SEDEMA em AÇÃO - Jardim Botânico de Piracicaba

SEDEMA em AÇÃO - Jardim Botânico de Piracicaba

SEDEMA em AÇÃO





Secretário: José Otavio Machado Menten



A SEDEMA - Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, vem executando diversas obras e melhorias visando maior conforto da população de nossa cidade.






DEFESA CIVIL



Contato Defesa Civil: 153 / 199
Fone: 19 3421 4350



DESTAQUE



08/05/2018

O prefeito Barjas Negri assinou o Decreto nº 17.377/2018 que cria o Jardim Botânico de Piracicaba. Dividido em três áreas distintas: uma anexa ao Parque do Engenho Central - onde aconteceu a assinatura, em coletiva de imprensa na tarde de hoje, 24/04; uma no Santa Rita, no entorno da Lagoa do bairro, onde já funciona o Viveiro Municipal, e uma no Parque Natural da Cidade, situado em Santa Teresinha (Rodovia SP-304). Somadas as áreas, o Jardim Botânico compreende mais de 860 mil metros quadrados.

Além da implementação de pontos turísticos abertos a visitação popular, o Jardim Botânico de Piracicaba vai proteger e conservar a fauna e flora nativas, bem como viabilizar a criação de um banco genético para preservação das espécies. 'A criação do Jardim Botânico de Piracicaba é mais uma iniciativa da Administração no sentido de pensarmos a cidade de maneira sustentável, preparando-a, diariamente, para o futuro', ressalta Barjas.

'É preciso ter recursos e técnicas. Assumimos a responsabilidade de fazer o decreto, que é o primeiro passo para a constituição do Jardim Botânico. Ao longo do caminho vamos anunciar algumas parcerias para captar mais recursos para avançar mais rapidamente. Se não captarmos recursos, iremos em um ritmo mais lento, mas sempre na perspecativa de proteção da natureza', completou.

Menten salientou outros ganhos resultantes da criação do Jardim Botânico. 'Entre as principais finalidades do Jardim Botânico está resguardar as espécies ecologicamente importantes para mantermos nossos ecossistemas. Com isso, poderemos identificar cientificamente as espécies que são nativas e assim, abrigar e organizar coleções de plantas. Paralelamente, haverá área aberta ao público, servindo para educação, lazer e cultura, com foco permanente na conservação ambiental', afirmou o secretário.

O presidente do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, João Neves Toledo, também esteve na assinatura do decreto e parabenizou a iniciativa. 'Esta não é uma ação local, mas uma ação para a conservação da flora brasileira', disse. De acordo com Toledo, o papel de um jardim botânico se divide em três pontos: conservação, pesquisa para conservação e educação ambiental para conservação. Ele também citou que Piracicaba tem um grande ponto ao seu favor ao poder contar com o herbário da Esalq, -um dos melhores do mundo. 'Vocês devem se orgulhar do patrimônio, do acervo que já têm. Não se deixem levar por opiniões atravessadas e avessas de quem gostaria de ser o pai da criança', observou..

A partir da assinatura do Decreto a comissão responsável pela implementação do Jardim Botânico terá 90 dias para cumprir com algumas atribuições previstas no documento, entre as quais, constam: elaborar e aprovar regimento próprio; emitir sugestões para a visão e a missão do Jardim Botânico; definir as diretrizes de uso dos espaços e referência para projetos e obras; entre outras.


A próxima etapa consiste na solicitação, por parte da Sedema, do registro e enquadramento do Jardim Botânico de Piracicaba junto ao Ministério do Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos. Com isso, será possível celebrar convênios e termos de cooperação para aprimorar recursos técnicos e captar recursos financeiros para planejar a trajetória do Jardim Botânico. Portanto, o que se espera a médio prazo é que o local, além de servir para a coleta de informações científicas, represente mais uma opção de lazer, turismo sustentável e educação ambiental.

Os estudos para implementação do Jardim Botânico de Piracicaba são da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), coordenados pela analista ambiental Juliana Gragnani, com apoio da arquiteta e urbanista Cláudia de Lima Nogueira, da engenheira agrônoma Clementina Rossin e do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap). Em 2017, o vereador André Bandeira encaminhou Indicação ao Executivo, onde pede a instalação de um Jardim Botânico na cidade.


14/04/2018

Projeto Rio Vivo e 24º Arrastão Ecológico

Projeto Rio Vivo e 24º Arrastão Ecológico. Atividades Educativas, recolhimento de lixo do Rio Piracicaba, sendo que foram coletados cerca de 300 Kg de lixo entre a Rampa do Largo dos pescadores e a Rampa da Av. Cruzeiro do Sul.

Local: Largo dos Pescadores / Rio Piracicaba

Confira as imagens:




Projeto Rio Vivo e Arrastão Ecológico - SEDEMA em Ação 04/2018




08/04/2018


Páscoa dos Bichos

No Domingo 08/04, foi realizado no Zoológico Municipal o Evento: Páscoa dos Bichos com a presença de grande Público.

Segundo a bióloga Paula C. de Souza Matias, "o evento é promovido com o objetivo de estimular os animais, promover o bem-estar animal através do Enriquecimento Ambiental, isto é, apresentar a mesma dieta do animal de forma diferente".

O Evento foi realizado em desencontro com a Páscoa, comemorada em 01/04/2018 por 02 motivos: para não associar os alimentos disponibilizados aos animais com chocolate e em respeito a Ressurreição de Cristo.


Local: Zoológico Municipal, Piracicaba - SP.

Confira as imagens:




Páscoa dos Animais - Zôo - SEDEMA em Ação 04/2018






04/04/2018

O PJ-MAIS é um programa desenvolvido pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e premiado internacionalmente (pela UNESCO e Banco Mundial). Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IF, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), explicou que a ideia de implantação do núcleo na unidade surgiu a partir da demanda por atividades diferenciadas com os alunos apresentada à gestão do Horto em 2016 pela escola e pela Associação de Moradores do Distrito de Tupi, instituições parceiras do projeto. Desde então temos trabalhado para a implantação de um núcleo associado ao programa na Estação Experimental de Tupi com o objetivo de oferecer oportunidade de formação diferenciada aos jovens utilizando a unidade como espaço experimental, de forma que a unidade cumpra cada vez melhor sua função social e seja um espaço educador sustentável.

Local: Estação Experimental de Tupi, Piracicaba - SP.

Confira as imagens do lançamento do Programa:




Programa Pré PJ MAIS - SEDEMA em Ação 04/2018





03/04/2018

Lançamento do Programa EDUCATRILHA na Escola, desenvolvido por meio de um concurso de projetos de educação ambiental a serem desenvolvidos nas escolas de Piracicaba, incluindo visitas à Estação Experimental de Tupi - Parceria Intituto Florestal / SMA SP e SEDEMA - Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba - PMP.
Local: Auditório da Biblioteca Municipal - R. Saldanha Marinho, 333 - Centro, Piracicaba - SP.

