SEDEMA em AÇÃO - Prefeitura encaminha à Câmara PLC que cria Comclima

SEDEMA em AÇÃO - Prefeitura encaminha à Câmara PLC que cria ComclimaSEDEMA em AÇÃO - Prefeitura encaminha à Câmara PLC que cria Comclima

SEDEMA em AÇÃO





Secretário: José Otavio Machado Menten



A SEDEMA - Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, vem executando diversas obras e melhorias visando maior conforto da população de nossa cidade.






DEFESA CIVIL



Contato Defesa Civil: 153 / 199
Fone: 19 3421 4350



DESTAQUE




30/11/2020


"Prefeitura encaminha à Câmara PLC que cria Comclima"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Eleni Destro

A Prefeitura de Piracicaba enviou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei Complementar (PLC) que introduz alterações à Lei Complementar Nº 251/2010, que ?dispõe sobre a consolidação da legislação que disciplina a proteção ao meio ambiente, os programas e as iniciativas na área de interesse ambiental do Município de Piracicaba?. A propositura do Executivo, encaminhada por meio da Procuradoria Geral do Município de Piracicaba, institui a Comissão Municipal de Mudança Climática (Comclima) e estabelece sua atuação frente às relevantes questões ambientais da cidade.

A Comclima - que surge em consonância com a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) - será criada em substituição à Comissão Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeconomia Sustentável. A Comclima terá seus objetivos e competências ampliados em relação à comissão anterior.

Entre os objetivos da nova comissão estão: a promoção da PNMC e da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC); o fortalecimento da justiça climática no município considerando aspectos socioeconômicos que podem amplificar as vulnerabilidades em um contexto de mudança do clima; o incentivo e a articulação de iniciativas relacionadas às mudanças climáticas; a articulação junto aos diferentes setores visando a implementação de políticas climáticas; e o desenvolvimento de programas para estimular a sensibilização, a conscientização e a mobilização social.

O PLC ainda menciona o Plano Municipal Participativo de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas de Piracicaba, que já se encontra em fase de elaboração.



18/11/2020


"Segunda tempestade em 3 dias castiga Piracicaba"




Autor: Eleni Destro e Marcelo Rocha / Fotos: Divulgação

Piracicaba foi atingida por um temporal por volta das 16h de hoje (18). Em pouco mais de 20 minutos, o volume de chuva atingiu 30 mm, o que causou alagamentos em ruas e avenidas. O vento forte derrubou árvores em diversos bairros e houve queda de energia. Ao contrário da tempestade de segunda-feira (16), que atingiu principalmente os bairros Castelinho, Nova Piracicaba e Vila Rezende (leia abaixo), hoje toda a cidade foi castigada. Força-tarefa que envolve secretarias municipais, além do Corpo de Bombeiros e CPFL, trabalham, coordenados pela Defesa Civil, para liberar vias e atender a população atingida. Os danos são materiais. Não houve vítimas.

De acordo com a Defesa Civil, até às 18h, haviam sido registradas mais de 20 ocorrências de queda de árvores. Entre elas, na Paulista, na Estação da Paulista, Chácara Nazareth, Pauliceia, Santa Terezinha, Higienópolis e Jardim Europa. No Perdizes, uma árvore caiu sobre uma casa e no Santa Rita Avencas, sobre um veículo.

Na rua Luiz de Queiroz, foi registrada queda de árvore e de poste. No Bairro Alto, na travessa da Saudade com rua XV de Novembro, a queda de uma árvore interrompeu o trânsito e o fornecimento de energia. Houve interrompimento do trânsito, também, na avenida Antonia Pazzinato Sturion, no Morumbi, por conta de uma árvore caída.

ALAGAMENTOS - O grande volume de água em pouco tempo causou alguns pontos de alagamentos. Foram registrados alagamentos na avenida Armando de Salles Oliveira, 31 de Março, Alberto Vollet Sachs e Piracicamirim. O ribeirão Piracicamirim transbordou em alguns trechos.

O diretor da Defesa Civil, Odair Mello, explica que o atendimento aos casos é feito conforme a urgência, com prioridade para pontos onde o trânsito está interrompido e o acesso às residências também.


AÇÕES DESDE SEGUNDA - A Sedema estima que a chuva de segunda-feira provocou a queda de, aproximadamente, 70 árvores no município. Até a tarde de hoje (18), antes do novo temporal que atingiu a cidade, as equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da CPFL e do Corpo de Bombeiros executavam serviços para sanar os estragos causados pela chuva da última segunda-feira (16) - especialmente nos bairros Nova Piracicaba, Castelinho e Vila Rezende.

Coordenados pela Defesa Civil, servidores da Sedema já haviam feito os serviços de erradicação/remoção de 24 árvores (aquelas que caíram ou que ficaram comprometidas, oferecendo risco à população) e poda de 15 árvores.

Na tarde desta quarta (18), funcionários da Engemaia - empresa terceirizada da Sedema que executa serviços de poda e corte de árvores - trabalharam na remoção de quatro grandes ipês que caíram na rua João Moretti. Também retiraram uma árvore de grande porte na rua Virgulino de Oliveira (uma grande tipuana que derrubou o muro de uma residência) e uma árvore oiti na rua das Rolinhas.

Esse serviço de retirada das árvores - que envolve a remoção da mesma, a fragmentação dos troncos e a moagem de galhos e folhagens -, também foi realizado nas seguintes vias: rua da Glória, rua Pereira Barreto, rua Antônio Vieira de Maia, rua Conde do Pinhal (esquina com a rua Primavera), rua Antônio Diniz, rua Cícero Pompeu de Toledo, rua Luiz Arzola, rua Assis Chateubriand, rua Padre Joquim do Canto, rua das Sesmarias, rua Dr. Kok, rua das Juritis e rua dos Gerânios; avenida Marechal Castelo Branco (Zoológico Municipal), avenida São Pedro, avenida Barão da Serra Negra (esquina com rua Dona Lídia) e avenida Armando Cesare Dedini.

As 15 intervenções de poda realizadas, até agora, pela Sedema ocorreram em árvores localizadas nas ruas Luís de Camões, Cardeal Arcoverde, Maria Stênico, das Sesmarias, dos Paturis e das Juritis. "As equipes estão se empenhando ao máximo para colocar a cidade em ordem o mais breve possível", declara o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten.

Odair Mello, diretor da Defesa Civil, salienta que "os trabalhos das equipes continuarão até a normalização da situação nos bairros". Em caso de novas ocorrências por causa da chuva, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou a Guarda Civil de Piracicaba pelo 153", orienta.


27/10/2020


"Cemitérios abrirão no final de semana e no Finados"




Horário de funcionamento dos cemitérios da Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna será das 7h às 18h.

Os cemitérios de Piracicaba abrirão ao público no próximo final de semana (31/10 e 1/11) e durante o ferido de Finados (2/11), na segunda-feira. O horário de visitação nos três cemitérios municipais - Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna - será das 7h às 18h, mediante o cumprimento de protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em razão da pandemia, excepcionalmente neste ano não haverá missas presenciais nos cemitérios da cidade, elas serão celebradas nas igrejas paroquiais.

A definição da reabertura dos cemitérios públicos durante o período de Finados foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura que, em consonância com o Plano São Paulo, também liberou a abertura com protocolos sanitários a serem seguidos em especial quanto a uso de máscara e controle de aglomeração.

Além do uso obrigatório de máscaras e do distanciamento social de, no mínimo1,5 metro, serão instalados equipamentos (dispensers/totens) com álcool gel aos visitantes e os cemitérios terão apenas um portão de acesso. Nos três dias, as administrações dos cemitérios municipais também funcionarão das 7h às 18h.

