de Tupi acaba sempre sofrendo com incêndios florestais e, mesmo fechada à visitação, a equipe de educação ambiental do Horto de Tupi resolveu postar alguns lembretes para a população, por meio das redes sociais", conta Elisabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema.

A ideia, explica Elisabeth, é que nesse período de quarentena, quando o acesso às redes sociais está mais frequente, as pessoas possam visualizar e entender sobre a importância de não realizar churrascos ou outras atividades que envolvam fogueiras.

Também estão sendo veiculados, na Rádio Educativa FM, informativos sobre os problemas que as queimadas urbanas causam à saúde e ao meio ambiente. "Acreditamos que, a partir dessas ações, quando o Horto voltar às atividades normais teremos mais usuários conscientes e disseminando o uso consciente do espaço", analisa Elisabeth.

INFRAESTRUTURA E TREINAMENTO - O Estado de São Paulo - que é responsável pela administração dos 198 hectares da Estação Experimental de Tupi, incluindo o território de 22,3 hectares que é aberto à visitação pública e cuja gestão é compartilhada com o município - mantém uma infra-estrutura para o combate de incêndios no local.

"O Estado dispõe dentro da unidade (Horto) de um trator e de uma carreta tanque com capacidade para 3.000 litros. Além disso, contamos com o pronto-atendimento do Corpo de Bombeiros e também da Brigada de Incêndio da usina arrendatária das áreas vizinhas à Estação Experimental", ressalta Giovanni Batista, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi.

E no final do ano, passado equipes da Sedema, do Serviço Especializado em Engenharia do Trabalho (SESMT) e do Instituto Florestal - que atuam na Estação Experimental de Tupi - participaram de um treinamento sobre técnicas de combate a incêndios florestais. A atividade foi conduzida pelo cabo Guaracy Ribeiro, do Corpo de Bombeiros.


13/05/2020


"Construção da sede do Jd. Botânico começa na semana que vem"




Autor: Marcelo Rocha/Foto: Divulgação

A construção da sede do Jardim Botânico de Piracicaba, no bairro Santa Rita, deve ser iniciada no dia 18 de maio. Antes disso, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), vai realizar adequações na arborização urbana do local.

Com investimento público de R$ 189 mil, a obra envolve a construção de um módulo de 100 m² que será a estrutura para o recebimento e atendimento dos visitantes no local - espaço que possui uma área total de 310 mil m², em território que também engloba o Viveiro Municipal de Mudas.

Na semana passada já foram realizados estudos preliminares de locação da obra, de posicionamento da edificação, de entrada de energia, de água e de outras necessidades técnicas, informa o engenheiro Márcio Antônio Maruko, chefe da divisão de Obras da Sedema.

Juliana Gragnani, analista ambiental e coordenadora dos estudos para a implementação do Jardim Botânico, e a engenheira agrônoma Clementina Rossin, observam que a Sedema vai realizar durante o mês de maio "serviços de arborização urbana no local, fora de Área de Preservação Permanente (APP)".

Esses serviços incluem a remoção de tocos, a poda e a supressão de árvores de pequeno, médio e grande porte da espécie exótica invasora leucena, além da retirada preventiva de árvores não nativas que apresentam problemas fitossanitários ou risco de queda como abacateiro, eucalipto, ipê-de-jardim e mangueira.

"Em substituição a estas árvores, será realizado o plantio de uma quantidade significativamente maior de mudas de espécies nativas da flora regional, priorizando-se os objetivos do Jardim Botânico de Piracicaba com relação à conservação ambiental, vinculada à formação de um ambiente seguro e agradável para a população piracicabana", afirma o professor Vinícius Castro de Souza, biólogo e curador do herbário da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que será o responsável pelo plantio de coleções botânicas no entorno do lago do Santa Rita.

O PROJETO - O Jardim Botânico de Piracicaba, criado por meio do Decreto 17.377/2018, terá como missão "conservar, valorizar e difundir a importância do bioma Mata Atlântica, especialmente a Floresta Estacional Semidecidual, típica da região de Piracicaba, por meio das coleções botânicas, da pesquisa e da educação ambiental".