Confira as imagens do lançamento do Programa:




Programa EDUCATRILHA na Escola - SEDEMA em Ação 04/2018



06/03/2018

Confira as imagens da Construção de Academias de Ginástica ao Ar Livre:




Construção de Academias de Ginástica - SEDEMA em Ação 03/2018





26/02/2018



Enterevista do Secretário Menten a Rádio Educadora




Ouça na íntegra a entrevista do Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Eng. Agrº José Otávio M. Menten ao Programa "Comentaristas" da Rádio Educadora - 26/02/2018.




Programa COMENTARISTAS - Rádio Educadora - 26/02/2018






24/02/2018



1º Encontro Projeto Vem pro Horto #vemprohorto




Vem Pro Horto

Realização: IF/SMA e PM Piracicaba/SEDEMA

Parceiros: ESALQ/USP, Grupos diversos de Piracicaba

Descrição: Projeto que objetiva a realização de atividades educativas com a comunidade interna e externa, divulgando a unidade e tornando-a cada vez mais um espaço educador sustentável. Projeto desenvolvido em 2016 pelo Instituto Florestal, está sendo retomado nessa gestão compartilhada com a Prefeitura.


- 24 de fevereiro, das 8h30min às 11h30min, - Diálogo sobre ciclismo na Estação Experimental de Tupi.

Ciclo de oficinas mensais, sobre planejamento e manejo de trilhas voltadas ao ciclismo. O objetivo dessas ações é criar uma trilha específica para o uso de ciclistas na unidade e subsidiar a elaboração de um plano de uso público para a mesma.



19/02/2018



E. E. Tupi avança no sentido de implantar o Programa de Jovens em Piracicaba




O PJ-MAIS Tupi, parceria do Instituto Florestal com a Prefeitura Municipal, foi apresentado aos professores da Escola Estadual Pedro de Mello: foram elaborados mecanismos para integrar o projeto e as demais atividades da escola.


Na última quinta-feira (15) representantes do Instituto Florestal (IF) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEDEMA) da Prefeitura de Piracicaba apresentaram para os professores da Escola Estadual Pedro de Mello o projeto PJ MAIS Tup.

O Projeto visa à implantação de um núcleo de formação integral e ecoprofissional associado ao Programa de Jovens: Meio Ambiente e Integração Social PJ MAIS na Estação Experimental de Tupi (conhecida localmente como Horto de Tupi) com alunos do ensino médio.

O PJ-MAIS é um programa desenvolvido pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e premiado internacionalmente (pela UNESCO e Banco Mundial). Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IF, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), explicou que a ideia de implantação do núcleo na unidade surgiu a partir da demanda por atividades diferenciadas com os alunos apresentada à gestão do Horto em 2016 pela escola e pela Associação de Moradores do Distrito de Tupi, instituições parceiras do projeto. Desde então temos trabalhado para a implantação de um núcleo associado ao programa na Estação Experimental de Tupi com o objetivo de oferecer oportunidade de formação diferenciada aos jovens utilizando a unidade como espaço experimental, de forma que a unidade cumpra cada vez melhor sua função social e seja um espaço educador sustentável. Este sonho coletivo começa a se tornar realidade, relatou Maria Luísa.

Elizabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA, apresentou as oficinas propostas para o programa: Educação integral; Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentável; Turismo Sustentável; e Consumo, resíduos e arte. De acordo com a bióloga, o projeto foi apresentado pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Florestal, em forma de carta consulta ao Fundo de Interesses Difusos da Secretaria Estadual de Justiça (FID). Esse é um projeto no qual já vínhamos atuando como parceiros do IF desde o início, sendo que esse movimento tem sido fortalecido com o processo de formalização de parceria entre essas duas instituições quanto à gestão do Horto, destacou Elizabeth.

Coordenadoras do projeto, Maria Luísa e Elizabeth explicaram que enquanto a carta consulta encaminhada ao FID está em processo de avaliação, estão sendo organizadas algumas atividades iniciais para preparação dos jovens quanto ao projeto, as quais formam o Pré-PJ. Serão realizadas três atividades mensais de abril a outubro e duas em novembro, considerando as oficinas do projeto, as quais serão viabilizadas por meio de parcerias com instituições como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Em março, serão abertas 25 vagas para os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro de Mello, que fica próxima à Estação Experimental de Tupi, e as atividades do Pré-PJ serão realizadas das 14h às 17h em três quartas-feiras ao mês.

Esse projeto está sendo planejado para atender a nossa demanda e oferecer uma formação diferenciada para os nossos alunos, considerando as questões ambientais, esclareceu o diretor da escola, Thiago Franco, que manifestou sua satisfação por participar do processo de construção do projeto.

Os professores presentes manifestaram apoio ao projeto. Também foram elaborados conjuntamente mecanismos para buscar uma integração entre o projeto e as demais atividades desenvolvidas na escola e debatidas outras formas de integração com a Estação Experimental de Tupi.

Fotos: Acervo Estação Ecológica de Tupi

Mais informações: Estação Experimental de Tupi Tel.(19) 3438-7116 / 3438-7200





17/02/2018



Plantio de 700 árvores Nativas - Parque da Cidade - Projeto Bosque Rotary




A Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SEDEMA - Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente em parceria com os Rotary Clubes da cidade tem a honra de convidá-los para o lançamento do projeto "Bosque Rotary" - atividades ambientais e de sustentabilidade.

Plantio de 700 árvores de espécies nativas.

Local: Parque Natural de Santa Terezinha - "Parque da Cidade"
Rodovia SP 304 - Km 169
Data: 17/02/2018.
Horário: 9h00.



06/02/2018


Sedema inicia supressão de três seringueiras doentes na Praça da Boyes




Após uma série de estudos e análises técnicas realizadas por um corpo de especialistas, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) determinou a necessidade, com urgência, da supressão de três árvores da espécie falsa seringueira (fícus ellastica) - situadas na Praça da Boyes, ao lado da rua Luiz de Queiroz.

Os primeiros sinais de comprometimento das árvores foram verificados recentemente, após repetidos episódios de quedas de grandes galhos das seringueiras. Os trabalhos que verificaram as condições fitossanitárias das árvores tiveram início há um ano e foram coordenados pela equipe do Departamento de Arborização Urbana da Sedema. O levantamento contou com o acompanhamento técnico de um entomologista (especialista em insetos) da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O resultado do grupo de trabalho foi unânime ao apontar a necessidade imediata do corte das três árvores.

Por estarem doentes, as três seringueiras - com idade estimada entre 70 e 80 anos - oferecem riscos aos pedestres, motoristas, frequentadores e trabalhadores da praça e dos estabelecimentos comerciais situados nas imediações. Duas delas, inclusive, já estão ocas, apresentando alto sinal de necrose, além do problema de broca, um inseto altamente nocivo que ataca os pontos de transporte da seiva da árvore. Somado a isso, a madeira -morta - estava infestada por cupins.

O corte das seringueiras, iniciado na segunda-feira (5), é executado por uma equipe de 10 funcionários da Engemaia (prestadora de serviços da Prefeitura) e deve se estender pelos próximos 20 dias. Por se tratar de árvores de grande porte, uma operação conjunta é feita entre Sedema, Corpo de Bombeiros, Semuttran e e CPFL Paulista para que a ação seja executada com segurança.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, a Sedema buscou uma série de alternativas a fim de evitar o corte das árvores, mas o processo foi irreversível, dada a decadência delas. "Árvores são seres vivos, quando jovens se recuperam melhor de doenças, enquanto idosas tendem a ter mais dificuldade. Sabemos do valor histórico e da importância delas na composição da paisagem daquele local, porém, pensando na segurança dos munícipes, o corte foi autorizado", disse.