O Setor de Cemitérios da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) informa que os serviços prévios de manutenção de sepulturas e túmulos só poderão ser executados até a quinta-feira (29) e também em conformidade com os protocolos de saúde vigentes em tempos de pandemia (máscara, distanciamento social e outros cuidados).

No sábado e no domingo, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão nos cemitérios municipais desenvolvendo ações educativas de prevenção à Covid-19, prestando orientações sobre o uso de máscaras e outras informações à população.

CEMITÉRIO PARTICULAR - O cemitério Parque da Ressurreição também abrirá ao público no sábado, domingo e na segunda, só que das 7h15 às 17h, informa a administração do local.
No Parque da Ressurreição também será obrigatório o uso de máscaras. Os gestores do cemitério privado também pedem que a população mantenha o distanciamento social e evite aglomerações durante as visitas. O cemitério também possui vários dispensers com álcool gel espalhados no seu interior.


ORIENTAÇÕES AO PÚBLICO - Para evitar aglomerações, a Prefeitura de Piracicaba aconselha que as pessoas não deixem para realizar a visita somente no feriado (segunda, dia 2). Para a maior segurança em relação ao coronavírus, a Administração recomenda que as visitas e homenagens sejam antecipadas para o sábado e o domingo.

Também é recomendável que crianças menores de 12 anos, pessoas com mais de 60 anos de idade e aquelas que pertençam ao grupo de risco para Covid-19 não compareçam aos cemitérios da cidade durante o período de Finados.

Por questões de segurança sanitária, os bebedouros dos cemitérios estarão desativados. Dessa maneira, é aconselhável que as pessoas carreguem suas próprias garrafinhas de água para se hidratar durante a visita. Além disso, a população deve dar preferência ao uso de calçados e roupas confortáveis e se proteger da radiação solar com protetores, chapéus, bonés e sombrinhas.

A Sedema, por meio Setor de Cemitérios, também salienta que não será permitido o uso de vasos ou recipientes que porventura possam armazenar água e, consequentemente, favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e de outras doenças.


REDE DE APOIO - Uma força-tarefa municipal vai atuar dando suporte à população durante o período de funcionamento dos cemitérios da cidade.

Equipes da Guarda Civil Municipal e do Pelotão Ambiental trabalharão no patrulhamento e na segurança das unidades e suas proximidades.

Servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) e do Pelotão Ambiental farão a fiscalização dos vendedores credenciados de flores, velas e outros produtos.

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) trabalharão na organização e na orientação do trânsito nas vias localizadas nos entornos dos cemitérios.


23/10/2020


"Sedema reforma playgrounds e bancos em cinco bairros"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Na última quinzena - de 05 a 20 de outubro, as equipes do Setor de Manutenção da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) trabalharam na restauração de parquinhos infantis e bancos instalados em áreas de lazer de cinco bairros da cidade.

Os serviços de manutenção, reparos gerais e pintura dos equipamentos públicos foram executados em playgrounds e bancos de áreas de lazer dos bairros: Nova América (rua Angelino Prezotto); Jardim Itapuã (avenida Jaú); Vale do Sol/Gran Park Residencial (rua João Batista Carregari); Jardim São Luiz (rua Nilo Peçanha); e Parque Conceição II (rua José Domingo Christofoletti).

MANUTENÇÃO - No primeiro semestre de 2020, as equipes da Sedema realizaram serviços de manutenção e reforma em 49 parques infantis (playgrounds) e em 150 bancos de madeira espalhados em diversos bairros de Piracicaba.

O município conta com aproximadamente 192 conjuntos de playground (com escorregadores, gira-giras, balanços e gangorras) instalados em parques, praças e centros de lazer.


21/10/2020


"Sedema revitaliza Bosque da Água Branca"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

O Bosque da Água Branca voltou a ser uma opção de lazer para a população da região. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), concluiu a revitalização da área verde que dispõe de uma pista de caminhada, playground, bebedouro, barras para alongamento e campo de futebol.

As intervenções de melhorias no Bosque da Água Branca foram iniciadas em junho, com o Setor de Arborização da Sedema executando os serviços de poda e a supressão de alguns indivíduos arbóreos - aqueles que estavam com as condições fitossanitárias comprometidas e de espécies invasoras (leucenas).

Depois disso, foram feitos os trabalhos de capinação, limpeza da trilha, retirada de galhos secos e o corte geral de mato, ações estas realizadas pelos setores de Resíduos Sólidos e Manutenção de Áreas Verdes.
Na etapa final da restauração do Bosque, equipes do Setor de Obras da Sedema reformaram a pista de caminhada, os brinquedos do parquinho (que foi deslocado de lugar, agora está na área onde durante anos funcionou o Pelotão Ambiental) e o alambrado, além de intervenções de melhorias na parte elétrica e no sistema de iluminação da área verde.

As melhorias no Bosque da Água Branca ocorreram a partir de solicitações da comunidade local. Situado na altura do número 1.300 da avenida Santa Catarina, durante mais de duas décadas o Bosque da Água Branca abrigou uma base do Pelotão Ambiental da Guarda Civil de Piracicaba.



21/10/2020


"Força-tarefa retira mais 150 toneladas de resíduos do Ecoponto Jd. Oriente"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e Abastecimento (Sema) e Obras (Semob) prossegue na limpeza e remoção de resíduos depositados no Ecoponto do Jardim Oriente. No último sábado (17), mais 150 toneladas de materiais descartados pela população foram retirados da unidade.

A mais recente operação para remoção dos resíduos sólidos urbanos do Ecoponto Jd. Oriente envolveu uma frota de 10 veículos ? uma carreta, um caminhão ?toco? (semi-pesado, com 2 eixos) e oito caminhões ?truck? (pesado, com 3 eixos).

Foram contabilizadas 42 viagens de caminhões truck até o Ecoparque, totalizando 150 toneladas de rejeitos (materiais que não podem ser reciclados) descarregadas no aterro sanitário da unidade de disposição final adequada de resíduos.

AÇÕES RECENTES - Entre os dias 9 e 10 de outubro, equipes da Sedema, Sema e Semob retiraram 335 toneladas de materiais descartados no Ecoponto Jd. Oriente. E no dia 3 de outubro, servidores da Sedema recolheram 185 toneladas de material inservível da mesma unidade, localizada na área entre as ruas Professora Maria Isabel Teixeira Mendes e Dr. Raul Machado Filho.

SALDO NO ANO ? De janeiro a setembro, o volume total de resíduos retirados pela Prefeitura do Ecoponto Jd. Oriente alcançou 9.438,54 toneladas ? sendo 3.477,60 toneladas de entulho, 5.548,43 toneladas de rejeitos e 412,51 toneladas de madeira. Isso representa 33,5% de tudo o que foi descartado e recolhido em todos os Ecopontos da cidade.


20/10/2020


"Cidade ganha mais quatro academias ao ar livre"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A cidade de Piracicaba ganhou mais quatro academias ao ar livre. Na semana passada foram instalados novos equipamentos de ginástica nos bairros Jardim São Francisco/Taquaral, Vila Bessy, Vale do Sol e São Mateus.

O investimento público nas quatro academias ao ar livre foi de R$ 100.548,00, valor que englobou a construção das bases de concreto e a compra dos quatro kits de equipamentos de ginástica.

O Setor de Obras da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) acompanhou e fiscalizou as obras de instalação das novas academias ao ar livre.

