SEDEMA em AÇÃO - Prefeitura realiza corte de mato na Avenida Pompeia

SEDEMA em AÇÃO - Prefeitura realiza corte de mato na Avenida PompeiaSEDEMA em AÇÃO - Prefeitura realiza corte de mato na Avenida Pompeia

SEDEMA em AÇÃO





Secretário: José Otavio Machado Menten



A SEDEMA - Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, vem executando diversas obras e melhorias visando maior conforto da população de nossa cidade.






DEFESA CIVIL



Contato Defesa Civil: 153 / 199
Fone: 19 3421 4350



DESTAQUE




14/02/2020


"Prefeitura realiza corte de mato na Avenida Pompeia"



Autor: João J. Souza/Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba está realizando corte de mato na Avenida Pompéia. O trabalho faz parte da força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que inclui ainda as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Trânsito e Transportes (Semuttran), para limpeza e manutenção das principais avenidas da cidade. O término do serviço dependerá das condições climáticas.

Os trabalhos incluem recuperação de pavimento, com tapa-buraco, sinalização da via e corte de mato em um total de 21 das principais avenidas de Piracicaba. A previsão de conclusão é para o mês de março.

As avenidas beneficiadas são a Rio das Pedras, Pompéia e Dois Córregos, Professor Alberto Vollet Sachs, Dr. Paulo de Moraes, Presidente Kennedy, Dona Lídia, Dona Francisca, Nilo Peçanha, Corcovado, Brasília, Comendador Luciano Guidotti, Piracicamirim, Carlos Martins Sodero, Cássio Paschoal Padovani, Antonia Pazinato Sturion, Independência, Armando de Salles Oliveira, Laranjal Paulista, Saldanha Marinho e Carlos Botelho e as ruas Ricardo Meloto e Adelmo Cavagioni.


13/02/2020


"Sedema cuida de 4,9 milhões de m² de área verde em janeiro"




Autor: Marcelo Rocha/Foto: Felipe Ferreira

Durante o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) executou o serviço de manutenção de 4,9 milhões de m² de área verde do município. A região trabalhada pelas equipes da empresa terceirizada da Prefeitura equivale a aproximadamente 614 campos de futebol.

Ao longo de 2019, este mesmo serviço de conservação de áreas verdes realizado em Piracicaba, pela Sedema, correspondeu a um território de 57,2 milhões de m².

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, enfatiza que "a Sedema é responsável pela manutenção de 13 milhões de m² de área verde do município, ou 1.300 hectares".

A tarefa de conservação pública, que é de responsabilidade do Departamento de Ecossistema da Sedema, é realizada em três frentes: manutenção de áreas verdes, jardinagem (em praças, academias ao ar livre e outros espaços públicos) e nos 30 campos de futebol espalhados pela cidade, cuja grama é cortada duas vezes por mês, explica Sinval de Jesus Sarto, diretor do Departamento de Ecossistema da Sedema. O trabalho é executado por uma equipe de cerca de 150 funcionários da empresa terceirizada Ecoterra, que engloba operadores de máquinas e trabalhadores braçais.

"Todo esse serviço é feito de maneira escalonada e por regiões, 12 ao todo. Nessas áreas, o corte de mato é realizado a cada dois meses. Já no chamado circuito da jardinagem ele é mensal, enquanto que nos campos de futebol é feito a cada 15 dias", explicou Sarto.

O trabalho fica mais intensificado durante o período das chuvas e o verão. Para se ter uma ideia, somente os trabalhos de jardinagem em praças e outros lugares públicos tiveram um aumento de demanda de aproximadamente 50 % entre os meses de setembro de 2019 e janeiro. Neste período de cinco meses, o trabalho executado nessas áreas saltou de 1,6 milhão de m² para 2,4 milhões de m². "A nossa 'safra' de mato começa em setembro e termina em abril", disse Sarto.

Confira a Programação Mensal de Manutenção de Áreas Verdes e Campos de Futebol




Manutenção de Áreas Verdes - Piracicaba




13/02/2020


"Zoológico e Paraíso da Criança receberam 36 mil pessoas em janeiro"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Felipe Ferreira

No mês passado, o complexo de lazer formado pelo Zoológico Municipal de Piracicaba e pelo Paraíso da Criança recebeu um total de 36.160 visitantes. O período das férias, a segurança dos espaços e as novas atrações do zoológico - como o urso-de-óculos Juco, o tigre siberiano Raj e os recintos temáticos - contribuíram para o grande fluxo de pessoas nos dois locais.

Ao longo de 2019, esses espaços públicos receberam aproximadamente 330 mil pessoas, estima Maria Ângelo Facco, chefe do setor Parque e Zoológico Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) - pasta responsável pela administração dos dois logradouros públicos.

?Historicamente, janeiro e julho são os meses de maior movimento por causa das férias escolares. Nesses meses, não há registro de dias com menos de 1.000 pessoas. Se não chover, a população vem mesmo?, disse Maria Ângelo.

Em janeiro de 2019, os dois pontos de lazer receberam cerca de 32 mil pessoas. De acordo com Maria Ângelo, além do verão e das férias, o aumento de mais de 4 mil visitantes registrado em janeiro deste ano está relacionado às novidades, ao aspecto da segurança (uma base da Guarda Civil Municipal instalada na portaria) e à recente chegada de animais, como o urso-de-óculos e o tigre siberiano.

A remodelagem de alguns recintos, como a recém inaugurada Biblioteca Submersa (habitat de duas cobras pítons) e daquele que abriga o tigre siberiano (decorado com motivos indianos), também despertaram o interesse da população, destaca Maria Ângelo. O Zoológico de Piracicaba possui 231 aves de 53 espécies; 41 répteis de sete espécies; e 73 mamíferos de 25 espécies.

?Já o parque Paraíso da Criança é bastante procurado pelas famílias, principalmente nos finais de semana, pela grande quantidadee variedade dos brinquedos, pela tranquilidade que dá aos pais e pela infra-estrutura, já que o local também dispõe de sete ambulantes autorizados que comercializam alimentos, brinquedos infláveis e outros produtos?, afirmou a chefe do setor Parque e Zoológico Municipal da pasta.

Visitas ao Zoológico e Paraíso da Criança cresceram 13% em relação a 2019

SERVIÇO - O Zoológico Municipal de Piracicaba e o Paraíso da Criança estão localizados na avenida Marechal Castelo Branco, 426, no Jardim Primavera. O horário de funcionamento dos locais de lazer é de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita. Telefone: (19) 3421-3425.


12/02/2020


"Sedema faz teste durante 90 dias e pesquisa revela apoio dos usuários"



Autor: Miromar Rosa/Foto: Felipe Ferreira

Após 90 dias de projeto-piloto, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) permitirá que pets passeiem pelo Parque da Rua do Porto. A decisão foi tomada pelo secretário José Otávio Machado Menten após reunião com técnicos de quatro outras secretarias da Prefeitura, quando puderam discutir sobre a pesquisa que demonstrou o apoio da população.

O secretário Menten explicou que, num primeiro momento, a intenção da Sedema foi atender aos anseios da população num projeto-piloto. Após esse período, a Secretaria comprovou com números que a liberação teve o apoio dos usuários. Em consultas da Sedema, seja pelo SIP 156, whatsApp e manifestações espontâneas dos usuários, 730 pessoas foram ouvidas. Do total, 657 aprovaram a liberação e 73 foram contra.

Independentemente do resultado positivo da aprovação, a Sedema analisou as opiniões contrárias. Por isso, tomou também a decisão de reforçar a campanha com folhetos e banners em todo parque, alertando os donos dos pets das regras de convivência, principalmente a questão do recolhimento das fezes, uso permanente de guia e coleira e focinheira nos animais de grande porte etc.