Menten afirmou que após o corte das seringueiras, será elaborado estudo para definir o novo projeto paisagístico da praça da Boyes. ?Nossa ideia é dar nova vida à praça, aproveitando as espécies já existentes, harmonizando-as com o plantio de novas árvores, estas adequadas ao perímetro urbano?, disse.

Os galhos e troncos das seringueiras serão utilizados na produção de compostagem e adubo orgânico usado no Viveiro de Mudas da Sedema.

Autor: Texto e fotos: Felipe Ferreira/CCS




02/02/2018


Novos moradores para o Zoo de Piracicaba




O que muita gente não sabe é que os zoológicos modernos, legalizados, exercem uma importante função, a exemplo do Zoo de Piracicaba.

Com relação à infraestrutura, o Zoo possui recintos espaçosos, adequados de acordo com as normas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

"Os animais que chegam nos zoológicos não são comprados e nem retirados do seu habitat natural. Eles vêm de outros zoológicos, intercambiados através de permutas. Capturados, feridos em situações adversas jamais poderão ser repostos na natureza. Eles não têm estrutura social, pais e irmãos com quem possam aprender comportamentos importantes para a sobrevivência."

Piracicaba faz parte de uma associação nacional, a SZB - Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, fundada em 1977 com o objetivo de integrar e representar os zoológicos e aquários brasileiros, considerada uma referência em conservação.

A SZB, fornece também apoio técnico, facilita a cooperação, a capacitação, o intercâmbio de conhecimentos e a realização de pesquisas nas áreas de manejo, educação e conservação, para que os zoológicos brasileiros tenham uma gestão eficiente e trabalhem dentro dos mais altos padrões éticos e de bem-estar animal.

Veja mais em:

SEDEMA em Ação - Galeria de Imagens 2018: Fevereiro.

Reportagem: http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2018/02/novos-moradores-para-o-zoo-de-piracicaba.html


22/01/2018


Concluída a primeira etapa de recuperação do Centro



Com a parceria da Acipi e Prefeitura 62 bancos 29 vasos foram reformados

Após firmarem parceria em outubro do ano passado, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba- ACIPI e a Prefeitura de Piracicaba, através da Secretarias: Meio Ambiente (Sedema); Desenvolvimento Social (Semdes); Trânsito e Transporte (Semuttran e Obras (Semob) concluíram esta semana a primeira etapa do projeto de revitalização na área central da cidade.

Nesta primeira etapa, foram efetuadas as reformas de 62 bancos e 29 vasos, além da reforma do piso da calçada e do painel digital ( relógio da Acipi) todos na rua Governador Pedro de Toledo.

O secretário do Meio Ambiente, José Otavio Mentem, acompanhado do engenheiro de obras da Sedema, Marcio Antônio Maruko, estiveram no local acompanhados pela equipe da Acipi para vistoriar o serviço executado.

"As ações no centro da cidade são importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Conforto e segurança para comerciantes e consumidores são alguns dos objetivos da ação" explicou o secretário.

Maiores Informações:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2018/01/concluida-primeira-etapa-de-recuperacao.html


17/01/2017


Áreas de lazer recebem iluminação pública




A Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) anunciou, esta semana, mais um pacote de obras de iluminação pública em diversos pontos da cidade.

O custo total deste investimento é de R$ 163.374,28. Este serviço de iluminação das áreas de lazer da Sedema acontece de forma sistemática, de acordo com o levantamento da necessidade, e faz parte do plano de governo da Administração Municipal, que tem como objetivo proporcionar mais segurança para a população.

Segundo o engenheiro do setor de obras, Márcio Antônio Maruko, os trabalhos serão executados pela CSC ? Construtora Siqueira Cardoso. A previsão de início é para fevereiro e a entrega deve acontecer em 120 dias.

Maiores Informações:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2018/01/areas-de-lazer-recebem-iluminacao.html


28/11/2017


1º Seminário Música e Cultura




A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente convida a todos os interessados a
participar das discussões sobre a execução de música em bares, casas de eventos e
similares, buscando conciliar a atividade musical com o sossego público da população.

Apresentações:

- A música como elemento aglutinador e promovedor de nossa cultura - Pablo Carajol Delvage e Cantora Thereza Alves.

- Isolamento acústico em casas de eventos e técnicas para o controle dos ruídos em
bares e similares - expondo a possibilidade de execução de música nos estabelecimentos, de modo a conciliar cultura e sossego público - Engº Abdo Osório Maluf Germano.

- O Licenciamento para execução de música em bares, casas de eventos e similares -
Engº Fabiano de Godoy Bertin.


Serviço:

Data: 05/12/2017

Horário: 08h30 às 12h30

Local: Anfiteatro da Biblioteca Municipal
Endereço: R. Saldanha Marinho, 333 ? Centro ? Piracicaba ? SP

Inscrições:

E-mail: sedemaeventos@gmail.com
Telefone: 3417-9494, (Ana ou Keyla)



Prefeitura inaugura 65ª academia ao ar livre no Jd. Planalto




22/11/2017


A Prefeitura de Piracicaba entregou, no início da noite da quarta-feira (22), à comunidade do bairro Jardim Planalto, a academia de ginástica ao ar livre localizada na rua Franscisco Raya. É a 65ª academia implantada no município, sendo duas delas adaptadas para pessoas com deficiência, uma no Parque da Rua do Porto e a outra localizada no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Barjas Negri, os secretários de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e da Saúde, Pedro Mello, e o de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, além dos vereadores Wagner Oliveira, o Wagnão, autor do projeto de lei 273/2017, que denominou o local de "Mulci Batista de Araújo"; Laércio Trevisan, Paulo Campos e Pedro Kawai. Familiares do homenageado e líderes comunitários também estavam presentes.


Autor: João J. Souza


Academia de ginástica do Jd. Abaeté é entregue




19/11/2017


No último domingo (19) foi inaugurada oficialmente a academia de ginástica ao ar livre do bairro Jardim Abaeté. Na oportunidade, também o espaço também recebeu a denominação de Major Florisvaldo Neves Ribeiro. O prefeito Barjas Negri, os secretários de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), José Otávio Menten, e do Esporte, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello, os vereadores André Bandeira, Paulo Campos e Pedro Kawai, líderes comunitários e familiares do homenageado acompanharam a entrega. A benfeitoria atende antiga reivindicação dos moradores, que reclamavam da falta de um espaço propício para a prática de esporte e lazer.

Fruto da parceria entre a Selam e a Sedema, o espaço localizado na rua Dalila Oliveira Moreira, recebeu dez aparelhos com funções indicadas para trabalhar todos os grupos musculares: simulador de cavalgada, um remador, um simulador de caminhada, um esqui, um alongador, um surf ou twist lateral, um leg press, uma rotação dupla diagonal e uma rotação vertical.