As atividades do Jardim Botânico serão exercidas prioritariamente em três áreas: a do bairro Santa Rita, que além de abarcar o Viveiro Municipal de Mudas possui considerável beleza cênica e grande potencial para se transformar em um parque urbano, motivo pelo qual foi escolhida para a construção da sede administrativa; uma área anexa ao Parque Engenho Central; e outra no Parque Natural da Cidade, no bairro Santa Teresinha.


11/05/2020


"Piracicaba estende quarentena até 31 de maio"




Autor: Ronaldo Castilho/CCS

Após o governador do Estado de São Paulo, João Dória, anunciar na sexta-feira (08), que a quarentena no Estado será estendida até o final de maio, o prefeito Barjas Negri, seguindo essas recomendações e também da OMS (Organização Mundial da Saúde), assinou o decreto 18.277/20 prorrogando a vigência da quarentena até o dia 31 de maio. O Decreto Nº 18.230/20 declara situação de calamidade pública, estabelece regime de quarentena no Município de Piracicaba e define medidas de combates ao novo coronavírus (Covid-19).

A prorrogação da quarentena municipal entrou em vigor no dia 11 de maio e se estenderá até o final do mês.


08/05/2020


"Muro do cemitério da Vila Rezende será refeito em junho"



Autor: Marcelo Rocha

As obras de reconstrução de cerca de 80 metros do muro do Cemitério da Vila Rezende, que caíram em fevereiro devido às fortes chuvas registradas na cidade naquele mês, serão iniciadas em junho. O investimento público será de R$ 46 mil.

O valor inicial previsto no edital era R$ 60.237,77. Dessa maneira, o valor definido no pregão eletrônico (dia 22 de abril) representou uma redução de 23% aos cofres públicos. A empresa vencedora da licitação foi a MM Demarchi. Agora, está em fase de elaboração o contrato que será firmado entre a Prefeitura e a empresa que executará os serviços.

A queda deste trecho do muro do Cemitério da Vila Rezende ocorreu no dia 19 de fevereiro, data na qual o município registrou um índice pluviométrico de 93 milímetros (mm).

Como ação emergencial após o incidente, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da Defesa Civil e da equipe do cemitério, instalou uma lona preta para a proteção dos taludes e, assim, evitar mais deslizamentos.


08/05/2020


"Sedema limpa área com 8 t de descarte irregular"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Cerca de 8 toneladas de material descartado de maneira irregular, na rua Caçapava - no bairro Jardim Monte Líbano, foram retiradas do local pelo Setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

O local é um dos denominados ?pontos viciados? da cidade, aqueles que compõem um grupo de 27 pontos de descarte clandestino identificados pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). "Neste ponto retiramos todo tipo de material como entulho, rejeitos, galhos, sofás e outros móveis inservíveis", conta Ludmar Antonio Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos.

O setor de Resíduos informa ainda que o trabalho de limpeza dos oito Ecopontos do município prossegue normalmente, com a retirada regular de material depositado pela população nos mesmos e posterior transbordo para o Ecoparque.

Outras atividades executadas por outros departamentos da Sedema, e também empresas terceirizadas, desde a última quinta-feira (30) foram os seguintes:

OBRAS - Os serviços e obras em andamento realizados pelo setor são os seguintes: construção da academia do bairro Vila Sônia (rua Corcovado), ao lado do Residencial Ipês e do Residencial Piracicaba I, II e III; manutenção e construção de novos alambrados no campo de futebol do Caxambu; construção da praça no Parque Orlanda (rua Praga); ampliação do campo de futebol do Sol Nascente; reforma do imóvel 23 no Horto de Tupi; e construção de academia n Jardim Itapuã.


ÁREAS VERDES - Os serviços de manutenção (poda, capinagem e outros) foram realizados nas avenidas Alberto Vollet Sachs, Concepcionistas, Dorival Cruz Lima, João Flávio Ferro, Luciano Guidotti, 9 de Julho, Ruy Teixeira Mendes, Presidente Vargas, Euclides Figueiredo, e também nas ruas José Tricânico, Nossa Senhora Aparecida. As equipes da terceirizada Ecoterra ainda executaram serviços nos seguintes bairros: Jardim Monte Feliz, Jardim Nova República, Jardim Nossa Senhora do Carmo, Jardim Brasília, Morato, Nova América, Jardim Elite, Santana, Santa Olímpia, Água Branca, Pauliceia, Chácara Nazareth, Altos da Boa Vista, Pauliceia, Jardim Tomazella, Jardim Ibirapuera. Outras áreas que passaram por manutenção foram a praça da Bíblia, praça da Imaculada Conceição, o Centro de Lazer do Castelinho, o entorno do córrego do Enxofre e o Horto e Tupi.