OPINIÃO - Os usuários do parque poderão continuar dando opinião a respeito dos pets pelo telefone SIP 156. ?Por se tratar de um espaço público, as pessoas têm o direito de opinar sobre o convívio no mesmo espaço. Queremos continuar sendo transparentes e precisamos da opinião de todos?, afirmou Menten.


10/02/2020


"Prefeitura entrega e denomina a academia no Parque Prezotto"




Autor: Texto: Eleni Destro

A Prefeitura entrega e denomina amanhã, 12/02, academia de ginástica na rua Bolívia, no Parque Prezotto. A cerimônia acontece às 18h30 e é aberta à população. O equipamento vai ganhar o nome de Fernando César Alonso, conhecido também como Zé da Bala.

A academia fica em uma praça com área total de 6.045,00 m². O local conta com parque infantil e é iluminado e com toda infraestrutura, como bebedouros e bancos.

Nascido em Piracicaba, em 27/06/1967, o homenageado Fernando Cesar Alonso era filho de Osmir e de Helena Alonso. Com gosto e talento para o futebol de campo e o futsal, Fernando começou a jogar no Palmeirão ainda menino. Na adolescência, jogou por alguns anos no Abzalão e, depois, profissionalmente, no Guarani Futebol Clube, de Campinas.

De volta a Piracicaba, defendeu o XV de Novembro, antes de parar com o futebol profissional e se dedicar aos campeonatos amadores. Fernando casou-se com Luciana Rosolem, com quem teve dois filhos: Pyera e Fernando. Ele faleceu em 21 de fevereiro de 2011, aos 43 anos.


06/02/2020


"8.000 toneladas de resíduos ainda são descartadas de forma irregular"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Em 2019, o Setor de Gerenciamento de Resíduos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) recolheu cerca de 8.000 toneladas de resíduos descartados pela população, de maneira irregular, em áreas públicas do Município.

O total de resíduos retirado pela pasta inclui 1.463 toneladas de entulho de construção civil, 4.358 toneladas de rejeitos - lixo domiciliar, móveis velhos e outros materiais que não podem ser reciclados - e 2.165 toneladas de madeira reaproveitável.

"Esse foi o total de resíduos descartados irregularmente pela população no ano passado em espaços públicos, áreas verdes, ribeirões e outros locais", afirma Ludmar Antonio Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema. O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) mapeou 27 pontos de descarte irregular em Piracicaba, comenta Romanini.

O recolhimento dessa carga de resíduos irregulares é realizado rotineiramente por equipes da Sedema, que utilizam retroescavedaeiras, caminhões e outros equipamentos para a limpeza dos locais afetados. Na última sexta-feira (31/01), houve a retirada de material descartado numa área verde próxima ao campo do Vera Cruz, no bairro do Algodoal.

O responsável pelo Setor de Resíduos da Sedema frisa que o município possui oito Ecopontos, que são os locais adequados para o descarte de materiais inservíveis. "O volume máximo de descarte permitido nesses Ecopontos é de 1,0 metro cúbico (m3) por pessoa", explica. Se o material descartado exceder esse limite, o cidadão precisa contratar o serviço de caçamba.

"Além do prejuízo ambiental, que pode acarretar a contaminação do solo e outros problemas, o descarte irregular em locais inapropriados deixa a cidade com o visual comprometido, ou seja, fica feia", lembra Romanini.

Os oito Ecopontos de Piracicaba são os seguintes:

* Monte Rey (rua Giovanni Ferrazo), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; aos sábados, das 7h às 16h

* Bosques do Lenheiro (rua Sapucaia), de segunda a sábado, das 7h às 17h

* Jardim Oriente (rua Professora Maria Isabel Teixeira Mendes, esquina com a rua Dr. Raul Machado Filho), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; aos sábados, das 7h às 17h

* Ártemis (rua Fioravante Cenedese), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; aos sábados, das 7h às 16h

* Mário Dedini I (rua Antônio Franco de Lima) e Mário Dedini II (rua dos Topázios); de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; aos sábados, das 7h às 17h

* Cecap/Eldorado (avenida Eurico Gaspar Dutra, ao lado da área de lazer) , de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 17h

* Santo Antônio (rua João Laurelli) , de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, aos sábados, das 7h às 17h

Acesse: https://sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos



ECOPONTOS - Piracicaba





05/02/2020


"Mais sete bairros terão academia ao ar livre"



Autor: Marcelo Rocha/CCS

O prefeito Barjas Negri assinou, nessa semana, contrato para a construção de bases de concreto de sete academias ao ar livre. Além dos novos equipamentos públicos, as obras - que vão beneficiar a população de 10 bairros - incluem melhorias como a construção e a remodelagem de praças, áreas verdes e de lazer. A previsão é que os serviços sejam iniciados em março, com prazo de conclusão em 120 dias.

Os empreendimentos serão viabilizados com o investimento de R$ 147.982,00 - o valor contratado é 13,6% menor do que o valor estipulado na abertura da licitação (R$ 168.161,63). A execução das obras é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desfesa do Meio Ambiente (Sedema).

Os sete bairros que ganharão academias ao ar livre são: Parque dos Sabiás, Parque Ipês/ Residencial Piracicaba I, II e II, Jardim Primavera, Jardim Tomazella, Jardim Itapuã, São Mateus/ Vale do Sol e Algodoal.

O contrato ainda prevê a construção de novas praças no Jardim Primavera, na Vila Sônia e no Parque Orlanda (nos mesmos locais onde serão instaladas as academias ao ar livre). Tais projetos contemplam a instalação de iluminação, bebedouro e de mobiliário - bancos de concreto, lixeira, suporte informativo e placas.

Além disso, o contrato assinado pelo prefeito estabelece a colocação de piso tátil na já existente academia ao ar livre do Piracicamirim e a manutenção dos campos de areia no Jardim Itapuã e no Parque dos Sabiás

As novas academias ao ar livre:
* Parque dos Sabiás (rua Arapaçu),
* Parque Ipês/ Residencial Piracicaba I, II e II (Vila Sônia),
* Jardim Primavera (praça Laércio Pinto, esquina das ruas Brigadeiro Faria Lima e Cecílio Elias)
* Jardim Tomazella (rua Gladys Aparecida Piffer Morato do Amaral)
* Jardim Itapuã (rua Tupã esquina com a rua da Garça)
* São Mateus/ Vale do Sol (rua Danúsio Benecase)
* Algodoal (rua Eliza Moura da Silva)



30/01/2020


"Prefeito assina contrato para reforma de imóvel no Horto de Tupi"




O prefeito Barjas Negri assinou na quarta-feira (29) o contrato para reforma do imóvel de nº 23 do Horto Florestal de Tupi. Após as obras, o prédio vai sediar um ponto de apoio do Pelotão Ambiental/Rural e também vai servir como base para ações do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). O valor do investimento será de R$ 116 mil.

Segundo a Secretaria de Obras, o galpão já existente, a estrutura de cobertura, telhas e alvenaria serão preservadas. As instalações elétrica e hidráulica serão refeitas. Entre as obras previstas estão a construção de novos sanitários, cozinha, salas de reuniões, escritórios e depósito. Também será instalado piso cerâmico, forro em PVC e feita a pintura. A área total é de 374,97 m2. O início das obras estão previstas para o mês de fevereiro.

HORTO - A Estação Experimental de Tupi, localizada na rodovia Luiz de Queiroz, km 149, no distrito de Tupi foi criada em 1949. Com uma área de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica, em sua área de reflorestamento são encontradas espécies florestais nativas e exóticas, originando um ambiente floristicamente diverso. Em junho de 2018 foi formalizada uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba para uso da área de visitação pública e a gestão do local passou a ser compartilhada.