Barjas disse que academia tem caráter preventivo e faz parte da política pública do município para atender, da melhor forma possível, toda população de Piracicaba. Disse ainda que a recuperação de espaços ociosos é uma prática utilizada com frequência pela sua administração, pois dessa forma ?a população ganha um local de lazer. É importante que os moradores preservem este espaço para que possa ser útil por um longo período de tempo?.


Autor: João J. Souza


16/11/2017


Missão Verde Oliva




Turma do Tiro de Guerra de 2017 comemora formatura e recebe o nome de Ipê Amarelo .

No sábado, 18/11, acontece o primeiro plantio do programa Missão Verde Oliva quando serão plantadas 200 mudas de espécies nativas no Horto de Tupi em comemoração pela formatura dos atiradores do Tiro de Guerra do ano de 2017.

Criado em parceira com a Prefeitura, o plantio acontece através da Sedema, numa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através do Instituto Florestal (Estação Experimental/Horto de Tupi) e do Tiro de Guerra. Está comemoração contará com a presença do Prefeito Barjas Negri, do Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, do subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira, do Diretor Geral do Instituto Florestal, Luís Alberto Bucci além de outras autoridades e lideranças locais.

O plantio contará ainda com a participação de representantes da Escola Estadual Pedro de Mello do Distrito de Tupi, como o Diretor Thiago Franco e um grupo de alunos.

O objetivo deste evento segundo o secretário de Meio Ambiente através desta parceria entre a Prefeitura estaremos estreitando o relacionamento com o Tiro de Guerra de Piracicaba. Através deste programa, a partir de agora, todos os atiradores que concluam seu período de treinamento terão está oportunidade de plantar uma árvore. E cada turma receberá um nome. Por exemplo, neste ano na primeira edição do programa, o nome da Turma será "Ipê Amarelo".

Aberto à comunidade, o evento tem também um aspecto educativo de conscientização, ao estimular nos jovens a importância da preservação das áreas verdes.

Para este plantio, os técnicos da Sedema priorizaram a escolha de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica com grande número de frutíferas. Entre as espécies escolhidas estão: cana fístula, ingá vera, leiteiro, serne amarelo, sangra d?água, maria mole, goiaba, jenipapo, tamboril, cordia superba, pau viola, dedaleiro, araçá gigante, jatobá, marinheiro, pitanga, jerivá, cereja do rio grande, Taiúva, pau marfim, guamirim, falso barbatimão, pêssego do mato, araribá, uvaia, cambuí.

"Com mais esta parceria, através deste novo programa, acredito que estaremos contribuindo ainda mais para a melhoria da qualidade de vida da população, através dos benefícios trazidos com a arborização urbana. E com isso, atendemos as orientações do Prefeito Barjas Negri para que Piracicaba seja cada vez mais uma cidade sustentável", finalizou Menten.


09/11/2017

Confira as melhorias que a SEDEMA vem realizando em nossa cidade>

Galeria: SEDEMA em Ação Novembro/2017.


27/10/2017



Feriado de Finados 02/11




Na próxima quinta-feira (02), Dia de Finados, os cemitérios municipais de Piracicaba devem receber, aproximadamente, 40 mil visitantes. Os três cemitérios ? Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna -, abrem em horário especial, das 07 às 18h. Devido a maior demanda, Saudade e Vila Rezende também terão horário especial na quarta-feira (01).

Segundo Elaine Seguezzi, chefe do Setor de Cemitérios da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), a ampliação do horário é uma iniciativa que gera oportunidade aos visitantes, inclusive quem vem de outras cidades. Nesses dois dias, a administração de cada cemitério ficará aberta para atender a população.

Nos locais haverá venda de velas e flores naturais e artificiais. Uma força-tarefa da Semtre (Secretaria de Trabalho e Renda), em conjunto com o Pelotão Ambiental, fiscalizará autorizações de funcionamento, preços e qualidade dos produtos comercializados.

A Semtre liberou 24 autorizações para venda de flores naturais e artificiais, velas e fósforos, nos dias 01 e 02, especificamente para os cemitérios da Saudade e Vila Rezende.

A Diocese de Piracicaba realiza missa no Cemitério da Saudade na quinta-feira (02), às 07h, celebrada pelo padre Antonio Celio Costa; às 09h, quem celebra é o padre Marcelo Sales e, às 16h30, a celebração fica por conta dos padres franciscanos Capuchinhos. Todas as missas acontecem na capela São Miguel Arcanjo. No Cemitério da Vila Rezende, às 08h, a missa será celebrada pelo padre Josenildo Carlos da Silva e, às 10h, pelo padre Paulo Roberto Saraiva de Brito.

Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) irão orientar os motoristas e controlar o trânsito nas imediações dos cemitérios. A Guarda Civil realizará patrulhamento, enquanto que Pelotão Ambiental, Semtre e Sedema, fiscalizarão ambulantes e vendedores de flores.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai disponibilizar pessoal para trabalhos do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende.



SERVIÇO - O Cemitério da Saudade fica na avenida Piracicamirim, 2.201 - Vila Monteiro; o da Vila Rezende está localizado na avenida Marechal Costa e Silva, 44 - Jardim Primavera; o Cemitério de Ibitiruna fica na rua Piracicaba, s/n, distrito de Ibitiruna. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3426-6272, no Setor de Cemitérios.


Esquema de Funcionamento dos Cemitérios e Horários de Missas - Feriado de Finados 02/11/2017.

Confira em:



CEMITÉRIOS - Piracicaba / SP





24/10/2017

Construção de Calçadas - Centro de Lazer Vl. Fátima



A SEDEMA, através do Setor de Parques e Jardins está construindo as calçadas do Centro de Lazer, situado à Rua Jules Rimet na Vila Fátima.

Veja mais em:

SEDEMA em Ação: Galeria Outubro/2017.


19/10/2017

Piracicaba é a 1ª em ranking de saneamento



A Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) lançou esta semana, durante o Congresso Abes Fenasan 2017, em São Paulo, o Ranking da Universalização do Saneamento. No estudo, que avaliou 231 municípios do país com mais de 100 mil habitantes, Piracicaba se destaca dentro do seleto grupo de 14 cidades nos itens abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. Também foram analisados os números de internações advindas da falta de saneamento.

Veja mais em:



Ranking de Sanemaneto








13/10/2017

Secretario do Meio Ambiente do Estado visita CTR



A Central de Tratamento de Resíduos - CTR recebeu ontem, 10/10, a visita do Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin e também do Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Cetesb, Carlos Roberto dos Santos que estavam acompanhados pelo Prefeito Barjas Negri. Eles foram recepcionados pelo presidente da empresa Dr. Gerson Grutolla que fez a explanação sobre o complexo Ecoparque em quadros, números, cronograma, e depois pode acompanhá-los para apresentar as instalações.

Veja mais em:


http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/



03/10/2017

Construção - Recinto Mini Pantanal



Zoológico Municipal - está em fase de construção o recinto misto chamado Mini-Pantanal, com 600 m2 que abrigará animais do próprio Pantanal de diversas espécies como veados, cervos, catetos, cotias,pacas, ermas e araras.

Veja mais em:


Galeria de Imagens: Outubro / 2017


03/10/2017

PRESERVANDO O FUTURO



Piracicaba institui o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais aos Projetos de Proprietários Rurais.

