PIRACICABA LIDERA RANKING ABES DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO - PIRACICABA LIDERA

PIRACICABA LIDERA RANKING ABES DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO - PIRACICABA LIDERAPIRACICABA LIDERA RANKING ABES DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO - PIRACICABA LIDERAPIRACICABA LIDERA RANKING ABES DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO - PIRACICABA LIDERA

RANKING ABES DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO



A lei 11.445/20071 definiu a universalização do saneamento como um dos seus princípios
fundamentais, conceituando-a como ampliação progressiva do acesso de todos os domicílios ocupados ao saneamento básico, questão diretamente ligada aos direitos básicos de saúde e moradia, garantidos pela Constituição Federal.

A fim de avaliar a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil, a ABES
apresenta por meio desta publicação o mais novo instrumento de avaliação do setor no país - o RANKING ABES DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO. Por meio de indicadores
de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos, o ranking avalia as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes. E, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI - Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município.

Compõem o estudo, 231 municípios cujos dados foram fornecidos ao SNIS2 - Sistema
Nacional de Informações de Saneamento. Os dados de saúde foram obtidos do DATASUS
do Ministério da Saúde.

O ranking é uma composição dos indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos nos municípios com mais de 100 mil habitantes, resultando em um indicador final de pontuação máxima de 500%.

Quatro dos indicadores foram obtidos diretamente do SNIS, ou seja, indicadores calculados pelo próprio sistema. A exceção ficou com o indicador de destinação adequada de resíduos sólidos, desenvolvido para este estudo a partir da combinação de informações existentes no SNIS. Compõem o ranking apenas municípios que forneceram ao SNIS as informações para composição de todos os indicadores.

Fonte: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental


Acesse o documento:




RANKING ABES DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO





Piracicaba lidera ranking que avalia saneamento básico no país



Piracicaba (SP) lidera o ranking nacional que avalia o saneamento básico em cidades com mais de 100 mil habitantes no país. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (3) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que avaliou 231 municípios em todo o país.

Piracicaba está em primeiro lugar entre 14 cidades que conseguiram pontuação acima de 489, índice que classifica as cidades como ?rumo à universalização? do saneamento básico. O ranking avalia abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos, além de números de internações por falta de saneamento. Na região de Piracicaba, Limeira também ficou entre as 14 com maiores pontuações, conseguindo o nono lugar.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/piracicaba-lidera-ranking-que-avalia-saneamento-basico-no-pais.ghtml



Piracicaba lidera ranking que avalia saneamento básico no país