A partir dessa data, o Instituto Florestal, Esalq/USP e a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema a Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental - Nea/Sedema e Sociedade Civil criaram e implantaram vários projetos de educação ambiental como o Educa Trilha, o PJ Mais (Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social) com palestras, observação de pássaros, trilhas monitoradas desenvolvidos para crianças, adultos e idosos, etc. todos realizados de forma conjunta.


30/01/2020


"1º Plante de Vida do ano acontece no próximo sábado (01/02)"




A Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente (Sedema), através do Núcleo de Educação Ambiental ? Nea, promove neste sábado (01/02), a partir das 09h, a 40ª edição do Plante Vida. O primeiro evento deste ano acontece no Bairro Agua Seca, na área verde em frente ao Colégio CLQ - esquina da Rua Hide Maluf com Rua Amsterdan.

O plantio contará com a participação do Prefeito Barjas Negri, do Secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten, representantes dos hospitais parceiros, além das famílias dos recém nascidos que aderiram ao programa e optaram por plantar em área verde.

Entre as espécies de árvores escolhidas para o plantio desse Plante Vida estão: embiruçu, guaiuvira, canela amarela, jequitibá, araribá e magnólia branca entre outras.

Lançado em 2007 com o objetivo de fortalecer o programa de arborização do município, o Plante Vida foi criado em parceria com as maternidades dos hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed. A ideia é que, para cada criança nascida na cidade, se plante uma nova árvore. No município nascem, em média, 15 crianças por dia, distribuídas pelas três maternidades, totalizando em média 5.500 crianças por ano. O programa já plantou mais de 50 mil árvores.

O Plante Vida ? Plante Vida nasceu como uma forma de conscientizar a população sobre os benefícios da arborização urbana: embeleza a cidade, fornece sombra, aumenta a umidade do ar, refresca a temperatura da cidade, combate enchentes, oferece alimento e abrigo aos animais, reduz estresse, reduz a poluição sonora, diminui o efeito estufa, ameniza a erosão, dentre outros.

Com adesão de quase 100 %, os pais preenchem os cadastros nas maternidades e posteriormente são encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema e inseridos no banco de dados. A equipe do NEA faz o contato com a família. Existem três formas de os pais participarem do Plante Vida:

- plantio em calçada: a equipe da Sedema executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
- plantio em área particular, quintal ou chácara: a Sedema doa a muda para ser plantada pelos pais;
- plantio em área verde: o plantio é comunitário; a Sedema define uma área verde e agenda o plantio com os pais.

Os pais que participam recebem um cartão comemorativo e também um Guia de Arborização com as instruções de como plantar uma muda.


30/01/2020


"Bancos da Parque da Rua do Porto passam por manutenção"




O Parque da Rua do Porto, além da manutenção das áreas verdes, durante essa semana está recebendo também a equipe de obras da Secretaria de Defesa de Meio Ambiente ? Sedema que está efetuando a manutenção e reforma dos bancos.

A equipe está efetuando a revisão estrutural dos bancos que pertencem do parque, trocando as madeiras que estão danificadas ou gerando riscos de acidente à população. Durante essa operação, a equipe verifica também as condições das estruturas metálicas que sustentam os bancos e, para finalizar, realizam a pinturas dos mesmos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, além de implantar novas áreas de lazer nas diferentes regiões da cidade, realiza a manutenção periódica nesses espaços para auxiliar na promoção da saúde da população.


30/01/2020


"Prefeitura inicia paisagismo da Praça José Bonifácio"




A Prefeitura deu início hoje, 28/01, ao novo projeto de paisagismo da Praça José Bonifácio, que inclui plantio de forrações e fornecimento de mudas para os canteiros. O investimento é de R$ 142 mil e a empresa vencedora é a Sergram Ambiental. O paisagismo faz parte da 3ª e última etapa da obra de revitalização da praça.

De acordo com informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), 12 canteiros da praça ganharão novas plantas e 7 canteiros serão recuperados (replantio). As espécies escolhidas são a grama-amendoim, lantana laranja, lambari-roxo, maranta-variegada, rabo-de-gato, mini lantana amarela, clorofito, rosinha-do-sol e singônio.

Barjas lembra que a revitalização, que começou em fevereiro de 2019, é uma das maiores já realizadas na Praça José Bonifácio, cartão-postal de Piracicaba. "Todo o projeto de revitalização foi pensado com os objetivos de deixar a praça mais segura, funcional e bonita para que a população ocupe ainda mais esse espaço que é seu", reforça o prefeito Barjas.

Segundo o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, um novo projeto paisagístico para a praça era essencial. "Ao longo do tempo, seus canteiros foram descaracterizados, com plantas que não se harmonizam entre si. O objetivo agora, com esse novo projeto, é trazer o verde e a beleza das flores de volta à praça, mas com espécies que têm maior resistência, sem deixar de ser belas", observa.


28/01/2020


"Plantas aquáticas agradam visitantes da Área de Lazer do Trabalhador"




A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente ? Sedema, efetua a manutenção e limpeza periódica na Área de Lazer do Trabalhador.

A limpeza da lagoa foi realizada há algum tempo pela equipe da Sedema. Esse tipo de ação é realizada com o solo firme para a utilização de máquina pesada. O solo seco é importante para evitar danos tanto no solo como no gramado do parque. Além da manutenção periódica, a Sedema faz o monitoramento constante do lago.

Nessa época do ano é possível observar de plantas aquáticas, criando uma bela paisagem para os visitantes da área de lazer. De acordo com a explicação dos técnicos, trata-se de duas espécies de plantas aquáticas: alface d´água e ninfeia, erroneamente chamadas de aguapés e a presença delas faz parte de um ciclo da natureza.

A ocorrência, considerada um fenômeno natural pelos técnicos ?as chuvas carregaram nutrientes para o lago proporcionando a proliferação de alface d?água. Quando diminui o carregamento desses nutrientes acontece o desaparecimento das alfaces d?agua e abrem espaço para o florescimento das ninfeias?.


28/01/2020


"80 mil alevinos foram soltos no Rio Piracicaba, no Tanquã"




O Instituto Beira Rio fez a soltura de 80 mil alevinos jovens das espécies piracanjuba e pacu no rio Piracicaba, no Porto de Areia da Praia Branca, na região do Tanquã, na manhã dessa quinta-feira, 23/01. Os alevinos foram doados pela AES Tietê Energia e a ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da empresa.

Além do Instituto, também foram parceiros nessa ação de soltura a Prefeitura Voluntários e protetores participaram da soltura dos alevinos no Rio Piracicaba de Piracicaba e a Aperp (Associação do Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes). Em oito anos, o Instituto Beira Rio e parceiros já repovoaram o rio Piracicaba com um milhão de peixes.

De acordo com Luís Fernando Magossi, o Gordo, presidente do Instituto Beira Rio, a soltura de alevinos juvenis, com cerca de 15 centímetros, é vantajosa, já que eles resistem muito melhor a fatores como a diferença da temperatura da água, por

Luís Fernando Magossi, o Gordo, presidente do Instituto Beira Rio,
auxiliou na soltura dos alevinos exemplo, além dos predadores. ?Essa ação tem como missão repovoar o rio Piracicaba, que sofreu durante décadas com poluição e com a pesca predatória, para que ele volte às suas características originais?, completa.