Confira os endereços das novas academias ao ar livre:

* Jardim São Francisco/Taquaral - avenida Orlândia

* Vila Bessy - rua Joaquim Antônio de Carvalho

* Vale do Sol - rua Adil Toledo de Oliveira

* São Mateus - rua Benedicto do Amaral Kroll

ACADEMIAS - A primeira academia ao ar livre do município foi instalada em 2009, no Parque da Rua do Porto. Hoje, Piracicaba já possui mais de 110 academias ao ar livre implantadas em áreas de lazer e parques da cidade. Os aparelhos que compõem as academias proporcionam a realização de atividades físicas de baixo impacto, destinadas aos adultos que desejam fortalecer a musculatura, melhorar a flexibilidade e combater o sedentarismo.


15/10/2020


"Parques da Rua do Porto, Piracicamirim e Paulista têm horários estendidos"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Desde o sábado (10), os parques da Rua do Porto, da Paulista e do Piracicamirim já estão com o horário de funcionamento estendido, com visitação pública de segunda-feira a domingo, das 6h às 20h. A mudança foi provocada devido ao avanço do município para a Fase 4 (Verde) do Plano SP, estratégia de combate ao coronavírus do Estado de São Paulo. A reclassificação da cidade e as novas diretrizes foram estabelecidas pelo Decreto Nº 18.476/2020, publicado na sexta-feira (9).

Apesar da extensão do horário, que passou de 8 horas para 12 horas diárias, os três parques ainda seguem com algumas restrições, conta Luís Alberto Mazzero, chefe de Divisão de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), que é o responsável por parques, praças e áreas verdes da cidade. "Ainda está proibido o uso de bebedouros, academias ao ar livre, barras de exercícios, parquinhos, quadras, rampas de skate e a prática de atividades coletivas", explica.

As medidas protetivas obrigatórias para os usuários dos parques incluem o uso de máscaras e o distanciamento social. E a Sedema ainda recomenda que cada pessoa leve a sua garrafinha de água para se hidratar.

De acordo com Mazzero, a mudança de horário já provocou uma alteração no fluxo de pessoas nos primeiros dias. "Notamos que já mudou o hábito dos frequentadores dos parques. As pessoas optam por fazer a caminhada no final da tarde, horário em que o sol está mais ameno. E, a partir de agora, também vão aos parques de acordo com a disponibilidade de horário de cada um", observa.

ENGENHO CENTRAL - Já o Parque do Engenho Central abre diariamente das 6h às 16h.


13/10/2020


"Horto de Tupi reabre com medidas sanitárias"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Com o avanço de Piracicaba para a fase 4 (verde) do Plano SP - estratégia de combate ao coronavírus do Governo do Estado de São Paulo -, o Horto de Tupi retomou as atividades de visitação e lazer nesta terça-feira (13). O local está aberto à visitação pública de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h, mediante o cumprimento de medidas sanitárias.

Tais medidas de prevenção à Covid-19 incluem o uso obrigatório de máscaras, evitar aglomerações e a disponibilização de álcool gel no Centro de Visitantes, para uso dos frequentadores da área verde. Além destes procedimentos, um colaborador da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) vai dar orientações ao público e fiscalizar o espaço. Se houver o descumprimento dessas medidas sanitárias, o Pelotão Ambiental será acionado.

"É importante a reabertura do Horto nesse momento em que Piracicaba entra na fase verde do Plano São Paulo. As atividades de lazer ao ar livre contribuem muito para o bem-estar das pessoas, mas os frequentadores deverão estar atentos a todas as normas e medidas sanitárias vigentes", declara Giovanni Batista Campos, membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi).

SANITÁRIOS REFORMADOS - Os banheiros do Horto de Tupi, localizados nas proximidades do Centro de Visitantes, foram recentemente restaurados para oferecer maior conforto aos frequentadores, inclusive com dispositivos de acessibilidade.

PROGRAMAS - Temporariamente, os programas ambientais que são realizados no Horto de Tupi, desenvolvidos pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Sedema em parceria com a equipe do IF - Instituto Florestal - ainda não acontecerão de forma presencial.

Os encontros do "Vem Pro Horto" - projeto que organiza passeios ciclísticos, caminhadas, RPG, observação de aves, brincadeiras lúdicas e outras atividades realizadas nos finais de semana - estão acontecendo em plataforma digital. A programação e as datas destes eventos são divulgadas nas redes sociais da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi).

As atividades do programa "PJ Tupi: educação integral e ambiental?, desenvolvido em parceria com a alunos e professores da E.E. Pedro de Mello, de Tupi, também prosseguem em plataforma digital.

Já os programas ambientais "EducaTrilha na Escola" e "Bacia Caipira" serão retomados em 2021, de forma presencial.

HORTO DE TUPI - A Estação Experimental de Tupi tem área de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica, sendo que em sua área de reflorestamento são encontradas espécies florestais nativas e exóticas.

Em junho de 2018 foi formalizada uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba para uso da área de visitação pública (22,3 hectares) e a gestão do local passou a ser compartilhada.


09/10/2020


"Fóssil será a nova atração do Paraíso da Criança"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A intenção é possibilitar uma brincadeira lúdica, imaginativa e criativa, como se as crianças fossem pesquisadores em ação num sítio paleontológico, descobrindo o esqueleto de um tiranossauro enterrado sob o solo. Quando o Paraíso da Criança reabrir, um fóssil gigante será uma das novas atrações da tradicional área de lazer da cidade.

O tiranossauro gigante, que possui 11,4 metros de comprimento, da ponta do rabo até a cabeça, foi produzido pelos artistas Rodrigo Zangirolami e Redley Alexandre Camargo - a dupla que já desenvolveu e construiu recintos temáticos para o Zoológico Municipal e outros brinquedos e atrações para o mesmo Paraíso do Criança.

A ideia de criar o fóssil partiu de Rodrigo, que explica o conceito do brinquedo. "Todo aquele que não conhece seu passado tende a repeti-lo. Veio daí a ideia de que a partir do lúdico, do brincar na areia e da estimulação da curiosidade das crianças, elas pudessem, nos momentos de visitação escolar e passeio com os pais, conhecer alguns conceitos da paleontologia", conta Zangirolami. "O fóssil pode despertar a importância de conhecer a história do nosso planeta, os animais que já habitaram esse mundo e o interesse em entender como chegamos até os dias atuais", acrescenta.

Para a produção do esqueleto do tiranossauro, os artistas utilizaram materiais como cimento, isopor, tinta e bastante criatividade. "A ideia do fóssil de dinossauro faz parte de um projeto maior: a construção de réplicas, em tamanho real, de animais pré-históricos", comenta Zangirolami.

A obra-brinquedo será finalizada nos próximos dias, com a construção de um pequeno muro de contenção para manter a areia numa área delimitada. No local serão colocados 25 metros cúbicos (m3) de areia.

CASA DE DOCES - Recentemente, Rodrigo Zangirolami e Redley Alexandre Camargo também concluíram os trabalhos da chamada ?Casa de Doces?, espaço temático decorado com pinturas e esculturas de pirulitos, chocolates, waffles com calda, confetes, rosquinhas e bengalas açucaradas. No entorno da casa foi construída uma área de convivência composta por uma mesa e quatro banquinhos com o formato de cogumelos.

Os artistas também assinam as esculturas dos personagens Minions, que estão incorporadas à área de dois bebedouros no Paraíso das Crianças, e de recintos do Zoológico - do tigre siberiano (cenários que remetem à Índia), dos jabutis (Monte Fuji e templos nipônicos), do tigre de óculos (florestas andinas) e a chamada Biblioteca Submersa, que é a casa de duas cobras pítons.