PIRACICABA AMBIENTAL - Desde a quinta-feira (30/4) da semana passada as turmas de varrição da empresa concessionária executaram serviços em ruas e avenidas dos bairros Santa Cecília, Jardim Brasília, Santana, Santa Olimpia, Tanquinho, Cruz Caiada, Parque 1º de Maio, Santa Rosa e outros. A limpeza também foi realizada nos seguintes locais: praça José Bonifácio, praça do Parafuso, Parque do Mirante, Rua do Porto, Varejão da Paulista, Varejão da Vila Rezende, avenida Saldanha Marinho, rua dos Dourados e no distrito de Ártemis. Equipes da Ambiental também realizaram serviços extras de limpeza e recolhimento de lixo descartado de maneira irregular no bairros Itaperu e Itararé. A Ambiental informa que no período os serviços de coleta seletiva, CataCacareco e o processamento do lixo prosseguiram regularmente.

DESINFECÇÃO - Servidores e equipamentos da Sedema continuam auxiliando o trabalho de desinfecção de locais prioritários e/ou de grande circulação, como medida de combate ao novo coronavírus. As ações são coordenadas pela Defesa Civil, com a participação de outras pastas, da Brigada de Incêndio e outros parceiros.


07/05/2020


"Prefeito participa de plantio de árvores no Mário Dedini"




Autor: Marcelo Rocha

Quarenta mudas de árvores nativas foram plantadas no sábado (2) em uma área verde da rua Francisca Tejero Barbosa, no bairro Mário Dedini. O evento, mais uma das ações do programa ambiental 'Piracicaba Mais Verde' realizadas em parceria com a sociedade civil, teve a participação do prefeito Barjas Negri e de lideranças locais. A meta é plantar 300 mudas de árvores até dezembro naquele bairro. As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Mudas.


07/05/2020


"Cemitérios ficarão fechados no Dia das Mães"



Autor: Marcelo Rocha

Os quatro cemitérios de Piracicaba - os públicos Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna, e o particular Parque da Ressurreição - ficarão fechados durante o próximo sábado (09) e domingo (10), fim de semana do Dia das Mães. A medida é para evitar aglomerações e o risco de proliferação do novo coronavírus (Covid-19), já que anualmente, nesta data, o número de visitantes nesses cemitérios gira em torno de 40 mil visitantes. Esta é a primeira vez, em 170 anos, que os cemitérios da cidade fecham para visitação no Dia das Mães.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), editou uma Instrução Normativa (Nº 2/2020) sobre o funcionamento dos cemitérios na cidade nos dias 09 e 10 de maio. O documento estabelece que os quatro permaneçam fechados à visitação pública neste fim de semana.

A Instrução Normativa informa que as administrações dos três cemitérios municipais funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 17h. Por sua vez, o horário de funcionamento da administração do cemitério Parque da Ressurreição será das 7h15 às 12h e das 13h às 17h.

O Setor de Cemitérios da Sedema acrescenta que as administrações dos cemitérios estarão abertas "somente para autorização de sepultamentos, exumações, velórios, reformas e construções". Além disso, o setor reitera o pedido para que a população evite ir aos cemitérios durante todo o período de pandemia do coronavírus.

A Sedema, pasta responsável pela gestão dos cemitérios da Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna, salienta que haverá fiscalização e policiamento nos locais para evitar transtornos.

MISSAS VIRTUAIS e VIA RÁDIO - Também de maneira preventiva, as missas promovidas pelas várias paróquias da Diocese de Piracicaba serão virtuais - em canais disponibilizados no Facebook e no YouTube - ou transmitidas por emissoras de rádio.

No total, serão 53 paróquias - distribuídas nas cidades de Piracicaba, São Pedro, Santa Bárbara d'Oeste, Rio Claro e Capivari - que celebração missas não-presenciais.