16/01/2020


"Prefeitura faz corte de mato na avenida Armando de Salles Oliveira"




O trabalho faz parte de força-tarefa, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), para limpeza e manutenção das principais avenidas da cidade, que inclui ainda as secretarias de Trânsito e Transportes (Semuttran) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

Os trabalhos que melhoram a infraestrutura das avenidas serão feitos em outras avenidas da cidade pelos próximos meses, com previsão de conclusão para o próximo mês de março. Inicialmente, 21 avenidas serão beneficiadas: Rio das Pedras, Pompéia e Dois Córregos, Prof. Alberto Vollet Sachs, Dr. Paulo de Moraes, Presidente Kennedy, Dona Lídia, Dona Francisca, Nilo Peçanha, Corcovado, Brasília, Comendador Luciano Guidotti, Piracicamirim, Carlos Martins Sodero, Cássio Paschoal Padovani, Antonia Pizzinato Sturion, Independência, Armando de Salles Oliveira, Laranjal Paulista, Saldanha Marinho e Carlos Botelho.

A operação nas avenidas terá prosseguimento nesta terça-feira, 14/01, com tapa-buraco na Dr. Paulo de Moraes, na altura do viaduto da av. 31 de Março, sentido Prefeitura, e deve ser concluída amanhã mesmo para que no dia seguinte seja feita a sinalização e depois o corte de mato.

Já passaram pela operação além da Armando de Salles Oliveira, parte da avenida Rio das Pedras (tapa-buraco), Pompéia (tapa-buraco e sinalização), Dois Córregos (tapa-buraco), Luciano Guidotti (tapa-buraco), Independência (tapa-buraco) e Vollet Sachs (corte de mato).

Autor: Texto: João j. Souza Foto: Justino Lucente


16/01/2020


"Prefeitura trabalha nas avenidas Dr. Paulo de Moraes e Alberto Vollet Sachs"




A Prefeitura trabalhou hoje, terça, 14/01, na recuperação do asfalto em alguns trechos da Avenida Dr. Paulo de Moraes e realiza o corte de mato na Avenida Alberto Vollet Sachs. Os trabalhos fazem parte da força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que inclui ainda as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Trânsito e Transportes (Semuttran), para limpeza e manutenção das principais avenidas da cidade.

Segundo a Semob, os trabalhos de tapa-buraco na Dr. Paulo de Moraes foram concluídos hoje mesmo. O próximo passo será a sinalização da via em pontos onde exista necessidade. O corte de mato naquela via está previsto para a próxima semana, dependendo das condições climáticas.

Já o corte de mato na avenida Alberto Vollet Sachs começou ontem e inclui o trecho entre a avenida Luciano Guidotti até a rodovia SP-304, com mais de 4 km. Os serviços devem ser concluídos até sexta-feira, 17/01, se não chover. Em seguida, a avenida receberá o serviço de tapa-buraco e, se necessário, o reforço na sinalização de solo.

Os serviços de tapa-buraco na avenida Dr. Paulo de Moares foram concluídos hoje.

Os trabalhos da força-tarefa incluem recuperação de pavimento, com tapa-buraco, sinalização da via e corte de mato em um total de 21 das principais avenidas de Piracicaba. A previsão de conclusão é para o mês de março. As avenidas beneficiadas são a Rio das Pedras, Pompéia e Dois Córregos, Professor Alberto Vollet Sachs, Dr. Paulo de Moraes, Presidente Kennedy, Dona Lídia, Dona Francisca, Nilo Peçanha, Corcovado, Brasília, Comendador Luciano Guidotti, Piracicamirim, Carlos Martins Sodero, Cássio Paschoal Padovani, Antonia Pazinato Sturion, Independência, Armando de Salles Oliveira, Laranjal Paulista, Saldanha Marinho e Carlos Botelho.

Autor: Texto: João J. Souza/CCS Fotos: Felipe Ferreira/CCS


10/01/2020


"Prefeitura cria nova força tarefa para a operação limpeza dos córregos."




A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Defesa Civil e das Secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e Obras (Semob) também da autarquia Serviço de Agua e Esgoto (Semae) criou mais uma vez uma força tarefa que vem executando a limpeza de córregos desde o início desse ano.

Na quinta-feira (02) foi um dia de muito trabalho para as equipes quando foram executados serviços de limpeza e retirada de entulhos no Córrego da Colônia, no trecho da Travessa Liberdade, Bairro Jaraguá. Naquele local, as aduelas estavam completamente obstruídas com lixo, galhos, colchões, entulho, pedaços de madeira. Foram necessárias três viagens para remoção desses resíduos.

No Bairro Itapuã, as equipes efetuaram a limpeza e desobstrução nas galerias do córrego Itapuã. Ali, foram retirados entulho, pneus, madeiras e muito lixo sendo necessários três caminhões para retirada do entulho. O mesmo aconteceu na Rua Arthur Madeira no Bairro Pauliceia quando foram utilizadas duas viagens para retirar o entulho.


Para esta ação, a Prefeitura contou com uma equipe de funcionários e utilizaram vários equipamentos como uma escavadeira hidráulica do Semae, um caminhão com prancha da Sema para transportar a escavadeira hidráulica, um caminhão truck da Sedema. (Atualizar equipamentos).

De acordo com Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, nas ações conjuntas de limpeza de córregos que a Prefeitura vem executando - ?muitos desses materiais são retirados de dentro dos córregos sendo uma operação difícil, que demanda um trabalho redobrado, para desobstruir a passagem da tubulação?.


Lixo, entulho, muito materiais descartados quando de forma incorreta, acabam transportados para os leitos dos córregos e acabam se enroscando em galhos nas margens causando pontos de transbordamento.

Continuando, Odair comentou ?essas tais situações acabam trazendo problemas sérios para o município, principalmente alagamentos causados pela obstrução. O entulho e o lixo são transportados pela água e entopem galerias, e, além de causar alagamentos, produzem mau odor e poluição visual.

O Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, ao comentar sobre mais esta ação de limpeza insistiu ?não há necessidade alguma desses materiais serem descartados em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios. O município dispõe de uma rede de serviços disponíveis para a população sem nenhum custo: coleta regular de lixo doméstico, coleta seletiva, cata cacareco e outros. E ainda temos oito Ecopontos aptos para receber restos de construção civil e vários outros tipos de resíduos.?

Esse trabalho deve se estender para outros córregos da cidade.


09/01/2020


"A importância do descarte regular de resíduos"




Durante o mês de dezembro houve um aumento considerável do volume de lixo domiciliar coletado na cidade. Cerca de 15% maior em relação ao ano passado no mesmo período.

A empresa responsável pelo trabalho, Piracicaba Ambiental, informou que, somente em dezembro, foram coletadas mais de 11.600 toneladas de lixo doméstico.

Uma das justificativas, segundo a empresa, é que esta época do ano, é considerada o pico do volume de geração de resíduos domésticos, tanto seco como úmidos. ? ?uma situação típica do período de festas de final de ano quando o volume de resíduos gerado praticamente dobra. As pessoas consomem mais nessa época e, automaticamente, geram mais resíduos.


Entre os recicláveis, até mesmo o Catacacareco que recolhe inservíveis, tem um número bem maior de pedidos nessa época do ano, quando as pessoas, imbuídas pelo clima de renovação, resolvem descartar o que consideram obsoleto e inútil dentro de casa. Em dezembro de 2018 foram 1085 solicitações e em 2019 esse número subiu para 1249.
Nesse início do ano, a coleta de lixo está normalizada apesar do registro de problemas pontuais. A empresa informou que a frota completa de caminhões está nas ruas, os horários continuam os mesmos. A coleta da noite também está em ritmo regular.

A Prefeitura, por meio da Sedema gerencia os serviços para a destinação adequada de cada resíduo, mas nem sempre a população tem conhecimento disso ou utiliza esses serviços de forma correta, causando problemas e transtornos para os munícipes.