09/10/2020


"Sedema e Sema retiram 270 toneladas de resíduos de dois ecopontos"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Os serviços de recolhimento de materiais depositados nos ecopontos do município prosseguiram nesta semana, com ações intensificadas nas unidades dos bairros Jardim Oriente e Monte Rey. Uma nova etapa do trabalho articulado entre a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) retirou um total de 270 toneladas destes dois equipamentos adequados à descarga de resíduos sólidos pela população.

Do Ecoponto Jardim Oriente foram retiradas aproximadamente 170 toneladas de rejeitos, na quarta-feira (7), enquanto que no Ecoponto Monte Rey houve o recolhimento de 50 toneladas de rejeitos e 50 toneladas de entulho.

O montante de rejeitos - que são aqueles materiais que já não tem mais possibilidade de reciclagem ? foi encaminhado ao Ecoparque, para disposição final adequada em aterro sanitário controlado.

Já os entulhos, que são os resíduos de construção civil (RCC), foram encaminhados às usinas para britagem para futuro reaproveitamento em manutenção de estradas e bases para asfaltamento.

BALANÇO DE RESÍDUOS ? Entre janeiro e agosto, o Setor de Resíduos Sólidos da Sedema realizou a retirada de 24,86 mil toneladas de material descartado nos Ecopontos da cidade, além de 9.090 pneus.

O total pesado inclui: entulho (11.571,94 toneladas), rejeitos (11.466,94 ton) e madeira (1.822,29 ton).



07/10/2020


"Sedema retira brinquedos desgastados de parque"



Autor: Marcelo Rocha/Foto: Divulgação

Por questões de segurança, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) retirou, nesta quarta-feira (7), partes dos brinquedos de madeira que compunham o playground do Parque Histórico Quilombo Corumbataí, em Santa Terezinha.

Por causa da ação do tempo e do desgaste natural de peças de madeira, polietileno, metal e das cordas, os brinquedos - chamados de Centrais de Recreação - estavam oferecendo risco à integridade das crianças. Por isso, o Setor de Manutenção da Sedema retirou os brinquedos do local.

Os dois brinquedos foram instalados em 2009. Durante esses anos, foram realizadas manutenções pontuais e preventivas nos equipamentos. Mas agora, devido ao desgaste especialmente das peças de madeira não havia mais a possibilidade de restauração dos mesmos.

A Prefeitura de Piracicaba já está tomando providências para aquisição de uma nova Central de Recreação - que é composta por escorregadores, balanços, tobogãs, passarelas de madeira, torres e outros equipamentos que, integrados, formam uma grande estação de diversão infantil.




06/10/2020


"Prefeitura recolhe mais 210 t de dois ecopontos"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A limpeza e o transporte de centenas de rejeitos depositados pela população nos ecopontos do município prosseguiu no último final de semana. No sábado (03), equipes da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) trabalharam na retirada de 185 toneladas de material inservível do Ecoponto Jardim Oriente e de 25 toneladas do Ecoponto Mário Dedini I.

Os serviços de limpeza e recolhimento de rejeitos dos dois Ecopontos foram feitos entre as 6h e 15h, com a utilização de quatro caminhões, com a supervisão do Setor de Resíduos da Sedema.

Somente do Ecoponto Jardim Oriente foram 37 viagens de caminhão rumo ao Ecoparque, a unidade para a destinação e tratamento adequado dos resíduos urbanos. Já do Ecoponto Mário Dedini foram 6 viagens de caminhão rumo ao mesmo Ecoparque.

Com a retirada das 185 toneladas do Ecoponto Jardim Oriente, o acesso à unidade foi totalmente desobstruído. Na semana passada, a Sedema e a Sema retiraram 265 toneladas de rejeitos desse mesmo local. Dessa forma, os usuários do espaço já voltaram a realizar a descarga de rejeitos, galhos e entulho de construção civil no interior do local, evitando assim o descarte irregular no entorno do ecoponto.

TOTAL RECOLHIDO ? De janeiro e julho, o Setor de Resíduos Sólidos da Sedema realizou a retirada de 22 mil toneladas de material descartado nos oito Ecopontos da cidade, além de 8.438 pneus.

O total pesado inclui: entulho (9.723,94 toneladas), rejeitos (10.612,37 ton) e madeira (1.753,46 ton).



05/10/2020


"Sedema reforma parquinhos e bancos no Mário Dedini e Jd. Nova Iguaçu"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Os parquinhos infantis e os bancos de duas áreas de lazer da cidade, instaladas nos bairros Mário Dedini e Jardim Nova Iguaçu, foram restaurados na semana passada pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

Os serviços foram realizados pelas equipes da área de manutenção da pasta. Nos dois pontos de lazer houve a manutenção (ajustes e troca de peças) e a pintura de escorregadores, gira-giras, balanços, gangorras e dos bancos de madeira.

A área de lazer do Mário Dedini fica na rua Olga Pagoto Santiago, enquanto no que Jardim Nova Iguaçu está localizada na rua João Benedito Antônio Jordão.

BALANÇO - No primeiro semestre deste ano, as equipes de manutenção da Sedema realizaram serviços de manutenção e reforma em 49 parques infantis (playgrounds) e em 150 bancos de madeira espalhados em diversos bairros da cidade.

Piracicaba conta com aproximadamente 192 conjuntos de playgrounds instalados em parques, praças e centros de lazer.





01/10/2020


"'2º Plante Esperança encerra o Programa Setembro Verde"



Autor: Texto e fotos: Marcelo Rocha/CCS

Uma muda de escova-de-garrafa, plantada pelo piracicabano Sylvio de Paula Oriani, 84 anos, marcou a realização do 2º Plante Esperança. A atividade sócio-ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - que celebrou o Dia Internacional da Terceira Idade (1º de outubro) e o Dia Nacional do Idoso (27 de setembro) - ocorreu na manhã desta quinta-feira no Centro Dia do Idoso, no Jardim Astúrias.

Oriani é uma das 26 pessoas atendidas pelo serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), que é mantido pela Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom). Em razão da pandemia, o equipamento público está fechado desde o dia 20 de março.

No local houve o plantio de cinco mudas produzidas no Viveiro Municipal. Além de duas mudas de escova-de-garrafa foram plantadas de pitanga e de araçá. "Eu já plantei melão, abobrinha, batata e outras coisas, mas acho que essa é a primeira árvore em 84 anos", brincou Oriani.

De acordo com a irmã Letícia Dias Baroni, coordenadora do Centro Dia do Idoso, o plantio das mudas vai proporcionar mais qualidade de vida aos idosos que frequentam a unidade social. "Sonhamos com mais flores, plantas, árvores e uma horta neste espaço. Isso vai trazer memórias afetivas para esses idosos. Esperamos que essas árvores cresçam, floresçam e deem frutos de melhor consciência em relação à nossa vida e nosso planeta", diz.

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten, destacou a importância de iniciativas que propiciam mais qualidade de vida aos idosos, incluindo ações ligadas à natureza. "A união da flora e da fauna com as pessoas é cada vez mais relevante, e essa pandemia exacerbou a importância dessa relação", avalia. Falando sobre a necessidade de zelo com os idosos, o secretário ainda lembrou uma estimativa demográfica, que projeta que, no ano de 2030, a população da Terceira Idade será maior do que o número de crianças no Brasil.


SETEMBRO VERDE - O 2º Plante Esperança foi um dos três eventos do Setembro Verde, programa da Sedema que celebrou a chegada da primavera.
No dia 21 de setembro (Dia da Árvore) aconteceu o 41º Plante Vida, com o plantio de 45 mudas na rotatória que fica na entrada do loteamento Campos do Conde Taquaral.
E no dia 23 de setembro ocorreu a abertura do Parque Memorial 2020, área verde de quase 9 mil m2 dedicada aos piracicabanos que morreram vítimas da Covid-19. No local, situado no Loteamento Alto da Boa Vista, no bairro Vale do Sol, foram plantadas 331 mudas de árvores nativas.