Uma missa especialmente dedicada às mães falecidas será presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, no domingo, às 09h, e transmitida ao vivo da capela do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, no bairro Nova Suíça. A missa, que será concelebrada pelo reitor do seminário, o padre Danilo Rubia Soares, será transmitida pela TV Oração, por meio do link www.youtube.com/TVOração .

COMO ACOMPANHAR - A relação dos canais das 53 paróquias da Diocese de Piracicaba que celebrarão missas virtuais neste domingo está disponível no link:

https://diocesedepiracicaba.org.br/capa.asp?n=902&ref=celebre_o_3%BA_domingo_da_pascoa_em_casa_conheca_os_canais_disponibilizados_


05/05/2020


"Prefeitura finaliza obras de pacote de iluminação"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba concluiu os serviços do pacote de iluminação pública (instalação, conservação e reparos de equipamentos) em parques, praças, áreas verdes, pistas de caminhada e centros de lazer em 13 pontos da cidade. As obras de melhoria, que levarão mais conforto e segurança à população de 11 bairros, tiveram um investimento público de R$ 115.432,17.

Iniciados no final de janeiro, os serviços - executados pelo setor de Obras da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) - contemplaram espaços públicos situados nos bairros Mário Dedini, Jardim Monumento, Nova Piracicaba, Morada do Sol, Vila Sônia, Nova Iguaçu, Alvorada, São Jorge, Algodoal, Chácara Nazareth e Centro (praça José Bonifácio).

Em alguns locais houve a implantação de novos sistemas de iluminação, que incluem caixas de passagem, padrões de entrada (relógio de luz), conduítes, concretagem de postes metálicos e a instalação de globos e lâmpadas. Nessas áreas, foram criados 92 novos pontos de iluminação.

Em outros bairros da cidade ocorreu a reposição e/ou reparo de alguns desses equipamentos, que estavam danificados por conta de desgastes, da ação do tempo ou de vandalismos. Por exemplo, na pista de caminhada e na academia ao ar livre localizadas na rua Olga Pagotto, no bairro Mário Dedini, após o início dos serviços de restauração do sistema de iluminação houve furtos de materiais como fios e o padrão de entrada. Equipes do setor de Obras retornaram ao local para repor os materiais furtados e consertar o estrago feito nas instalações.


05/05/2020


"Ações de desinfecção são realizadas no feriado e no fim de semana"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Os serviços de desinfecção de locais com maior fluxo de pessoas prosseguiram durante o feriado de 1º de Maio e o fim de semana no município. No período, as ações de higienização da Prefeitura de Piracicaba foram realizadas em unidades de saúde, hospitais, terminais de ônibus e outros pontos.

No feriado de sexta-feira, as equipes coordenadas pela Defesa Civil desinfetaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Piracicamirim, o Hopsital Unimed, a Central de Fisioterapia, a Estação da Paulista, o Centro Cívico e o Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba (Ipasp).

No sábado (2) houve a desinfecção das UPAs Vila Cristina, Vila Rezende e Vila Sônia, da Policlínica (Santa Teresinha), da praça do Parafuso e da área onde, no domingo, aconteceu o Varejão Drive Thru, na avenida Antônio Fazanaro, no bairro Água Branca.

Ontem, as equipes higienizaram as plataformas e dependências dos terminais de ônibus São Jorge, Pauliceia, Cecap/Eldorado, Piracicamirim, Vila Sônia e o TCI (Terminal Central de Integração).

PREVENÇÃO - Em Piracicaba, as ações de desinfecção com água e cloro - como medida para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) - começaram no dia 29 de março, com a lavagem praça José Bonifácio e as escadarias da Catedral Santo Antônio.

Desde então, as equipes da Prefeitura realizam rotineiramente o trabalho de desinfecção nos arredores de hospitais, unidades de saúde, terminais e pontos de ônibus, praças, varejões municipais, casas de amparo a idosos, vias, praças públicas e outros locais de grande circulação, entorno do Mercado Municipal, cemitérios, prédios públicos e outros pontos.

O trabalho coordenado pela Defesa Civil envolve pastas como a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), a Secretaria de Obras (Semob) e Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran), além do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e da Piracicaba Ambiental.


30/04/2020


"Cemitérios devem ficar fechados no Dia das Mães"




Autor: CCS

O grupo de trabalho do coronavírus reuniu-se hoje (30) com o prefeito Barjas Negri para discutir mais ações de