O descarte correto de resíduos proporciona bem-estar para a população e a Prefeitura tem feito grandes investimentos nessa área com grandes avanços, possuindo hoje uma estrutura que disponibiliza uma rede de serviços para receber o descarte de diversos tipos de resíduos e destina-los à locais corretos para reciclagem.

- O lixo doméstico devem ser colocado no local certo, no dia certo, próximo ao horário do recolhimento. Alguns detalhes como fechar os sacos ajudam o trabalho dos coletores e evitam que o conteúdo se espalhe. Nessa época do ano, os sacos abertos expostos sofrem ainda com as intempéries O lixo colocado de forma inadequada causa problemas também para os vizinhos. Objetos cortantes devem ser isolados para evitar acidentes para os garis.
Nos locais onde existe caçambas instaladas, é importante que o lixo seja depositado dentro de forma regular para evitar de causar transtornos.

A orientação para a utilização desses serviços estão disponíveis no site da Sedema: http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/?pag=texto&id=3

Confira esses serviços e os locais de descarte em Piracicaba:

Resíduos de construção civil ? RCCs (até m³), provenientes de obras e demolições concreto,
madeira, tacos, tijolos, blocos, considerados sobras de materiais podem ser reciclados e reutilizados em estradas vicinais, estradas rurais, pavimentação de vias públicas, operação tapa-buraco, entre outros".

Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, materiais eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores, por exemplo, podem ser descartados gratuitamente nos ecopontos.
Além dos ecopontos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias também podem ser descartadas na Central de Resíduos, assim como pneus e materiais eletroeletrônicos.


Coleta Seletiva ? de acordo com a programação

Catacacareco ? a Prefeitura, através da Sedema, mantém o serviço gratuito que consiste em retirar na casa dos munícipes móveis e utensílios que não são mais utilizados, como fogão, geladeira, guarda-roupa, sofá, mesa, cadeira, tanque de lavar roupa e tantos outros. Para descartá-los, basta ligar no SIP 156 e protocolar o pedido.


Resíduos de Construção Civil ? RCCs

Ecopontos: Para descarte de resíduos de construção civil até m³ (equivalente a carroceria de um carro tipo saveiro), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, materiais eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores. São oito espalhados pela cidade:

1. Monte Rey (rua Giovanni Ferrazo);
2. Bosques do Lenheiro I (rua Sapucaia);
3. Santo Antônio ? Rua João Lauretti
4. Cecap/Eldorado (avenida Eurico Gaspar Dutra, ao lado da área de lazer);
5. Jardim Oriente (avenida Luís Pereira Leite, próximo à escola municipal);
6. Ártemis (rua Fioravante Cenedese);
7. Mário Dedini I (rua Antônio Franco de Lima);
8. Mário Dedini II (rua dos Topázios);


Lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias:

- Central de Resíduos avenida das Ondas, 6.565 - Ondinhas
- Ecopontos (endereços acima);
- Terminais de ônibus urbano; (somente para descarte de pilhas e baterias)
- Centro Cívico (rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2.233 - Chácara Nazareth): de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30;
- Parque Santa Teresinha (rua Adelmo Cavagioni, próximo à Ponte Estaiada);
- Parque Piracicamirim (avenida Professor Alberto Vollet Sachs, próximo ao terminal do Piracicamirim);
- Zoológico Municipal/Paraíso da Criança (avenida Marechal Castelo Branco, 426 - Jardim Primavera): de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30;
- Estação da Paulista (avenida Doutor Paulo de Moraes, 1.540 - Paulista): diariamente, das 8h às 17h.

Pneus e materiais eletroeletrônicos:
- A Central de Resíduos, instalada no Bairro Ondinhas.


Denúncias - Para casos de descarte incorreto, os munícipes podem comunicar a Prefeitura pelo Serviço de Informação à População (SIP), telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, ou o Pelotão Ambiental, pelo telefone (19) 3426-1996, com plantão 24 horas.

Mas, para melhorar a qualidade de vida, é necessário que em 2020 aumente também a consciência ambiental de todos, em prol do bem comum.




09/01/2020


"Sedema com novos carros no ano novo."




A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, recebeu oito novos veículos adquiridos pela Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Transportes Internos ? Semutri, através do Pregão Eletrônico: 218/2019.

A Sedema recebeu três caminhões marca Mercedez Bens, modelo Acello 815no valor R$ 478.496,94 adquiridos junto à empresa De Nigris, vencedora do processo licitatório. Dois desses caminhões foram entregues ao Setor de Gerenciamento de Resíduos e o terceiro para o Viveiro Municipal.

A motocicleta 0km da marca Honda, modelo NX Bros 160 no valor de R$ 14.090,00, adquirida da empresa Aversa Motos Ltda., vencedora da licitação, foi encaminhada à Divisão de Controle e Fiscalização ? DCF para uso dos fiscais.

Outros 4 veículos novos, 0 km, marca VW tipo Gol 1,6, tipo hatchback, com capacidade para 5 pessoas, no valor de R$ 186.600,00, sendo que um deles foi encaminhado ao Setor de Manutenção de Áreas Verdes, o segundo ao Setor Administrativo, o terceiro ao setor de Obras e o quarto encaminhado ao Setor de Gerenciamento de Resíduos.

Segundo o secretário municipal de Transportes Internos, Camilo Barioni, a ?renovação da frota sempre esteve no planejamento da Administração, estamos adquirindo novos veículos, substituindo os antigos e incorporando novos à frota municipal?.

O secretário do Meio Ambiente ? José Otávio Menten comentou que esses novos veículos devem auxiliar a melhorar na demanda de serviços da a Sedema no atendimento de serviços prestados à população.


20/12/2019


"Juco, urso-de óculos do Zoo, está de casa nova"





O urso-de-óculos Juco está de casa nova no Zoológico Municipal de Piracicaba. Esta semana ele foi realocado para seu novo recinto, preparado para a espécie segundo as exigências do Defau (Departamento de Fauna), órgão do governo do Estado de São Paulo, e que segue o novo conceito do Zoo: é temático, com o objetivo de reforçar a educação ambiental, além de dar mais conforto ao animal.

De acordo com Thiago Vilalta, Juco foi transferido do Zoo de Sorocaba, no segundo semestre de 2018, e faz parte de um plano de manejo para proteger e evitar a extinção da espécie, que vive nas florestas de países como Chile e Bolívia, na América do Sul.

Juco será vizinho de frente dos macacos-aranha, que vivem em uma ilha no Zoo. O seu recinto passou por reforma completa, aprovada após várias vistorias do Defau. Lá, ele vai ter a sua disposição um grande ipê e um tronco, para escaladas, além de uma grande área com grama e terra e outras plataformas para escalar e descansar e um espaço coberto e isolado do público. Para se refrescar, Juco terá uma piscina em casa.

Vilalta conta ainda que o recinto conta com uma área de maternidade. "Um dos objetivos dos zoológicos é a preservação de espécies que estão em extinção na natureza. Juco poderá receber uma fêmea e esse espaço foi preparado para abrigar os bebês de Juco e sua companheira", explica Thiago.

ADOTE UM RECINTO - O novo recinto de Juco foi adotado pela empresa TS, por meio do programa Adote um Recinto. Alguns recintos já foram revitalizados e outros estão à espera de parceiros.

A adoção, que pode ser feita por pessoa ou grupos de pessoas físicas ou jurídicas, consiste na execução de obras ou doação de materiais necessários para reforma ou revitalização. Para cada área ou recinto adotado haverá a permissão para a instalação de um anúncio de cooperação. No programa também está incluída a parceria para manutenção de mobiliário urbano e a conservação e preservação das áreas públicas dentro do complexo.