O PROGRAMA - Criado em 2019, o Plante Esperança é um programa sócio-ambiental da Sedema que realiza ações de plantio envolvendo grupos da terceira idade, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A UNIDADE - O Centro Dia do Idoso Irmã Luigia Moschini é um serviço de assistência social de proteção especial. O equipamento municipal que foi inaugurado em setembro de 2014 e atende idosos que sofreram algum tipo de violação de direitos.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo serviços de saúde, atividades físicas, cognitivas e refeições (lanches e almoço). Além da coordenadora, a unidade possui assistente social, técnica de enfermagem, terapeuta ocupacional, cuidadores, monitora de artesanato, cozinheira, auxiliar de cozinha, funcionários de limpeza e agente administrativo.


29/09/2020


"'2º Plante Esperança' celebra o Dia Nacional do Idoso"



Autor: Marcelo Rocha

Em celebração ao Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), será realizado na próxima quinta-feira o 2º Plante Esperança, atividade sócio-ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) que envolve ações de plantio com grupos da terceira idade.

O plantio comemorativo ocorrerá às 9h, no Centro Dia do Idoso, localizado na rua João Tedesco, 1.265, no Jardim Astúrias. Na unidade pública, serão plantadas mudas de árvores frutíferas como pitanga, araçá e escova-de-garrafa vermelha. As mudas são fornecidas pelo Viveiro Municipal.

"Com o plantio de árvores frutíferas, há grande possibilidade das aves frugívoras começarem a visitar o local com mais frequência, proporcionando momentos de observação das aves, pelos idosos. Além disso, os próprios idosos poderão degustá-las em época de frutificação", comenta a bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema, Elizabeth Nunes.

O PROGRAMA - Criado em 2019, o Plante Esperança é um programa sócio-ambiental da Sedema que realiza ações de plantio envolvendo grupos da terceira idade, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (27 de setembro) e Dia Internacional da Terceira Idade (1º de outubro), data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

SETEMBRO VERDE - O "2º Plante Esperança" é um dos três eventos incluídos na programação do ?Setembro Verde?, iniciativa da Sedema que comemora a chegada da primavera.
No dia 21 de setembro (Dia da Árvore) aconteceu o "41º Plante Vida", com o plantio de 45 mudas na rotatória que fica na entrada do loteamento Campos do Conde Taquaral.
E no dia 23 de setembro ocorreu a abertura do Parque Memorial 2020, área verde de quase 9 mil m² dedicada aos piracicabanos que morreram vítimas da Covid-19. No local, situado no Loteamento Alto da Boa Vista, no bairro Vale do Sol, foram plantadas 331 mudas de árvores nativas.



28/09/2020


"Finalizadas melhorias no campo do Pq Orlanda"




Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Os serviços de revitalização no campo de areia do bairro Parque Orlanda foram recentemente concluídos pela Prefeitura de Piracicaba. As intervenções na infraestrutura do local incluíram melhorias no alambrado, limpeza e reposição de areia, construção de calçadas e a manutenção da iluminação, entre outras.

No espaço de lazer e esporte - localizado na rua Benedita Magri Gomes Leal (antiga rua da Viela) - houve a instalação de novos alambrados metálicos, pintura e a manutenção dos já existentes.

No campo propriamente dito aconteceu a limpeza e a reposição da areia, serviço executado por uma máquina retroescavadeira. Também foram feitas obras para facilitar a mobilidade na área - com a construção de calçadas, guias e a adequação do pavimento de concreto -, a reconstrução do bebedouro, da entrada de água de abastecimento público e a instalação de três bancos de concreto.

Essas intervenções foram realizadas pela equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), pasta que é responsável pela conservação de mais de 110 campos de areia da cidade.

No campo do Parque Orlanda ainda houve a manutenção no sistema de iluminação, serviço este feito pela equipe de elétrica da Secretaria Municipal de Obras (Semob).



28/09/2020


"Sedema e Sema retiram 265 toneladas de rejeitos do Ecoponto Jd. Oriente"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Os serviços de limpeza e remoção de materiais descartados nos sete Ecopontos do município prosseguiu com mais uma ação no último final de semana. No sábado (26), equipes da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) trabalharam na retirada de aproximadamente 265 toneladas de material depositado no Ecoponto Jardim Oriente.

Os serviços de recolhimento de rejeitos, executados por servidores e equipamentos das duas pastas, totalizaram 636 metros cúbicos (m3). Esse montante resultou em 53 viagens de caminhão até o Ecoparque, unidade para a destinação adequada destes materiais descartados pela população.

BALANÇO - Entre os meses de janeiro e julho, o Setor de Resíduos Sólidos da Sedema realizou a retirada de 22 mil toneladas de material descartado nos oito Ecopontos da cidade, além de 8.438 pneus.
O total pesado inclui: entulho (9.723,94 toneladas), rejeitos (10.612,37 ton) e madeira (1.753,46 ton).



28/09/2020


"Menten participa de seminário online da Folha de S. Paulo"




Autor: Marcelo Rocha

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten, participa nesta segunda-feira (28) de um seminário online ? denominado ?Agronegócio sustentável? - promovido pelo jornal Folha de São Paulo. A webinar será realizada entre as 15h30 e 17h30.

O evento gratuito será transmitido ao vivo no endereço folha.com/agronegociosustentavel. Os internautas poderão participar enviando perguntas pelo WhattsApp (11) 99648-3478.

O seminário vai reunir profissionais do agronegócio brasileiro e especialistas em sustentabilidade que estarão divididos em dois debates, um sobre ?Produção Sustentável? e outro sobre os ?Desafios da Exportação?.

José Otavio Menten é titular da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e presidente do Conselho Científico para Agricultura Sustentável.

Menten participará do debate "Produção Sustentável" em companhia de mais três especialistas: Flávio Bonini, engenheiro agrônomo e gerente de serviços técnicos da empresa Mosaic Fertilizantes; Teresa Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira, pecuarista e socióloga; e Vinícius Benites, pesquisador da Embrapa Solos e coordenador do centro de inovação em insumos para a agricultura tropical.


24/09/2020


"Sedema coleta resíduos no Centro e mais três bairros"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

O trabalho de recolhimento de resíduos sólidos e sua posterior destinação adequada - serviço que é executado regularmente pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), nos últimos dias ocorreu em bairros como Serra Verde, Monte Feliz, Pauliceia e no Centro.

As equipes do Setor de Gerenciamento Resíduos Sólidos, da Sedema, fizeram a limpeza do canteiro central da avenida Edne Rontani Bassete em toda a sua extensão, no trecho entre os bairros Serra Verde e Jardim Monte Feliz.

Em outra ação, desta vez na região central da cidade, a limpeza e o recolhimento de resíduos ocorreu na praça do Terminal Central de Integração (TCI), na praça Antônio de Paula Dutra e redondezas da avenida José Micheletti.

Na Pauliceia, o recolhimento de entulho e rejeitos foi realizado num trecho da rua Dona Maria, na calçada dos fundos Escola Estadual Dr. Dario Brasil.

As ações envolveram três dias de recolhimento manual de resíduos sólidos descartados nas ruas da cidade. O serviço teve apoio operacional de um caminhão, que fez cinco viagens rumo ao Ecoparque - o local apropriado para a destinação deste material coletado no município.