Veja mais em:




Preservando o Futuro






23/09/2017

PLANTE VIDA



Plante Vida completou 10 anos em junho com mais de 50.000 árvores
plantadas. O objetivo é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.

Para marcar o encerramento das festividades de aniversário, o Setor de Arborização da Sedema vem plantando, desde agosto, muitas mudas e que amanhã deverá encerrar o plantio de 250 árvores, além das destinadas ao Plante Vida.

Veja mais em:


http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/09/plante-vida-de-aniversario-de-250-anos.html


21/09/2017

ECOPONTO - Bairro Santo Antônio




A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente ? Sedema, entregou nesta quarta-feira, 21/09 mais um ecoponto para a população. Com mais este, localizado na Rua João Laurelli, Residencial Santo Antônio, totalizam nove ecopontos em operação na cidade.
Com uma área de 1.200 m2, o ecoponto Santo Antônio segue o modelo padrão, com fechamento com alambrado, guarita com sanitários, baia coberta (para depósito) e iluminação.


Veja mais em:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/09/santo-antonio-ganha-uma-ecoponto.html




20/09/2017


Pesquisa quer incentivar a guarda responsável e a presença de pets em espaços públicos




A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria de Saúde, disponibilizou um questionário para incentivar a guarda responsável de animais de estimação, voltado para os tutores de cães e gatos. O questionário, que pode ser acessado no link http://goo.gl/GBpfWz - tem como objetivo reunir informações para desenvolver ações educativas e democratizar a presença dos pets em espaços públicos da cidade.

Com a iniciativa, a Prefeitura quer saber, por exemplo, se as pessoas costumam levar seus animais para passear, quantas vezes isso acontece por semana e onde, se em parques, praças ou ruas. Também por meio do questionário, se busca saber se os tutores têm conhecimento da legislação sobre o uso de focinheiras em cães ferozes - Lei Municipal 4.658/99 e dos riscos que as fezes dos animais podem trazer à saúde. A metodologia da pesquisa permite que aqueles que não têm pet também participem e colaborem.

Fonte: CCS

Acesse o questionário:



Passeando com Meu Pet






19/09/2018


Comemoração do Dia da Árvore




Dia 20/09 - 4ª feira às 14h30 - Grupo de adultos da Ginástica Funcional do SESC
Trilha no Parque do Mirante e Plantio de 2 mudas na calçada, sendo 1 muda de Canelinha e 1 muda de Cereja do Rio Grande


Dia 21/09 - 5ª feira às 14h30 - Grupo de crianças do SESC
Trilha no Parque da Rua do Porto e Plantio de 2 mudas no Parque, sendo 1 muda de Guaiuva e 1 muda de Embira de Sapo.



19/09/2018



Plantio de 250 Árvores



Data: 23/09/2017

Horario: 9h00

Local: Morro do Castelinho, entrada pela Rua. Dr. Otávio Martins de Toledo - ao lado da Escola Passo a Passo




28/08/2017


Campanha Rio Vivo 2017



Unidos pela Limpeza das Margens do Rio Piracicaba.

Data: 03/09/2017

Local: 09h00

Local: Rampa de Barco / Largo dos Pescadores.

Veja mais em: Galeria de Imagens - Setembro/2017.

24/08/2017


Revitalizada, Praça Dom Bosco Assunção será entregue com festa nesta sexta-feira



Na sexta-feira (25), a partir das 17h, a Prefeitura de Piracicaba, através da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) entrega a primeira praça adotada por um grupo de empresários. Esta parceria, semeada pela Prefeitura, através do programa -
Adote Uma Área, revisto pela Sedema, está ampliando e ganhando forças. E o resultado deste novo formato já está gerando bons frutos e pode ser visto na praça Miguel Archanjo Benício D'Assumpção Dutra, que fica em frente ao Colégio Dom Bosco Assunção.

O local passou por intervenções gerais no paisagismo, pintura e reforma, tudo por conta da empresa Focus, localizada próxima à praça, coordenada pela sócia Nise Baracat, engenheira agrônoma. Nesse processo, a agrônoma contou com o apoio e o suporte das funcionárias da Sedema, Clementina Rossini, do Viveiro Municipal, e a arquiteta Claudia Nogueira.

E para a entrega da área repaginada, a empresária preparou uma cerimônia festiva com música, algodão doce e pipoca. Nise afirma que "precisamos pensar no coletivo, mudar nossa visão. Devemos olhar para as coisas públicas com outro olhar hoje. Não devemos só criticar o governo que não faz, a Prefeitura que não tem dinheiro. Se todo mundo quiser, com esta somatória dá um resultado bom e todo mundo se beneficia".




24/08/2017


Viva Comunidade traz serviços gratuitos de saúde e lazer



Neste sábado (26), os moradores de Piracicaba terão a oportunidade de participar do Viva Comunidade, evento organizado pela Intervias, concessionária do grupo Arteris e que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba. O Viva Comunidade é uma ação de Responsabilidade Social Corporativa da Arteris que oferecerá ao público diversas atividades interativas relacionadas à saúde, educação, bem-estar, segurança, qualidade de vida, meio ambiente, sustentabilidade etc. O evento acontece na Estação da Paulista, das 10h às 15h.

Serviço:

Viva Comunidade

Sábado, 26 de agosto

Das 10h às 15h

Na Estação da Paulista


Veja mais em:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/08/viva-comunidade-traz-servicos-gratuitos.html




15/08/2017


Plantio de 250 Árvores




Em razão das chuvas dos últimos dias, e da previsão de mais chuva para os próximos, os eventos da Sedema: entrega da revitalização da Praça Miguel Archanjo Benício D'Assumpção Dutra, marcada para amanhã (18), às 17h30 e o Plantio de 250 mudas no morro do Castelinho no sábado (19), às 9 horas foram adiados:

Uma nova data para a entrega será marcada oportunamente e divulgada pelas redes sociais da Sedema e da Prefeitura.

____________________________________________________________________



Campanha RIO VIVO 2017




Informamos que a Campanha Rio Vivo, que seria realizada no próximo domingo - dia 20/08 também foi adiado devido às chuvas.

Estamos em contato com a APERP - Associação dos Pescadores Esportistas de Piracicaba para definir nova data.



Maiores Informações: NEA - Núcleo de Educação Ambiental - SEDEMA
F.: (19) 3417 - 9494


11/08/2017


Atração turística, Canal do Mirante é limpo pela Prefeitura



A Prefeitura de Piracicaba realizou na manhã desta sexta-feira, 11/08, a limpeza da comporta do Canal do Mirante, localizada no rio Piracicaba, na região do Shopping. O trabalho foi realizado por equipes da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Defesa Civil. Foram retirados dois caminhões de material arenoso, além de muito lixo, como garrafas PET e galhos de árvores.

O Canal foi criado para desviar a água para dentro do Engenho Central, construído em 1881 pelo Barão de Resende. A água servia para movimentar maquinário e também para o resfriamento de alguns processos. O curso d´água passa por dentro do Parque do Mirante e desemboca novamente no rio Piracicaba. Sua vista da avenida Beira Rio é uma das preferidas de piracicabanos e turistas. Muitos o chamam, equivocadamente, de Véu da Noiva. Na verdade, a região do salto do rio, onde se forma uma bruma pelo movimento das águas, é o verdadeiro Véu da Noiva.