IMPORTANTE

O Zoológico de Piracicaba é um importante espaço para reprodução em cativeiro, para evitar a extinção de espécies e também abrigar animais vítimas de maus tratos ou vítimas de atropelamento e incêndios em matas. Eles são tratados e, quando têm chances de sobreviver sozinhos, são reintroduzidos na natureza. Se não, são acolhidos e tratados.


SERVIÇO

O Zoológico Municipal de Piracicaba possui cerca de 340 animais, entre aves, répteis e mamíferos. Fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h.



20/12/2019


"Prefeito entregou campo de futebol do Cecap revitalizado"




O prefeito Barjas Negri entregou ontem, 20/11, à população o campo de futebol do bairro Cecap. O equipamento público, que fica na esquina das ruas Ibraim Nobre com Afonso José Fioravante, foi totalmente revitalizado. A comunidade participou da cerimônia, que teve as presenças, também, do secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, do secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motores, Pedro Mello, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, e do vereador José Aparecido Longato.

A obra de revitalização do Campo de Futebol do Cecap, que possui uma área total de 6.240 m, teve investimento de R$ 139,5 mil. Contemplou a construção de 2 unidades de bancos de reserva, 1 bebedouro, 244 m2 de calçadas externas, na rua Ibraim Nobre, e construção e melhoria no acesso aos vestiários. Também foram trocados os alambrados de postes de concreto por 700 m2 de alambrado metálico e feita a reforma e pintura dos alambrados metálicos existentes.

O gramado foi reparado, com o plantio de 700 m2 de grama esmeralda. As traves do campo de futebol também foram trocadas.


20/12/2019


"Manutenção de áreas verdes pode ser afetada por emendas que retiram verba do Orçamento 2020"




Emendas apresentadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo vereador Láercio Trevisan pode comprometer a manutenção de áreas verdes, centros de lazer, campos de futebol de areia e praças de Piracicaba. As emendas propõem a retirada de R$ 3,5 milhões do Orçamento de 2020, que seriam destinados a esses serviços. Hoje, a cidade, que detém o título de município VerdeAzul, possui nada menos que 2.000 espaços verdes. Destes, 150 são centros de lazer, 129 são praças, como a José Bonifácio e Imaculada Conceição, 24 são parques, como o da Rua do Porto, além de 99 campos de areia para prática de esporte e lazer da população.

Somente uma das emendas propõe a retirada de R$ 3,3 milhões da Manutenção de Espaços Verdes. Nesse caso, segundo informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), os principais serviços prejudicados serão o corte de mato e de grama. Por exemplo, uma área que recebe manutenção mensal, passaria a receber o serviço a cada dois meses. Esses serviços, somados, representam a limpeza anual de 13 milhões de metros quadrados de área.

"É inevitável o prejuízo à população, principalmente no período de chuvas, quando há o crescimento acelerado da vegetação. E tem outro agravante. Quando se faz o corte de mato também é feita a limpeza do espaço, retirado lixo, como plástico, garrafas PET, que acumulam água e podem ser criadouros de insetos, como o Aedes", reforça o secretário da Sedema, José Otávio Menten.

A aquisição de materiais para obras de manutenção nesses espaços também será prejudicada, como a compra de areia para campos de futebol, compra de luminárias ? são mais de 4.500 nesses espaços públicos ? para troca daquelas queimadas ou quebradas, conserto e pintura de calçadas e conserto e troca de brinquedos de parquinhos infantis.
Ainda segundo a Sedema, a retirada da verba também prejudicará a manutenção de funcionários nos Ecopontos, os tratadores de animais do Zoológico Municipal e do Viveiro de Mudas. Mais um serviço afetado será a limpeza de sanitários públicos, que estão em 21 pontos de Piracicaba, entre eles, espaços turísticos de grande movimento, como a Rua do Porto, que recebe cerca de 10 mil turistas nos fins de semana, Área de Lazer do Parque da Rua do Porto, Área de Lazer do Cecap, Parque de Santa Teresinha, Centro de Lazer do Piracicamirim, entre outros espaços.


16/12/2019


"Conselho Consultivo de Ibicatu promove conversa com proprietários rurais"





Na pauta a adequação ambiental das propriedades rurais


No sábado, 14/12 o Conselho Consultivo da Estação Ecológica Ibicatu promoveu uma roda de conversa sobre a adequação ambiental das propriedades rurais, com os proprietários rurais e também com a comunidade do entorno da reserva, considerada uma das mais importantes do Estado, que abriga espécies como o jequitibá-rosa e a peroba-rosa.

O encontro aconteceu no salão da Igreja do Bairro Serrote, fechando assim a programação de uma série de ações de educação ambiental promovidas naquele espaço durante o ano.
Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema e, membro do conselho falou da importância desse encontro que discutiu a adequação das propriedades rurais, a restauração florestal que os ruralistas têm de fazer e também sobre agroecologia e a certificação de produtos orgânicos - "nossa proposta é que esses fragmentos de mata se comuniquem e formem corredores ecológicos naquela região", afirmou o analista.


Uma outra questão discutida na reunião foi sobre a presença de javalis e javaporcos, um problema generalizado na região, debatido com Aracelis Piovezani da Silva Santos, da Sima - Departamento de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo para auxiliar a apresentar soluções para o manejo desses animais.

A roda de conversa sobre Ibicatucontou com a presença do Padre Eugênio Pessato, da Paróquia da Nova Suíça; Álvaro Buso da Fundação Florestal que administra a Estação; Flávio Bertin Gandara da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq/USP e Denis Herisson da Silva, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento - CDRS/SAA- SP e Luã Trento, também da Esalq.

"Ibicatu é um importante campo de pesquisa da biodiversidade do estado",comentou Giovani Campos. Durante o encontro, as crianças e adolescentes presentes ao puderam participar de oficinas sobre Observação de Aves e Fotografia.


11/12/2019


"O livro Floresta Estacional - Guia das Plantas da Mata Atlântica, tem capítulo sobre Jardim Botânico de Piracicaba"




O prefeito Barjas Negri e o secretário de Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, receberam na tarde de quinta-feira (12), no Centro Cívico, o professor da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros) Vinícius Castro Souza, um dos autores do livro 'Floresta Estacional - Guia das Plantas da Mata Atlântica', que conta com um capítulo de aproximadamente 20 páginas sobre o Jardim Botânico de Piracicaba, que está em fase de implantação.

"Historicamente, os Jardins Botânicos representam uma forma de aproximação da flora com à população local. No passado, quando a população mundial era predominantemente agrícola e as pessoas possuíam maior proximidade com a natureza, o papel destes jardins era trazer as novidades, representadas principalmente pelas plantas exóticas, provenientes de outros países", disse o professor.

O prefeito Barjas Negri parabenizou-o pela inciativa e também pela qualidade da publicação. "Quero parabenizar o professor Vinícius pela qualidade e também pela importância do assunto que é o meio ambiente, e também por fazer referência ao nosso Jardim Botânico, que será muito importante para nossa cidade", enfatizou.

Além de um exemplar do Floresta Estacional, Souza também entregou ao prefeito o livro 'Guia das Plantas do Cerrado', que mostra que o Brasil possui a maior diversidade do mundo. O livro traz mais de 1.400 fotos das plantas mais comuns do cerrado brasileiro.

O Professor Vinicius Castro de Souza, é biólogo e curador do Herbário da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz- Esalq, faz parte da Comissão Multidisciplinar para implementação do Jardim Botânico de Piracicaba, coordenada pela analista ambiental Juliana Gragnani, com apoio da arquiteta e urbanista Cláudia de Lima Nogueira, da engenheira agrônoma Clementina Rossin da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema e do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap). Também fazem parte da Comissão, João Neves Toledo, da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e Marcelo Machado Leão, da sociedade civil.