24/09/2020


"Plantio de pau d'alho marca abertura de Memorial"



Autor: Texto e fotos: Marcelo Rocha

O plantio de uma muda de pau d'alho simbolizou a abertura do Parque Memorial 2020, na manhã desta quarta-feira (23). Na área verde de aproximadamente 9 mil m2 - situada no Loteamento Alto da Boa Vista, no bairro Vale do Sol - foram plantadas 331 mudas de árvores nativas em homenagem aos piracicabanos que morreram vítimas da Covid-19 até esta data.

O administrador de empresas Walter Radamés Accorsi de Souza Sobrinho, que perdeu o irmão gêmeo José Ricardo Accorsi de Souza Sobrinho no dia 28 de junho, fez o plantio da muda de pau d'alho. "Eu me sinto muito lisonjeado pela homenagem e também por saber que a memória de cada familiar (falecido) vai ficar numa árvore dessas, para sempre", afirma.

Sobrinho representou todas as famílias enlutadas da cidade no ato que teve a presença de poucas pessoas e alguns técnicos da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), e que foi realizado seguindo protocolos sanitários de prevenção como uso de máscaras e distanciamento social.

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten, salientou que o Memorial é uma iniciativa da Prefeitura que contou com o envolvimento e a colaboração de várias secretarias. "Entre as cerca de 300 áreas verdes que temos em Piracicaba, essa aqui é uma das mais bonitas. Esse local foi escolhido a dedo pela equipe da Sedema, que buscou as alternativas que nós tínhamos para fazer essa homenagem às vítimas fatais da Covid-19 aqui em Piracicaba", declara Menten.

O Parque Memorial 2020 tem uma área de aproximadamente 1 hectare. Está localizado no entorno de uma área de preservação permanente (APP) de 1,5 hectare, que também abriga uma nascente.

O parque será composto por diferentes espécies de árvores, agrupadas em maciços arbóreos que representarão os meses a partir de abril, quando houve o registro do primeiro óbito no município. O Memorial possui mudas de pau d"alho (abril), imbirinha (maio), saguaragi (junho), ipês amarelos (julho), pau-marfim (agosto) e farinha-seca (setembro). As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal.

"Cada piracicabano falecido terá uma árvore plantada. Cada maciço representará as vítimas do respectivo mês", explica Menten. "Esse espaço aqui será dedicado à reflexão, contemplação, oração, boas lembranças, paz e lazer ecológico, mostrando a importância desses conterrâneos que nos deixaram", acrescenta o secretário.

SETEMBRO VERDE - A abertura do Parque Memorial 2020 é uma das ações que integra a programação do Setembro Verde, da Sedema, que celebra a chegada da primavera. Na última segunda-feira (21), no Dia da Árvore, houve a realização da 41ª edição do projeto "Plante Vida", com o plantio de 40 mudas na rotatória em frente ao loteamento Campos do Conde Taquaral.

E no dia 1º de outubro, às 9h, será realizado o "2º Plante Esperança" no Centro Dia do Idoso (rua João Tedesco, 1.265, Jardim Astúrias), em comemoração ao Dia Nacional do Idoso. Serão plantadas quatro mudas na unidade pública.

O MEMORIAL - O Parque Memorial 2020 será uma área composta por maciços de diferentes tipos de árvores. Está situado entre as ruas Creuza Zawitoski, Ana Maria Rodrigues e a avenida Antônio Carlos da Rocha Conceição, no Loteamento Alto da Boa Vista, no bairro Vale do Sol.

Possui área total de 8.979,81 metros quadrados (m2) e está localizado no entorno de uma área de preservação permanente (APP) vizinha de 14.178 m2. Foi idealizado para ser um lugar de lazer ecológico, reflexão e contemplação para a população de Piracicaba.

As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal.


22/09/2020


"Parque Memorial 2020 será aberto na quarta (23)"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

Piracicaba vai ganhar uma área verde destinada à reflexão, contemplação e lazer ecológico. Nesta quarta-feira (23), a partir das 9h, será aberto o "Parque Memorial 2020", espaço de aproximadamente 9.000 m² - localizado no Loteamento Alto da Boa Vista, no bairro Vale do Sol - que será composto por diferentes espécies de árvores, agrupadas em maciços. A criação do parque verde é uma homenagem às vítimas fatais da Covid-19 na cidade.

O evento, que integra a programação do Setembro Verde da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), também celebra o início da primavera, que começa nesta terça-feira (22). O Parque Memorial 2020 está situado entre as ruas Creuza Zawitoski, Ana Maria Rodrigues e a avenida Antônio Carlos da Rocha Conceição.

O Parque Memorial 2020 será aberto com seis maciços arbóreos. Cada um será dedicado a um mês e terá um tipo de árvore simbolizando e homenageando as vítimas correspondentes ao período.

No total, haverá o plantio de 09 mudas de pau d?alho (abril), 19 mudas de imbirinha (maio), 64 mudas de saguaragi (junho), 104 ipês amarelos (julho), 88 mudas de pau-marfim (agosto) e 50 mudas de farinha-seca (setembro). Pelo grande volume de mudas, a maioria delas será previamente plantada. Na quarta, serão plantados apenas alguns exemplares simbolizando a homenagem.

O evento será realizado com a presença de um número restrito de pessoas, seguindo o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. Walter Radamés Accorsi de Souza Sobrinho, que representará as famílias enlutadas, fará o plantio de uma muda de árvore registrando a inauguração do Parque Memorial 2020.

"O respeito às pessoas e ao ambiente deve estar sempre presente na sociedade. Piracicaba deverá sempre se lembrar de conterrâneos que nos deixaram nesta pandemia. Esperamos que o Memorial seja um local de orações e reconhecimento da importância de cada piracicabano falecido representado por uma árvore", declara o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.



22/09/2020


"'Plante Vida' promove plantio de mais 40 mudas"



Autor: Texto e fotos: Marcelo Rocha

A 41ª edição do projeto Plante Vida foi realizada na manhã de segunda-feira (21), em comemoração ao Dia da Árvore. Desta vez, a atividade sócioambiental - que é realizada pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) em parceria com os hospitais da cidade - aconteceu na rotatória localizada na entrada do loteamento Campos do Conde Taquaral.

Criado em 2007, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema, o programa Plante Vida é desenvolvido em parceria com o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), a Santa Casa de Piracicaba e a Unimed. A iniciativa prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida nas maternidades do município.

No local houve o plantio de 40 mudas de árvores, entre exemplares de sapucaia, peroba-rosa, tamboril, samanea (árvore da chuva), mulungu, araribá, cedro, pau-mulato, ingá e cereja-do-rio-grande, informa a agrônoma Clementina Rossin, a responsável pelo Viveiro Municipal da Sedema.

O evento - uma das ações do Programa Setembro Verde da Sedema - foi realizado de acordo com os protocolos sanitários vigentes por causa da pandemia de Covid-19 e contou com a presença de poucas pessoas/convidados.

O plantio simbólico, representando todas as crianças nascidas a partir de janeiro de 2020, foi realizado pela família da pequena Heloísa Tibério Scarpari, de 8 meses, que nasceu no HFC. Os pais, Joice Milena Tibério Scarpari e Felipe Augusto Scarpari, fizeram o plantio de uma muda de sapucaia no centro da rotatória. ?Essa iniciativa é muito importante e estamos felizes por estarmos aqui. Se Deus quiser, em breve a Heloísa retornará aqui para ver a árvore que ela plantou?, declara Joice.

O secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, observou que a primeira edição do projeto Plante Vida ocorreu em 2007 e que, desde então, já foram plantadas cerca de 65 mil mudas na cidade. "Vale lembrar que nascem cerca de 5.000 crianças por ano em Piracicaba. O Plante Vida é importante porque promove esse vínculo dos piracicabanos recém- nascidos com o ambiente", afirma o titular da Sedema.