Veja mais em:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/08/atracao-turistica-canal-do-mirante-e.html


07/08/2017


Cemitérios municipais têm horários ampliados para o Dia dos Pais



A Prefeitura elaborou ações específicas para receber os visitantes nos três cemitérios municipais no Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 13/08. Entre as ações previstas estão a força-tarefa envolvendo diversas secretarias e o horário de funcionamento ampliado nos três cemitérios nos dias 12/08 e 13/08, que será das 7h às 18h. As administrações dos cemitérios também ficarão abertas nestes dois dias.

Para melhor atender os visitantes, o Cemitério da Saudade, além do portão principal, abrirá os portões que ficam na avenida Independência, 2.200 e 2.400, o da rua Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, 343, e o da avenida Piracicamirim, 2.201, este para acesso de cadeirantes.

Veja mais em:

http://www.piracicaba.sp.gov.br/cemiterios+municipais+tem+horarios+ampliados+para+o+dia+dos+pais.aspx



07/08/2017


Coleta Seletiva: Campanha porta a porta começa na segunda-feira (07/08)



Com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, junto com o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental - Gmea, Cooperativa Reciclador Solidário e da empresa Piracicaba Ambiental, a partir desta segunda-feira, (07/08), os moradores de Piracicaba passarão a receber a visita dos agentes de divulgação da Coleta Seletiva. O início do trabalho, definido em conjunto é o Bairro Alto.

Este trabalho porta à porta, está programado para acontecer em 70 bairros ao longo de dois anos, e tem por objetivo explicar aos moradores o funcionamento da Coleta Seletiva entre outras coisas: divulgar a programação semanal, esclarecer quais são os materiais potencialmente recicláveis e servir também para dirimir as dúvidas da população.


Veja mais em:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/08/coleta-seletiva-campanha-porta-porta.html


01/08/2017


Marco de fundação da cidade ganha Paisagismo



Como parte das comemorações de 250 anos da cidade, o setor de obras ambientais da Sedema criou um projeto paisagístico para o entorno do marco de fundação da cidade, localizada no interior do Engenho Central, um dos locais de grande visitação pelos piracicabanos e turistas.


http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/08/marco-de-fundacao-da-cidade-ganha.html


31/07/2017



Ato Cí­vico inicia as comemorações pelos 250 anos de Piracicaba




Evento será realizado na Praça Jossé Bonifácio, no dia 1º de agosto, ás 9h

Um ato Cívico na próxima terça-feira, 01/08, ás 9h, na praça José Bonifácio, marca o ini­cio das festividades dos 250 anos da fundação da cidade de Piracicaba.

O ato, organizado pela Prefeitura, por meio da Comissão de Eventos Cí­vicos, tem apoio do Tiro de Guerra 02028, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e grupos de escoteiros.

Entre as atividades previstas estão o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de São Paulo e de Piracicaba. O historiador Fábio Bragança fará uma explanação sobre a cidade de Piracicaba e as escolas municipais de ensino fundamental Professor Taufic Dumit e a infantil Professor Sabino Stênico se apresentarão. Valdiza Capranico, presidente do IHGP, entregará cópia da escritura original de compra e venda da sesmaria da margem esquerda do rio Piracicaba ao prefeito Barjas Negri. A Banda do Exército Brasileiro executará o Hino de Piracicaba.

Também são parceiras do evento a Esalq, Unimep, Fumep, Conespi, Acipi, Sindicato dos Metalúrgicos, Simespi, Coplacana, Sesc, Sesi, Senai, Sest/Senat, Conepir, Friso de Ouro, Apapir, Academia Piracicabana de Letras, Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos, Centro Cultural Martha Wats, Rotary Clube, Lions Clube, Diocese de Piracicaba e Conselho de Pastores, além da participação das secretarias municipais de Governo e Desenvolvimento Econômico, Ação Cultural e Turismo, Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Educação, Instituto de Pesquisa e Planejamento e Câmara de Vereadores.

Fonte: CCS

http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/index.php?pag=noticia&id=77


31/07/2017

Sedema realiza plantios em calçadas na Nova Piracicaba.




O setor de arborização da Sedema, vem realizando um levantamento na cidade para descobrir locais em calçadas que estejam aptos para receber o plantio de novas árvores. O adensamento de construções, equipamentos e instalações urbanas, normalmente dificultam a implantação de programas de arborização urbana.

Veja mais em:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/07/sedema-realiza-plantios-em-calcadas-na.html


26/07/2017

Menten acompanha inspeção nos Parques




O secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, visitou outros parques nesta segunda-feira (24/07). Desta vez, acompanhando a inspeção de rotina, realizada pela encarregada de Parques, Fabiana Miranda. O secretário estava acompanhado também pela arquiteta do setor de obras ambientais, Claudia Nogueira, para conhecer e ouvir sugestões para possíveis melhorias.

Veja mais em:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/07/menten-acompanha-inspecao-nos-parques.html


24/07/2017

Menten recebe a visita do Secretário do Meio Ambiente de Americana




Na tarde desta segunda-feira (24/07) o secretário de Meio Ambiente, José Otávio Menten, recebeu o secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias acompanhado pelos subsecretários: Antônio Donizete de Paula e Cicero Moura de Jesus.

Durante o encontro os secretários trocaram suas experiências em empresas públicas e acenaram algumas possibilidades para estabelecerem uma cooperação técnica entre as duas cidades. Dias comentou que ?apesar da cidade de Americana possuir pequena extensão territorial, possui uma vasta área verde e alguns bens naturais necessitam de um cuidado um pouco mais aprimorado?.


Veja mais em:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/07/menten-recebe-visita-do-secretario-do.html


21/07/2017

Novidades no adote de áreas verdes




Parceria entre poder público o setor privado podem ajudam a cuidar das mais áreas de lazer da cidade.

Uma parceria para auxiliar a manutenção de áreas verdes em uma cidade como Piracicaba, com mais de 450 espaços destinados ao lazer, traz benefícios para todos.

Espaços menores, como rotatórias e canteiros centrais cuidados por empresas, já são conhecidos pela população. E o interesse de uma empresária veio de encontro à proposta de reformulação do projeto Adote Uma Área, criado pela SEDEMA.

Veja mais em:

http://sedemapiracicaba.blogspot.com.br/2017/07/novidades-no-adote-de-areas-verdes.html


01/07/2017

Manutenção em Centro de Lazer




SEDEMA realiza Manutenção e melhorias no Centro de Lazer Vila Fátima.


- reforma dos alambrados da quadra;
- construção de bebedouro;
- construção parcial de passeios;
- instalação de bancos e lixeiras;
- Pintura geral.

Local: Centro de Lazer - Av. Jules Rimet, Vila Fátima.

Data: 06/07/2017.



01/07/2017

Manutenção dos Brinquedos do Parque CECAP / Eldorado




SEDEMA realiza Manutenção dos Brinquedos do Parque CECAP / Eldorado.
Local: Parque CECAP / Eldorado.
Data: 01/07/2017.