10/12/2019


"Sedema participa de ação do Cras com plantio de árvores"




A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Sedema, participou no sábado, 07/12 das Ações Comunitárias no Bairro Algodoal e em Ártemis promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em parceria com a Equipe Volante no Centro Comunitário Ártemis localizado na Praça João Alfredo, s/n com plantio de duas árvores no local.

A ação comunitária contou com estande de divulgação de diferentes serviços socioassistenciais, além de cadastramento e atualização de Cadastro Único, corte de cabelo e esmaltação de unhas, oficina de culinária, emissão da de primeira via de carteira de trabalho, aferição de pressão e glicoteste, distribuição de mudas de árvores, apresentações de flauta doce, de show de talentos, coral de jovens, hip hop, grupo de capoeira, zumba kids e escoteiros de Ártemis, além de pipoca, algodão doce, brinquedos infláveis e cama elástica.

Realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), além do Cras Vila Sônia e Equipe Volante, a ação contou com apoio da Central de Cadastro Único, do Centro de Artes e Ofícios (Caof), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações, da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap) e das Secretarias Municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Trabalho e Renda (Centro de Apoio ao Trabalhador - CAT), Saúde (Unidade de Saúde da Família (USF Artemis), Educação (Escola Municipal de Professor Décio Miglioranza), O evento contou também com apoio da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo e da Associação de Moradores de Artemis.

CRAS - O Cras está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica e presta orientação e informação para a população. Os Cras atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
EQUIPE VOLANTE - Realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e o Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), presta serviços de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social, que estão na zona rural ou em locais com barreiras de acesso. Escuta qualificada, realização de oficinas e palestras e encaminhamentos para diferentes políticas públicas estão entre os serviços realizados pela Equipe Volante.

O serviço, que pode ser chamado de Cras Volante, já que executa o mesmo tipo de trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social, presta o atendimento em equipamentos próximos às comunidades atendidas, que são cedidos por parceiros, tais como centros comunitários e sociais, unidades de saúde e outros espaços de fácil acesso ao público, de acordo com a necessidade e possibilidade. As equipes volantes são refer


02/12/2019


"Viveiro de Mudas ganha sala climatizada"



O Viveiro Municipal de Piracicaba, inaugurou nesta quinta-feira (28), uma sala climatizada que recebeu o nome 'Ipê Branco'. O espaço, criado para proteger as sementes, conta com sistema de controle de umidade e temperatura, proporcionando eficiência de até 100% na germinação de cerca de 500 quilos de sementes de árvores que são coletadas pelas equipes do Viveiro.


As mudas criadas no Viveiro Municipal são utilizadas no plantio da área verdes da cidade, canteiros centrais da área urbana e também para recomposição de mata ciliar e recuperação de nascentes da cidade e região atráves da parceira com o Consoprcio PCJ
Viveiro de Piracicaba.

O secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Mentem, lembrou da história do viveiro de Piracicaba e incentivou os visitantes dos municípios vizinhos. ?O Viveiro de Piracicaba tem mais de 25 anos, ele foi crescendo aos poucos, está sempre em evolução e com algumas parcerias que vem nos ajudando nesse processo. Hoje, talvez seja um dos viveiros públicos que mais produz mudas aqui no Estado de São Paulo. São mais de 120 mil mudas de espécie nativa produzidas por ano. ?

Esse espaço que hoje estamos inaugurando é mais um exemplo de união do poder público e a iniciativa da sociedade civil e privada que vai melhorar a conservação e prolongar a qualidade e a vida das sementes mantendo a temperatura em torno de 20ºC, e a umidade relativa do ar em cerca de 14%".

O secretário comentou também que o local deverá ser usado cada vez mais como um local de pesquisa e educação ambiental. O Viveiro Municipal localizado numa área privilegiada da cidade, com uma boa infraestrutura, é uma das três áreas escolhidas para o Jardim Botânico de Piracicaba. A segunda é um anexo ao Engenho Central e a terceira é o Parque Natural de Santa Terezinha.


Francisco Carlos Castro Lahóz, secretário-executivo do Consórcio PCJ comentou ?Hoje foi o dia de comemoramos o conhecimento adquirido, Em 1991, nós fomos procurar em Itaipu essa experiência as nossas primeiras mudas foram importadas. E hoje, através de viveiros como esse de Piracicaba, nós exportamos experiência. Podemos oferecer cursos como de hoje para as pessoas que estão chegando, mas já com a nossa experiência, nossas tecnologias, ou seja, nós criamos o nosso jeito de proteger as nascentes. É isso que nós temos que comemorar. É a Sedema, a Prefeitura de Piracicaba e as demais Prefeituras com uma única intenção. Garantir água para o futuro, encerrou.


A entidade é parceira do Viveiro para o fornecimento de sementes raras. "Coletamos sementes o ano todo. Algumas espécies que estão em extinção ou que são de madeira de lei, temos dificuldade para encontrar. A cabriúva, por exemplo, dá semente ano sim, ano não. A peroba rosa é outra árvore rara. Quando não conseguimos essas sementes, pedidos apoio do Consórcio PCJ", explicou Orlando Grillo, funcionário do viveiro.

Lahóz ressaltou que a entidade busca em todo o Brasil fornecedores dessas sementes para entregar ao Viveiro de Piracicaba. "O trabalho realizado aqui é extremamente bem planejado e é um exemplo para as cidades que têm Viveiro de Mudas e querem se aperfeiçoar e para as que querem instalar o seu", completou.

Segundo Mônica Salles, gestora de Comunicação e Sustentabilidade da Oji, a empresa apoia esse projeto e outras ações do Viveiro, porque era uma necessidade fundamental para a longevidade das sementes para a geração de mudas ?temos que lembrar sempre para as pessoas os benefícios que as árvores trazem. E temos que fazer com que cada vez mais as pessoas se apaixonem e sejam gratas pelas árvores e tudo começa aqui nesse Viveiro.

"Entre as árvores nativas e exóticas, temos 110 espécies aqui no Viveiro", explicou Clementina Rossin, coordenadora do Viveiro. Segundo o Consórcio, o Viveiro de Piracicaba é o principal parceiro da entidade na produção de mudas para ações de reflorestamento de matas ciliares nas Bacias PCJ, fornecendo 50 mil mudas nativas por ano.

01/11/2019


"AUDIÊNCIA PÚBLICA de Revisão do PMGIRS - Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, 02/12/2019"



A Prefeitura de Piracicaba disponibiliza a partir de 1º de novembro a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) para sugestões e contribuições da população.

A Audiência Pública está agendada para o dia 02 de dezembro, às 19h, no Auditório do Centro Cívico, localizado na rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth/Centro.

Durante a Audiência serão apresentadas as diretrizes, ações e metas previstas para a revisão da gestão de resíduos do município. Também serão esclarecidas as dúvidas da população e colhidas sugestões e contribuições dos participantes.

No início da Audiência será apresentado um breve histórico do PMGIRS anterior, mostrando resultados e apresentando a nova versão.

Vale ressaltar que o PMGIRS Piracicaba foi idealizado junto com a sociedade, através de uma comissão formada por representantes do Poder Público, setor empresarial, industrial e comercial, sociedade civil organizada e das universidades.

A partir de 1º de novembro, estará disponível no site da Sedema (www.sedema.piracicaba.sp.gov.br) um link para coleta de sugestões/ contribuições para serem analisadas pela comissão do PMGIRS Piracicaba até o dia 28 de fevereiro de 2020. Estas contribuições e sugestões permanecerão disponíveis para consulta da população.