LANÇAMENTO - Durante o 41º Plante Vida ainda houve o lançamento do livro "Sapucaia da Paz", da escritora Valdiza Capranico, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Com tiragem de 500 exemplares, o título é dirigido ao público infantil e conta a história da centenária árvore plantada na esquina da rua Moraes Barros com a avenida Independência.

"Aquela árvore foi plantada pelo meu avô Antônio Capranico, logo após o final da Primeira Guerra Mundial (1918) como um marco da paz. A intenção desse livro é contar essa história para as crianças e para as futuras gerações", explica Valdiza, autora de 14 livros infantis que enaltecem aspectos ecológicos e a necessidade de preservação da natureza.

O evento também teve o plantio de uma muda em homenagem ao escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade (1890-1977), um dos precursores da literatura infanto-juvenil no Brasil.

O 41º Plante Vida teve a participação de representantes do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) e da Unimed Piracicaba, da comunidade local, técnicos da Sedema, do IHGP e da Academia Piracicabana de Letras (APL).


22/09/2020


"Prefeitura retira cerca de 800 ton de areia, pedregulho e lixo do Piracicaba"



Autor: Texto: Eleni Destro/CCS

A Prefeitura, em ação conjunta entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento (Sema), de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Obras (Semob), retirou aproximadamente 800 toneladas de areia, pedregulho e lixo do rio Piracicaba, no ponto em frente à rampa para barcos do largo dos Pescadores, na avenida Beira Rio. A limpeza foi realizada no sábado, 19/09.

De acordo com informações da Sema, foram retirados cerca de 40 caminhões de 20 toneladas de areia e pedregulho e de lixo, como pneus - foram retirados cerca de 200 -, tecido, plástico, garrafa, câmara de ar, entre outros objetos. O trabalho fez com que o banco de areia que se formava no local, devido à estiagem, sumisse e a água voltou a correr nesse ponto, que é um dos preferidos dos turistas.

A Sedema também realiza coleta manual de lixo e outros inservíveis na margem esquerda do rio Piracicaba, desde o Museu da Água até a ponte do Morato.

Segundo Camilo Barioni, titular da Pasta de Agricultura e Abastecimento, no sábado também foi feita a preparação do solo para ampliação da rampa em concreto, atendendo a pedido dos proprietários de barcos. A rampa terá mais 6 metros de comprimento.

O presidente do Instituto Beira Rio, Luís Fernando Magossi, acompanhou os trabalhos. Ele destacou a importância da limpeza tanto pelo lado estético quanto pelo de preservação. "Os peixes, na época da piracema, sobem o rio cerca de 15 km por dia. Nesse trajeto eles precisam de locais para desestressar. E é justamente nessa região do Piracicaba, antes do salto, que eles param para descansar e depois subir. Então, com o desassoreamento há mais espaço para eles", explica Magossi.

Magossi também destaca o problema do lixo descartado no rio. "Falta educação à população. Pneu não vai sozinho para o rio. Ele é pesado e, para chegar ao rio, tem de ser jogado. Dá uma tristeza muito grande e é preciso que as pessoas se conscientizem", finaliza.




22/09/2020


"Sedema retira 250 toneladas de resíduos do Ecoponto Mário Dedini I"




Autor: Marcelo Rocha

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) prossegue com os trabalhos de limpeza dos Ecopontos da cidade. Entre os dias 18 e 19 de setembro, as equipes do Setor de Resíduos Sólidos da pasta retiraram cerca de 250 toneladas de material depositado no Ecoponto Mário Dedini I.

Deste montante, 148,20 toneladas de rejeitos (ou 276 m3) foram transportados para o Ecoparque.

A parte restante corresponde a 100,80 toneladas (ou 90 m3) de resíduos de construção civil (RCC), que foram levados para triagem e britagem na Usina de Tratamento de Resíduos Urbanos.

BALANÇO ? Entre os meses de janeiro e julho, o Setor de Resíduos Sólidos da Sedema realizou a retirada de 22 mil toneladas de material descartado nos oito Ecopontos da cidade, além de 8.438 pneus.

O total pesado inclui: entulho (9.723,94 toneladas), rejeitos (10.612,37 ton) e madeira (1.753,46 ton).


16/09/2020


"Setembro Verde 2020 celebra chegada da primavera"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Eleni Destro

Em comemoração à chegada da primavera, a Prefeitura de Piracicaba - por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) -, promove a segunda edição do programa Setembro Verde. Ao longo da próxima quinzena serão realizados plantios em dois eventos comemorativos: o 41º Plante Vida e o 2º Plante Esperança.

Por causa da pandemia da Covid-19, os dois eventos do Setembro Verde 2020 serão realizados seguindo os protocolos de saúde que estabelecem restrições de público, distanciamento social, uso de máscara e outros cuidados.

A primeira atividade será a 41ª edição do projeto Plante Vida, no Dia da Árvore, 21 de setembro, às 10h. Desta vez, o evento acontecerá na avenida Luiz Consolmagno Filho (rotatória na entrada do loteamento Campos do Conde Taquaral), com a presença de alguns convidados e colaboradores das instituições envolvidas. No local haverá o plantio de 45 mudas.

Durante o encontro ainda haverá o lançamento do livro infantil ?Sapucaia da Paz?, da escritora Valdiza Caprânico, título que será editado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) ? instituição que é parceira na realização do evento.

Criado em 2007, pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema, o programa Plante Vida é desenvolvido em parceria com o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), a Santa Casa de Piracicaba e a Unimed. A iniciativa prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município. Desde seu surgimento, o programa já foi o responsável pelo plantio de cerca de 65 mil árvores na cidade. Por ano, o município registra uma média de 5.000 nascimentos.

A outra atividade do Setembro Verde 2020 será o 2º Plante Esperança, que ocorrerá no dia 1º de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso. O evento será às 9h no Centro Dia do Idoso (rua João Tedesco, 1.265, Jardim Astúrias). Serão plantadas quatro mudas na unidade pública.

O Plante Esperança, que foi criado em 2019, é um programa da Sedema que realiza ações de plantio envolvendo grupos da terceira idade, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso.

"A realização desses plantios durante o Setembro Verde busca promover uma aproximação das pessoas que vá além do plantio de uma árvore, ou seja, que as pessoas possam ser estimuladas a cuidarem de espaços verdes da cidade. Que possam contribuir para a manutenção das mudas plantadas", declara Elizabeth Nunes, a bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema.


15/09/2020


"Prefeitura assina contrato para construção de mais 118 lóculos no Cemitério Vila Rezende"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do setor de Obras da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), assinou um contrato para a construção do Bloco D de lóculos no Cemitério da Vila Rezende. Com 118 novos lóculos, a obra deve começar em breve visa o melhor gerenciamento do espaço do cemitério.

Após a conclusão da obra - que terá prazo de 120 dias para execução, o Cemitério da Vila Rezende terá um total de 472 lóculos. A empresa responsável pela obra é a JM Construtora e Marmoraria Ltda, a vencedora do edital de concorrência nº 22/2020 que terá a obrigação de construir 118 "lóculos/gavetas pré-moldados em pedra ardósia".

Construídos a partir de 2016, os Blocos A, B e C de lóculos compõem um cemitério vertical dentro do cemitério da Vila Rezende.

Os lóculos são compartimentos em forma de gavetas onde os corpos são sepultados. Além de serem uma solução para a falta de espaços em cemitérios, os lóculos são dispositivos ambientalmente corretos pois não contaminam o solo e nem o lençol freático, observa a Sedema.