26/06/2017

Plantio - E.E. Pedro de Melo - Tupi




Plantio com os alunos, professores e direção da Escola Estadual Pedro de Melo em Tupi - Programação de encerramento da Semana do Meio Ambiente 2017.
Local: Tupi.
Data: 26 /06/2017.



23/06/2017

Prefeitura promove visita ao Centro de Tratamento de Resíduos




A Prefeitura de Piracicaba por meio da Sedema promoveu na última sexta-feira, (23), visita ao CTR ? Central de Tratamento de Resíduos no Ecoparque. Participaram da ação o vereador Aldiza Vieira Marques (PPS) e assessores, representantes do Departamento do Meio Ambiente da prefeitura de Conchal/SP e equipe da prefeitura de Rezende/RJ. A comitiva foi acompanhada pelos técnicos da Sedema, Thiago Angeleli, Giovanni Batista de Campos e Carlos Ambrosano.



Durante a apresentação a assessora da Comunicação Social da empresa, Andrea Muniz, apresentou a unidade, o processo de substituição dos aterros, os serviços de varrição manual e mecanizada, coleta e transporte de resíduos, as etapas de tratamento e compostagem e aproveitamento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, práticas locais para o descarte correto de vários tipos de resíduos que a cidade tem de forma sistemática, no caso de lâmpadas, pneus, pilhas e baterias.



O Centro de Tratamento de Resíduos trata cerca de 400 toneladas/dia de resíduos residenciais. A Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, responsável pela Câmara Técnica do aglomerado urbano, estuda a possibilidade de todos os 23 municípios que compõe Aglomeração Urbana Piracicaba possa utilizar o sistema.



Construído por meio da PPP (Parceria Público Privada) pela Piracicaba Ambiental, o CTR iniciou as atividades em março/2015. Está localizado em área de 600 mil metros quadrados, denominado Ecoparque, às margens da Rodovia Laercio Corte (SP 147) entre as cidades de Piracicaba e Iracemápolis.


http://www.piracicaba.sp.gov.br/prefeitura+promove+visita+ao+centro+de+tratamento+de+residuos.aspx




23/06/2017

Prefeitura realiza reforma no Centro de Lazer do Vila Fátima



A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, realizou a reforma do Centro de Lazer da Vila Fátima, que fica na avenida Jules Rimet. De acordo com informações da equipe de manutenção, nesta primeira etapa foram executadas a limpeza do local, com retirada de entulho, poda geral das árvores, reforma de calçadas, pintura das estruturas dos alambrados da quadra e pintura da pista de skate.

Para dar mais conforto aos frequentadores do espaço, foi construído um bebedouro no centro de lazer e instalados bancos e lixeiras. O sistema de drenagem de águas pluviais também foi revisado, para melhorar o escoamento no espaço.

Veja mais em:

http://www.piracicaba.sp.gov.br/prefeitura+realiza+reforma+no+centro+de+lazer+do+vila+fatima.aspx


07/06/2017


rofessores da Rede Municipal conhecem o tratamento completo de água e esgoto




Visitas técnicas são parte da Semana do Meio Ambiente 2017


As etapas de descontaminação do esgoto e tratamento da água, pôde ser observado de perto pelos 16 professores da Rede Municipal que participam desde março do curso de educação ambiental Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de Vida e Saúde. As visitas técnicas realizadas na tarde de hoje, 7/10, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte do Caixão e Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim fino é parte também da Semana do Meio Ambiente 2017, que teve início anteontem, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, e segue até o dia 10.

O curso é realizado por meio da parceria entre o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

veja mais em:

http://educacao.piracicaba.sp.gov.br/professores-da-rede-municipal-conhecem-o-tratamento-completo-de-agua-e-esgoto/



06/06/2017


Prefeitura terá representantes na Comissão Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ



A Prefeitura de Piracicaba terá duas representantes na Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ (CT-EA). A bióloga Elizabeth Nunes Salles, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), e a coordenadora de Projetos de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Lais Ferraz de Camargo, foram indicadas na manhã de hoje, 06/06, durante reunião no Engenho Central, para renovação dos membros Biênio 2017-2019.


Após explanação do secretário adjunto da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ, Sebastião Vainer Bosquilia, sobre a estrutura dos Comitês e as atribuições da CT-EA, foram empossados os novos membros. Na sequência, foi eleita a Coordenação da CT-EA, que terá como coordenador Tiago Georgette, do Instituto de Proteção Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí - Limeira, como coordenadora-adjunta Ana Lúcia Vieira, da Sanasa - Campinas e como secretária Rosimeire Aparecida de Oliveira, da ONG Casa do Amor Fraterno.



Confira as atribuições da CT-EA: http://www.comitespcj.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=67:ct-ea-educacao-ambiental-atribuicoes&catid=32:ct-ea-educacao-ambiental&Itemid=258


Plante Vida, 10 anos e mais de 50 mil árvores plantadas



No próximo dia 10 de junho, a Prefeitura de Piracicaba comemora oficialmente uma data muito importante. Há exatamente dez anos, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) dava início ao programa "Planta Vida: nascemos juntos para viver" , parceria com as três maternidades da cidade dos hospitais dos Plantadores de Cana, Unimed e a Santa Casa.

A proposta surgiu no primeiro mandato do prefeito Barjas Negri dentro do programa "Piracicaba Mais Verde", que tinha a proposta de plantar em 100 mil árvores/ano, nas zonas urbana e rural. Com o próximo plantio, cerca de 1500 mudas, o "Plante Vida" além de comemorar os seus 10 anos e, ainda, o plantio de 50 mil novas árvores.

O prefeito Barjas Negri lembrou que, numa reunião de trabalho com a equipe da Sedema, foi discutido a questão de ampliar a arborização da cidade, mas era preciso ir além da proposta do "Piracicaba Mais Verde". Foi assim que surgiu a ideia do Plante Vida, com o forte slogan "nascemos para crescer juntos", e que consegui a adesão das maternidades e principalmente das mães e pais.

O projeto é coordenado pela Núcleo de Educação Ambiental da Sedema, que é o responsável por fazer contato com os pais das crianças e propor a adesão ao Plante Vida, de três maneiras: o plantio de árvores em área particular, quintal ou chácara. A cada três meses, todas as famílias as crianças são convidadas para o plantio coletivo, numa área verde definida pela secretaria.

PLANTE VIDA

Área de lazer do Castelinho, à rua José Rosário Losso, próximo ao número 87
Dia 10 de junho - 10 h



05 a 10/06/2017

Semana do Meio Ambiente 2017




O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Pelo Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

O Instituto Terra Vida promove a articulação entre as instituições e a divulgação da Semana do Meio Ambiente, que acontecerá no período de 5 a 10 de junho de 2017, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba (Sedema, Selam, Semae, Semactur), Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura de Piracicaba, Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

A Semana do Meio Ambiente tem como objetivo conscientizar a população tanto sobre os problemas ambientais que atingem o Brasil e o mundo, quanto sobre a importância da preservação da natureza. O conteúdo é passado de forma lúdica, por meio de atividades artísticas, ecológicas e culturais, com intuito de despertar a consciência e a reflexão sobre o meio ambiente de uma maneira agradável.