CONTATOS: gerenciamentoderesiduos@piracicaba.sp.gov.br
Fone: (19) 3402-3122




REVISÃO PMGIRS 2019







14/11/2019


"Barjas assina contrato para o paisagismo da Praça José Bonifácio"



O prefeito Barjas Negri assinou contrato para o paisagismo da Praça José Bonifácio, que inclui plantio de forrações e fornecimento de mudas para os canteiros. O investimento será de R$ 142 mil e a empresa vencedora é a Sergram Ambiental. O projeto começa após a ordem de serviço, com prazo de conclusão de 120 dias. O paisagismo faz parte da 3ª e última etapa da obra de revitalização da praça.

De acordo com informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), 12 canteiros da praça ganharão novas plantas e 7 canteiros serão recuperados (replantio). As espécies escolhidas são a grama-amendoim, lantana laranja, lambari-roxo, maranta-variegada, rabo-de-gato, mini lantana amarela, clorofito, rosinha-do-sol e singônio.


Lantana laranja é uma das flores que serão plantadas na Praça José Bonifácio (Foto: Pixabay) Barjas lembra que a revitalização, que começou em fevereiro, é uma das maiores já realizadas na Praça José Bonifácio, cartão-postal de Piracicaba. Todo o projeto de revitalização foi pensado com os objetivos de deixar a praça mais segura, funcional e bonita para que a população ocupe ainda mais esse espaço que é seu, reforça o prefeito Barjas.

Segundo o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, um novo projeto paisagístico para a praça era essencial. Ao longo do tempo, seus canteiros foram descaracterizados, com plantas que não se harmonizam entre si. O objetivo agora, com esse novo projeto, é trazer o verde e a beleza das flores de volta à praça, mas com espécies que têm maior resistência, sem deixar de ser belas, observa.

ANDAMENTO - Na semana passada, a Prefeitura realizou a concretagem de 12 canteiros da praça ganharão novas plantas e 7 canteiros serão recuperados (replantio)
local que que vai receber os novos brinquedos do parque infantil da Praça José Bonifácio, o que deve acontecer ainda na segunda quinzena de novembro. Depois, será a vez de assentar o piso de borracha, para garantir que a criançada brinque com segurança.

O parque infantil terá uma central de recreação, formada por torres com coberturas em forma de pirâmide, passarelas com assoalhos em madeira plástica e proteção tubular, escorregador duplo, tobogã em plástico, teia de aranha, balanço, escada, parede de escalada vertical e rampa.

Além da central, também serão instalados balanço duplo com assento especial, carro táxi com mola dupla e balanço com mola de 4 lugares. As crianças com deficiência poderão se divertir no balanço frontal inclusivo e no carrossel para cadeirantes. A praça também vai ganhar novas luminárias e reforma e tratamento das muretas.

Fonte: CCS



08/11/2019


"Com cerimonia festiva, Horto e Sedema premiam as escolas vencedoras do Educatrilha na Escola de 2019"



Nesta quinta, 07 aconteceu a premiação das escolas vencedoras da segunda edição do secretário do Meio Ambiente Jose Otávio Menten, que também representou o prefeito Barjas Negri na cerimônia, de Mônica Salles, gestora de Comunicação e Sustentabilidade da Oji Papéis Especiais, empresa patrocinadora do evento, do Vereador Pedro Kawai, da equipe organizadora do Instituto Florestal, da equipe da Sedema, além de gestores, professores, funcionários, alunos e pais de alunos das escolas participantes.

O Secretário da Sedema agradeceu ao Instituto Florestal pela parceria, a OJi Papéis Especiais pelo patrocínio e as escolas pela participação e engajamento no projeto. Essa é uma cerimônia simples, mas extremamente significativa, pela demonstração de vontade de lutar por um meio ambiente cada vez melhor, consequentemente, uma cidade, um país, um mundo cada vez melhor, proporcionando melhor qualidade de vida para todos. Piracicaba vem se destacando nas últimas décadas por atitudes de liderança, com relação à agua, ao tratamento de esgoto, à destinação de resíduos, mas isso não devemos somente à administração pública, mas principalmente da sociedade, através das ações dos indivíduos, das associações e das escolas, etc.

Monica Salles, da Oji, comentou que as empresas são sempre enaltecidas por patrocinar projetos. O EducaTrilha na Escola é um projeto que nós, como empresas, é que temos de agradecer por ter a chance de apoiar. A qualidade, consistência e protagonismo que o projeto proporciona estão transformando as comunidades escolares e entornos com muita potência!

As escolas premiadas foram: Categoria Escola Estadual - Ensino Fundamental: EE Manassés Ephrain Pereira; Categoria Escola Estadual - Ensino Médio: EE Afonso José Fioravante; Categoria Colégio Particular: Colégio Maple Bear - Cannadian Schooll.

Durante o evento, alunos das escolas participantes, expuseram seus talentos particulares, como a apresentação de um Rap sobre os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a leitura de um poema sobre o Planeta Terra e até um discurso de agradecimento feito pelo aluno do 8° ano B da escola Affonso José Fioravanti, Raphael Andrade Casarotti de Almeida.

Confira a íntegra do agradecimento, que retrata muito o espírito do projeto:

"Primeiramente eu queria agradecer a todos os meus queridos amigos e, aos nossos queridos professores que juntos transformamos um local que antigamente era descrito como "Lixão", em um ambiente natural a fim de aproximar os alunos com o meio ambiente.
Gostaria de dizer que o Projeto Ambiental Educatrilha nos concedeu muito conhecimento sobre diversidade de flora da nossa escola, do reaproveitamento que a natureza nos propôs para reutilizarmos para suprir nossas necessidades, e que ensinaremos todo esse conhecimento para todos os alunos da escola.
Com a união da nossa equipe aprendemos que, com trabalho em equipe, com cooperação, com respeito pelo próximo e com determinação, juntos conseguimos mudar nossa escola com muito amor e carinho.
Estabelecemos laços de harmonia tão fortes com nossa equipe que além de criarmos novas amizades, percebemos que os professores, não são somente professores, e sim, nossos amigos e companheiros, que nos ajudam e nos inspiram onde com eles aprendemos que " A enxada também transforma, nas linhas perfeitas da natureza, ela escreve novas trilhas para o futuro."
Tivemos sim, aquele momento de cansaço e de fraqueza, mas nunca pensamos em desistir, pois com a nossa determinação fomos até o final.
Um momento que nos marcou também, foi o momento do nosso lanche, onde além de renovarmos nossas energias e descansarmos, nós restaurávamos as nossas almas e nossos corações com momentos onde estávamos unidos e dando várias risadas.
Por fim, gostaria de agradecer a SEDEMA/NEA/ESALQ por ter nos dado essa chance para lutarmos pela mudança da nossa escola e para proporcionarmos um ambiente melhor para todos.
E por fim, agradecer a todos os envolvidos no Projeto Educatrilha, onde vocês foram protagonistas, que enfrentaram desafios, que não tiveram medo do desconhecido, que são destemidos, corajosos, criativos, que superam obstáculos, talentosos, inteligentes, críticos.
"Nós somos a pedra no lago que criam as ondas da mudança."


06/11/2019


"Programa Missão Verde Oliva completa três anos com o plantio de 100 novas árvores no Santo Antônio"




No sábado, 09, a partir das 8h30, acontece a terceira edição do Programa "Missão Verde Oliva", quando serão plantadas 100 mudas de espécies nativas como: açoita cavalo, alecrim, angico, aroeira preta, aroeira brava, aroeira pimenteira, farinha preta, tamboril, mutambo, etc.

Desta vez, o bairro escolhido para o plantio foi Santo Antônio, na Rua Manoel Valverde - ao lado do campo de areia) quando se comemora a formatura de 95 atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba de 2019.

De três anos para cá, todos os atiradores que conclue