Programa Municí­pio VERDEAZUL - Banco de Dados

Programa Municí­pio VERDEAZUL - Banco de Dados

PMVA - Programa Município Verde Azul





Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul - PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição - FECOP.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o "Ranking Ambiental dos municípios paulistas", constando os 645 municipais paulistas signatários do PMVA desde 2008.

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambienta - IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Para maiores informações, o contato pode ser feito pelo telefone (11) 3133-4160, pelo e-mail municipioverdeazul@sp.gov.br, pessoalmente ou por correspondência.

A Coordenação do PMVA localiza-se na Av. Prof. Frederico Hermann Júnior, 345, Alto de Pinheiros - São Paulo - SP - CEP 05459-900.

Fonte: http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/o-projeto/






Banco de Dados PMVA - Período 2017.09.01_2018.03.22






- MAPAS

Produção de Mapa através de programa de Sistema de Informação Geográfica - SIG ou GIS (sigla em inglês) e do Sistema DATAGEO da SMA / SP - Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, utilizando base de dados de fontes governamentais, disponíveis ao acesso público.

Software: QGIS
Versão: 2.18.12




QA8 MAPA DE FOCOS DE CALOR





US8 MAPA DO POTENCIAL MINERÁRIO





US8_MAPA DE ÁREAS CONTAMINADAS





US8 PERIGO DE ESCORREGAMENTO EM UTB's





US8 PERIGO DE INUNDAÇÃO EM UTB's





US8_RISCO DE ESCORREGAMENTO EM UTB's





US8 RISCO DEINUNDAÇÃO EM UTB's





US8 VULNERABILIDADE





- RELATÓRIOS


Objetivo: gerar diagnóstico das Áreas através da análise de Mapas nos diversos Temas nos limites Territoriais do Município de Piracicaba, possibilitando análise e embasamento para o desenvolvimento de ações e elaboração de políticas públicas.




QA8 Focos de Calor





US8 Potencial Minerário





US8 Áreas Contaminhadas





US8 Processos Geodinâmicos





Banco de Dados PMVA - Período 2016.09.01_2017.08.31







Banco de Dados 2017 - Diretivas Programa Município VERDEAZUL