"Com esta obra, Piracicaba fica melhor preparada para atender a demanda. Contamos com quatro cemitérios no município, os públicos - Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna - e o particular - Parque da Ressurreição, além de um crematório particular (Unidas). Estamos trabalhando em conjunto com as funerárias e a Secretaria de Saúde, sempre visando atender as necessidades do município, respeitando as pessoas e o meio ambiente", afirma o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.

Cada bloco tem cerca de 70 metros quadrados, onde estão dispostos 118 lóculos, explica o engenheiro Márcio Antônio Maruko, chefe da divisão de Obras da Sedema. "A vantagem desse tipo de dispositivo é a otimização de espaços dentros dos cemitérios", analisa.

Segundo Maruko, os lóculos são totalmente lacrados com "dois fechamentos, um interno com pedra ardósia, que é impermeável, e outro externo com granito". Além disso, cada unidade/lóculo possui um sistema (tubulação e um compartimento com carvão ativado) que realiza a filtragem do odor.





14/09/2020


"Prefeitura retira mais 250 toneladas de resíduos do Ecoponto Cecap/Eldorado"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) prossegue com o trabalho de limpeza do Ecoponto Cecap/Eldorado. No último sábado (12), uma força-tarefa organizada pelo Setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da pasta realizou a retirada de mais 640 m3 de rejeitos da unidade que está em fase de desativação.

O montante retirado do Ecoponto Cecap/Eldorado equivale a aproximadamente 250 toneladas de material descartado que, ao longo do sábado, foi transportado ao Ecoparque Palmeira. Os serviços naquele ecoponto continuarão até a remoção total dos resíduos.

O trabalho de limpeza do ecoponto mobilizou 12 caminhões - quatro fornecidos pela empresa terceirizada que presta serviços de manutenção de áreas verdes à Sedema; dois caminhões da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema); e outros seis da empresa terceirizada que presta serviços à Sema.

Desde a semana passada, a Prefeitura está orientando a população que precisa descartar resíduos, e que utilizava o Ecoponto Cecap/Eldorado, a se dirigir a um dos outros sete ecopontos existentes na cidade. No local, a Sedema instalou uma placa informando a manutenção/ desativação paulatina da unidade de descarte de material inservível.

DESOCUPAÇÃO - A Prefeitura de Piracicaba optou pela desativação do Ecoponto Cecap/Eldorado porque o local onde a unidade está instalada não é mais adequado para o armazenamento de grandes volumes de resíduos descartados pela população.

O Ecoponto Cecap/Eldorado foi instalado naquele local antes do surgimento de condomínios no seu entorno. Na época de sua criação, o local era afastado de residências e já funcionava como um ponto de descarte informal de rejeitos. Com a expansão urbanística da região, moradores da região passaram a reivindicar a desativação do ecoponto.

Agora, a Prefeitura está analisando uma nova área para a construção de um novo ecoponto naquela região, distante de residências e comércios.


RELAÇÃO DE ECOPONTOS DA CIDADE

MONTE REY - Rua Giovanni Ferrazo
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 16h

BOSQUES DO LENHEIRO - Rua Sapucaia
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 17h

JARDIM ORIENTE - Rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes X Dr. Raul Machado Filho
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 17h

ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 16h

MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima

MÁRIO DEDINI II - Rua dos Topázios

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 17h

SANTO ANTÔNIO - Rua João Laurelli
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 18h; sábado, das 07h às 17h



14/09/2020


"Prefeitura finaliza obra no muro do Cemitério da Vila Rezende"



Autor: Marcelo Rocha/Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba concluiu a reconstrução do trecho de 80 metros do muro do Cemitério da Vila Rezende. A finalização do serviço contou com a participação de moradores da região, que realizaram o plantio de placas de grama no talude (área inclinada) que fica entre o muro e o local onde às quintas-feiras acontece o Varejão Jardim Primavera/Vila Fátima.

A colocação de 400 m² de grama esmeralda, realizada por integrantes da comunidade local, aconteceu neste final de semana. A grama foi fornecida pela Prefeitura.

A reconstrução do muro do Cemitério foi iniciada no dia 18 de junho. A empresa MM Demarchi (vencedora da licitação) executou a obra sob a supervisão e fiscalização do setor de Obras da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), pasta que é responsável pelo gerenciamento dos cemitérios municipais. O investimento público na obra foi de R$ 46.000,00.

HISTÓRICO ? O trecho de cerca de 80 metros do muro do Cemitério da Vila Rezende desabou no dia 19 de fevereiro, data em que o município registrou um índice pluviométrico de 93 milímetros (mm).

Depois da queda, de maneira emergencial a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema, da Defesa Civil e da equipe do cemitério, instalou uma lona preta para a proteção dos taludes e, assim, evitar mais deslizamentos antes da realização do processo de licitação e do início da obra propriamente dita.


11/09/2020


"Piracicaba recebe lote de pilhas e baterias coletadas em Saltinho"



Autor: Texto e fotos: Marcelo Rocha

O município de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), recebeu um lote de 42 quilos de pilhas e baterias coletadas na cidade de Saltinho. A ação intermunicipal faz parte de um convênio que prevê o recebimento deste tipo de resíduo, por Piracicaba, para posterior destinação adequada deste material.

O material do município vizinho, que agora será se juntará às pilhas e baterias descartadas em Piracicaba para depois ser submetido ao processo de logística reversa, foi entregue na Central de Resíduos da Sedema nesta quinta-feira (10), por Ariella Montebello, diretora de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura de Saltinho.

Celise Romanini, especialista em gerenciamento de resíduos e chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Sedema, destaca que "tanto a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) quanto a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo solicitam que os municípios trabalhem com o tratamento de resíduos e de água de forma regional".

Ariella explica que o ponto de coleta de pilhas e baterias descartadas pela população é a própria Prefeitura de Saltinho. "A gente divulga nas redes sociais, site da prefeitura e jornais comunicando que o munícipe pode levar esses resíduos até lá", declara a gestora de meio ambiente, que ainda destacou a importância da ação desenvolvida em conjunto com Piracicaba. "Saltinho é um município com cerca de 8 mil habitantes e 27 anos de emancipação. Então, essas e outras parcerias com Piracicaba, que é uma cidade maior e com mais recursos, são importantes para nós, acrescenta.

CONVÊNIO COM SALTINHO - Há mais de cinco anos, Piracicaba mantém um convênio com o município de Saltinho que garante o recebimento de pilhas descartadas na cidade vizinha para a destinação adequada deste material. Esse convênio intermunicipal, inclusive, foi recentemente renovado por mais cinco anos. ?Essas pilhas vão para a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônico (Abinee), que faz a reciclagem e a destinação correta destes resíduos?, comenta Celise.

O montante de pilhas e baterias que veio de Saltinho será incluído numa remessa de 250 quilos (desse mesmo tipo de resíduo) coletados em Piracicaba que serão encaminhados à Abinee. Neste ano, Piracicaba já coletou e destinou 750 quilos de pilhas e baterias à entidade.



10/09/2020


"Sedema retira 405 toneladas de resíduos do Ecoponto Cecap/Eldorado"



Autor: Texto e fotos: Marcelo Rocha

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio do Setor de Resíduos Sólidos, realizou a retirada de aproximadamente 405 toneladas de rejeitos do Ecoponto Cecap/Eldorado. O serviço foi executado em dois dias, no sábado (05) e na segunda-feira (07). Onze caminhões da Prefeitura de Piracicaba fizeram cerca de 90 viagens transportando o material descartado no local com destino ao Ecoparque.

A