Nucleo de Educacao Ambiental - NEA

Para saber mais sobre o NEA clique aquihttp://neasedema.wix.com/educacaoambiental

Prefeitura publica Plano Municipal de Educação Ambiental

Materiais para baixar e consultar:

- Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) 6922/2010 - - http://siave.camarapiracicaba.sp.gov.br/arquivo?id=221305

 

- Decreto 14611/2012 (Regulamenteção da PMEA) - http://siave.camarapiracicaba.sp.gov.br/arquivo?id=235701

- Cartilha Árvores do Mirante - http://www.slideshare.net/neasedema/cartilha-arvores-mirante

- Cartilha História de Piracicaba - http://www.slideshare.net/neasedema/parque-mirante-histria-de-piracicaba-13926283

- Cartilha do Zoológico - http://www.slideshare.net/zoopira/cartilha-zoo-atualizada-2012-13926625

- Cartilha do Aviário - http://www.slideshare.net/zoopira/cartilha-zo-viveiro-passaro-2012-13926878

- Cartilha Resíduos - http://www.slideshare.net/nea_residuos/cartilha-resduos

O Núcleo de Educação Ambiental – NEA é formado por uma equipe de educadores ambientais, atua desde 1996 na Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, e está sediado no Parque do Mirante desde agosto de 2010.

Entre os principais objetivos do NEA está o planejamento e a execução de projetos, programas e intervenções de Educação Ambiental com o propósito de auxiliar nos programas da SEDEMA relacionados à Arborização Urbana, Resíduos Sólidos e Políticas Públicas, com temas relacionados aos Recursos Hídricos e à Biodiversidade.

Principais ações:

  • Monitoria de visitas a grupos previamente agendados ao Parque do Mirante e Zoológico Municipal 
  • Visitas orientadas ao Parque do Mirante e Zoológico Municipal no Programa Cultura é Currículo – Projeto “Lugares de aprender: a escola sai da escola”.
  •  Aviário (Zoológico Municipal) - Campanha Permanente contra o Tráfico de Animais Silvestres e Manutenção de Animais Silvestres em Cativeiro.
  • Palestras e intervenções em escolas e grupos comunitários. Planejamento e desenvolvimento do ANIMAFÉRIAS - Curso de Férias no Zoológico Municipal de Piracicaba .
  • Apoio em ações e programas para destinação adequada de diferentes resíduos: Coleta Seletiva, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, remédios vencidos, pneus e entulhos..
  • Apoio no Programa de Arborização Urbana da SEDEMA .
  • Projeto “Rio Vivo” - fase de diagnóstico e planejamento.
  • Participação na comissão de construção da Lei 6.922/2010 - PMEA – Política Municipal de Educação Ambiental.
  • Participação no grupo de discussão sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
  • Participação na edição de cartilhas voltadas a temas ambientais - “Meio Ambiente, cuidando ele fica inteiro”; “Repensando os processos de educação ambiental no ensino básico”; “De olho na bacia”.
  • Parceria com Diretoria de Ensino/ Região Piracicaba, Esalq/USP, USP - Recicla e Secretaria Municipal de Educação, o NEA ministra cursos de formação de Professores
  • Participação: Coletivo Educador Piracicauá, Rede Bem Estar Animal, Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CT-EA/CBH-PCJ)
  • Apoio na organização de eventos: SIMAPIRA – Semana Integrada de Meio Ambiente de Piracicaba e a I Exposição Ambiental de Piracicaba.

 
 

 

Programa Plante Vida:

 

Criado em 2007, pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SEDEMA, o programa Plante Vida nasceu como uma forma de conscientizar a população sobre os benefícios da arborização urbana: embeleza a cidade, fornece sombra, aumenta a umidade do ar, refresca a temperatura da cidade, combate enchentes, oferece alimento e abrigo aos animais, reduz estresse, reduz a poluição sonora, diminui o efeito estufa, ameniza a erosão, dentre outros. É desenvolvido em parceria com a Unimed, Santa Casa de Piracicaba e Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). A iniciativa prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município. Desde seu surgimento, o programa já foi o responsável pelo plantio de cerca de 65 mil árvores no município. Por ano, o município registra uma média de 5.000 nascimentos.

Para mais informações, acesse:

 

 Plante Vida Logo.jpg

 

https://sedema.wixsite.com/sedema/plantevida

 

 

Zoológico Municipal

 

Apreciar a diversidade da Fauna é uma das experiências mais fascinantes para adultos e crianças. Estabelece uma forte conexão com a Natureza, promovendo a conscientização do público sobre as diversas formas de vida sobre a Terra.

Zoológico não é apenas um local para exposição de bichos e de lazer. Seus principais objetivos são a conservação de espécies, a pesquisa científica para buscar melhorias para centros de conservação de espécies e a Educação Ambiental, responsável pela formação de conhecimento e incentico as práticas de conservação da Natureza.

 

Para mais informações, clique sobre a imagem:

 

20190924_102200_edited_edited.jpg

 

 

GTI - Grupo de TRabalho Interdisciplinar sobre Fauna Silvestre

 

Considerando o maior respeito à fauna e ao meio ambiente, devido  ao aumento das áreas verdes URBANAS, a necessidade de preservação das APP’s e matas ciliares, parques, etc, notamos um considerável aumento da presença de animais silvestres e exóticos nos meios urbanos.


O GTI é formado por técnicos de diversas formações e é composto por profissionais da Prefeitura de Piracicaba (SEDEMA, Pelotão Ambiental, Defesa Civil, SMS, SEMA) , parceiros e  representantes de diversas instituições  (ESALQ / USP, Fundação Florestal, SIMA, Bombeiros, Polícia Ambiental, etc.) e tem como objetivo a discussão e o planejamento de ações referentes ao Tema ANIMAIS SILVESTRES.

 

Foto_Beija-flor_Jeferson.jpg