SEDEMA

      A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente foi criada através do Decreto 5.599 de 27 de novembro de 1991 a partir da antiga Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

           Ao longo destes anos, cresceu e vem passando por grandes transformações, direcionando suas ações e projetos para as questões ambientais buscando melhorar cada vez mais os índices de sustentabilidade do município.

          Mantém um trabalho permanente de Educação e Fiscalização Ambientais e  a partir de 2011 assumiu a responsabilidade pelo Licenciamento das atividades de impacto local, antes de competência da Cetesb.

        Desde 2005, em parceria com a Selam, vem investindo na ocupação de espaços  urbanos abandonados através da implantação de Centros de Lazer, Praças, Parques, Campos de Futebol,  Iluminação permitindo que os cidadãos tenham mais lazer, segurança, saúde e maior convívio social.

       Graças a este esforço a maioria dos bairros de Piracicaba possui, hoje, algum destes espaços o que, com certeza, veio contribuir significativamente com a melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

        A SEDEMA criou, em  2005, o Programa Piracicaba Mais Verde, através do qual triplicou o número de árvores na cidade, saltando de cerca de 92 mil em 2005 para mais de 280 mil até agosto de 2011 e permitiu o plantio de quase 600 mil árvores em todo o município.

          Em parceria com o IPPLAP, o apoio da ACIPI e da Câmara de Vereadores aprovou a Lei Cidade Limpa que contribuiu para a redução da poluição visual e resgatou a paisagem arquitetônica da cidade que estava escondida atrás de letreiros e painéis.

          Na gestão de resíduos, enfrentou o fechamento do antigo aterro do Pau-Queimado, passando a enviar o lixo orgânico para um verdadeiro aterro sanitário no município de Paulinia, propondo, ao mesmo tempo, a implantação de uma Unidade de Tratamento de Resíduos em Piracicaba através de uma  Parceria Público-Privada.

         Implantou pontos de recebimento de Pneus, Pilhas, Baterias e Lâmpadas Fluorescentes, disciplinou o gerenciamento de entulho de construção civil, ampliou o Programa Catacacareco - que recolhe bens inservíveis nas residências- e a coleta seletiva,que hoje atende 27 bairros da cidade, tendo como meta atingir 100% ainda neste ano.

          Devolveu à população um Zoológico totalmente renovado, após o mesmo ter sido fechado por 6 anos, que recebe mais de 30 mil visitantes anualmente.

    Investiu, também,  na melhoria dos cemitérios municipais e vem implantando as chamadas Academias da Terceira Idade que tem sido recebidas com enorme alegria pela população. 

Endereço: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa 2233 - 9º Andar , Piracicaba / SP

Veja o mapa de localização.