Veja Programação completa:




Semana do Meio Ambiente 2017





Músicas Ecológicas



Durante a Semana do Meio Ambiente 2017, lançamento da Página: SEDEMA - Músicas Ecológicas.




Músicas Ecológicas





29/05/2017

Animais do Zoológico se exercitam no inverno




Zoológico de Piracicaba - Construção de Arranhador para Felinos


Além dos cuidados como o aquecimento dos recintos e a introdução na dieta de alguns alimentos mais calóricos, algumas atividades físicas são introduzidas de forma lúdica para fazer com que os animais se exercitem, contribuindo para o aquecimento e alongamento, além do tradicional banho de sol.

Estas atividades fazem parte do Enriquecimento Ambiental que consiste na introdução de variedades criativas e até mesmo alguns desafios a fim de contribuir com o bem-estar dos animais cativos. Mas, não se restringem apenas às atividades físicas. Alimentos são escondidos ou pendurados para estimular ou simplesmente para quebrar a rotina. Estas diferentes técnicas de enriquecimento podem ser divididas em cinco grandes grupos: físico, alimentar sensorial, social e cognitivo.


Confira em:

Galeria de Imagens: SEDEMA em AÇÃO - Maio / 2017


25/05/2017

Sedema realiza poda de árvores e limpeza da Praça Tibiriça



A Prefeitura, através do Núcleo de arborização da Sedema iniciou hoje (24/05) uma ação preventiva de poda e limpeza na Praça Tibiriçá, localizada no centro, entre as Ruas do Rosário e Alferes José Caetano.

Com esta ação a Sedema a espera também minimizar o problema de fezes dos pombos em razão do número de pássaros que procuram aquelas árvores para pernoitarem. Além disso, a Secretaria promove a lavagem frequente do piso da praça Tibiriçá com jatos de água pelo caminhão pipa.

25/05/2017

Varredeira mecanizada agiliza a limpeza de áreas verdes da cidade



O setor de varrição da Prefeitura ganhou reforço com a aquisição de uma máquina de varredeira mecanizada, C201 da Johnston pela Piracicaba Ambiental, empresa terceirizada que realiza o serviço terceirizado para a Prefeitura.

Segundo informações da empresa o operador da varredeira mecânica recebeu instruções e vem desempenhando suas atividades de modo seguro e satisfatório. O equipamento tem capacidade no tanque de 50 litros de diesel S-10 e autonomia de trabalho entre 18 e 20 litros por turno trabalhado, chegando a fazer a limpeza de até 10Km em 8 horas de trabalho.

O equipamento que vinha sendo testado desde de forma experimental desde fevereiro em alguns pontos da cidade apresentou resultados satisfatórios, como: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Ginásio de Esportes, Estádio Municipal, Terminal Rodoviário.



12/05/2017


José Otávio Machado Menten vai comandar a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente




O prefeito Barjas Negri convidou o professor doutor da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo) José Otávio Machado Menten para assumir o comando da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Menten tem experiência na vida pública como vereador, por dois mandatos, e secretário municipal de Agricultura de Piracicaba.

Menten, 65 anos, é casado e tem duas filhas. É formado em engenharia agronômica, com pós-doutorado na Holanda, Dinamarca e Inglaterra. É professor associado da Esalq /USP, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag). Foi pesquisador do IAC (Instituto Agronômico), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), professor da Unesp Botucatu, Unimar e Unipinhal.

"Assumir a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente é uma grande oportunidade nesse momento da minha vida, no qual estou encerrando a minha atuação como professor. É uma oportunidade de continuar as atividades em prol da sociedade, além de ser uma grande honra participar dessa equipe forte da Prefeitura. Também é um grande desafio trabalhar com o prefeito Barjas Negri, que é um exímio gestor. Conheço o seu plano de governo e sei que existe uma série de desafios que irão exigir muito trabalho para atender as expectativas da população", disse Menten, que se encontrou hoje, 12/05, pela manhã, com o prefeito.

Barjas Negri exaltou o trabalho do ex-secretário Rogério Vidal, que pediu exoneração do cargo por motivos de saúde, após 12 anos na função. "O Vidal deixa o cargo de secretário, mas não se desliga da Sedema, secretaria da qual é funcionário, e continua a nos ajudar com toda sua experiência", observou Barjas. "Convidamos o Menten, que tem grande experiência acadêmica e política, já que foi secretário de Agricultura, para assumir a Pasta de Meio Ambiente. A missão dele é dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na área de resíduos, arborização, entre outras, e também promover um debate bom com a sociedade para que Piracicaba continue sendo uma cidade sustentável", ressaltou.

Autor: Eleni Destro/Fotos: Justino Lucente



27/04/2017


Participação da Sociedade Civil no COMDEMA - Biênio 2017 / 2019




Está aberto, até o dia 02/06/2017, o cadastramento de entidades civis que se interessarem para compor o plenário do COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente no biênio 2017/19.

Conforme a Lei Complementar nº 251/10, o plenário, órgão de decisão máxima do COMDEMA é formado por 21 (vinte e um) representantes, sendo 16 (dezesseis) da sociedade civil, 3 (três) do Poder Executivo Municipal, 1 (um) da Cetesb e 1 (um) da Polícia Militar Ambiental.

Os representantes da sociedade civil são divididos nos mais diversos segmentos, de modo a permitir a ampla participação popular no Conselho.

As vagas para a sociedade civil são as seguintes:

- 3 (três) representantes do conjunto das entidades civis com finalidade de defesa da qualidade do meio ambiente e com representação no Município;

- 3 (três) representantes das entidades civis, legalmente constituídas, com o objetivo de defesa dos interesses dos moradores, com atuação no Município de Piracicaba;

- 1 (um) representante do conjunto das universidades instaladas no território do Município, escolhido por seus pares;

- 1 (um) representante escolhido entre cada um dos seguintes conjuntos de entidades:

a) entidades civis representativas de categorias profissionais liberais, com atuação no âmbito do município de Piracicaba;
b) entidades civis, legalmente constituídas, representativas de empresas comerciais, com atuação no âmbito do município de Piracicaba;
c) entidades civis, legalmente constituídas, representativas das empresas industriais, com atuação no âmbito do município de Piracicaba;
d) entidades civis, legalmente constituídas, com a finalidade de defesa do patrimônio histórico e cultural do município de Piracicaba;
e) entidades civis, legalmente constituídas, representativas dos produtores rurais do município de Piracicaba;
f) sindicatos de trabalhadores de categorias profissionais não liberais, com base territorial no município de Piracicaba;

- 3 (três) representantes de entidades legalmente constituídas, com finalidades distintas das anteriormente mencionadas.

Para a inscrição as entidades devem apresentar os seguintes documentos:

- Cópia do estatuto da entidade registrado em Cartório ou cópia da lei de criação da entidade;
- Cópia da ata de posse da atual diretoria registrada em Cartório;
- Ofício assinado pelo representante legal com a indicação dos representantes, titular e suplente, indicados para participação do processo de renovação do Conselho.

O local do cadastramento será o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, localizado à Rua Maurice Allain, 77, Parque Mirante. O prazo é até dia 02/06/2017, com horário de atendimento das 8:30 h à