SEDEMA em AÇÃO - Parque de Lazer do Bongue será inaugurado e denominado no domingo, 14/04

SEDEMA em AÇÃO - Parque de Lazer do Bongue será inaugurado e denominado no domingo, 14/04SEDEMA em AÇÃO - Parque de Lazer do Bongue será inaugurado e denominado no domingo, 14/04

SEDEMA em AÇÃO





Secretário: José Otavio Machado Menten



A SEDEMA - Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, vem executando diversas obras e melhorias visando maior conforto da população de nossa cidade.






DEFESA CIVIL



Contato Defesa Civil: 153 / 199
Fone: 19 3421 4350


DESTAQUE




10/04/2019


Parque de Lazer do Bongue será inaugurado e denominado no domingo, 14/04




A Prefeitura inaugura no domingo, 14/04, a partir das 8h, o Parque de Lazer do Bongue Orlando Louvandini, localizado às margens do rio Piracicaba, na avenida Jaime Pereira. Implantado em uma área de mais de 10 hectares, entre os bairros Jupiá e Bongue, o espaço possui estacionamento, pista de caminhada, aparelhos de ginástica, playground, bancos, lixeiras, bebedouros e iluminação ornamental. O parque, fruto de parceria entre a Prefeitura e a Damha Empreendimentos, não teve custo para o município.



Vista geral do Parque de Lazer do Bongue Orlando Louvandini, que será inaugurado no domingo, 14/04

A cerimônia de inauguração, para a qual toda a população está convidada, começa às 8h, com aula de yoga. Depois, haverá aula de zumba, com equipe da Academia Bio Ritmo, seguida da apresentação da banda Lira Guarany. Às 10h, acontecerá a entrega e denominação do parque. Depois, tem mais música com a Lira Guarany e aula de macroginástica. Serão instalados no local, brinquedos infantis. As atividades seguem até as 13h.

LAZER E SAÚDE ? O Parque de Lazer do Bongue possui 9,7 hectares de área de preservação permanente e 1,2 hectare destinado ao parque, propriamente dito. Para o prefeito Barjas Negri, o espaço se faz necessário devido ao crescimento da região em que se localiza, a Oeste, que recebeu diversos condomínios. O Parque do Bongue será um local de lazer e de prática de atividades físicas, para estimular o cuidado com a saúde da população. Está localizado em um ponto estratégico para atender a população do Jupiá, Bongue e de toda a região, que tem ganhado vários condomínios, disse o prefeito.



Academia de ginástica ao ar livre é um dos equipamentos do Parque de Lazer do Bongue Orlando Louvandini

Além de possibilitar exercícios e caminhadas, o Parque de Lazer será um espaço para contemplação da natureza e descanso. Nesse sentido, foi pensado um projeto paisagístico pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com a Damha. Na área, foram plantados diferentes tipos vegetais, sendo eles arbóreas, palmeiras e grama. A escolha das espécies utilizadas levou em consideração o aspecto visual da planta, ou seja, as texturas - dos caules e das folhas -, a altura, a forma das copas, as cores das flores e folhas e os frutos. Além dos aspectos visuais, foram estudados a ocupação e o desenvolvimento dos elementos arbóreos no espaço, a fim de estruturar e transformar a paisagem urbana. Entre as 20 espécies sugeridas estão o alecrim-de-campinas, sombreiro, embiruçu, sapucaia, jequitibá-rosa e rabo-de-cutia.



Estacionamento com vagas especiais no Parque: acessibilidade

O intuito é que essas espécies qualifiquem o local e proporcionem sensações agradáveis à população. A quantidade de vegetação utilizada amenizará a temperatura do local, além de proporcionar microclima ideal para o espaço. Vale ressaltar que as espécies selecionadas possuem características ornamentais e, devido à proximidade, da Área de Proteção Permanente (APP) do rio Piracicaba, utilizaram-se espécies nativas.

Outra preocupação foi criar um ambiente para atrair a fauna e atender à população. Por isso, haverá um pomar próximo à divisa do terreno com a área institucional e APP. Nele, serão introduzidos frutos nativos, que não são popularmente conhecidos, como araçá (amarelo e vermelho), cereja-do-rio-grande, abiu, pitanga (vermelha e preta), cajá-manga, entre outros.

?Com a inauguração desse teremos 23 parques em Piracicaba, todos utilizados com bastante intensidade pela população, que busca qualidade de vida. É fundamental para uma cidade como a nossa, onde um dos pontos mais importantes é a quantidade de verde. Inclusive, as pessoas que vêm a Piracicaba elogiam as áreas verdes, a arborização das vias públicas e isso é consequência de um projeto de governo que busca a sustentabilidade e a qualidade de vida?, disse José Otávio Menten, secretário de Defesa do Meio Ambiente.



Parque de Lazer está equipado com bebedouros (foto), além de outros mobiliários, como bancos

PAIXÃO PELO RIO ? Além da entrega do parque, acontecerá também a sua denominação, como Orlando Louvandini. O homenageado era filho de José Louvandini e de Rosa Tornizielo e nasceu em 05 de outubro de 1935, na Vila Rezende. Foi casado com Helena Francisca Ometto Louvandini, com quem teve os fihos José Antonio, Wilson e Helder. Estudou no Senai, onde se formou como torneiro mecânico, em 1954.

Atuou na Polícia Rodoviária, onde chegou a 3º sargento. De 1982 a 1988, trabalhou na Prefeitura de Piracicaba. Louvandini foi um dos fundadores da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em sua atuação como voluntário, cozinhava em jantares e festas beneficentes, nos quais arrecadava recursos para instituições filantrópicas. Apaixonado pelo rio e pela região da Rua do Porto, morou na avenida Beira até sua morte, em 05 de setembro de 2016.

SERVIÇO - Inauguração e denominação do Parque de Lazer do Bongue Orlando Louvandini, na avenida Jaime Pereira. Dia 14/04, das 8h às 13h, com aula de yoga, de zumba e de macroginástica e apresentação musical da banda Lira Guarany. No local serão instalados brinquedos infantis.

Fonte: CCS



09/04/2019


Prédio da Cooperativa Reciclador Solidário é ampliado




O prefeito Barjas Negri entregou, na tarde de sexta-feira, 05/04, a sede da Cooperativa Reciclador Solidário, que passou por obras de ampliação, com a construção de novos banheiros, refeitório e cozinha, entre outros espaços. A área construída passou de 1.518 para 2.920 metros quadrados e, com as mudanças, a cooperativa está apta a receber até 70 trabalhadores. Hoje, esse número é de 56 cooperados, que separam aproximadamente 250 toneladas de materiais por mês. A sede fica na avenida das Ondas, 6.700, bairro Ondinhas.

Área construída da Cooperativa Reciclador Solidário passou de 1.518 para 2.920 metros quadrados: apta para até 70 cooperados.

As obras consistiram na construção de sanitários masculino e feminino, equipados com chuveiros, além de refeitório com cozinha, escritório com banheiro, salas de aula e de reuniões e almoxarifado. Foram construídas, ainda, fossas sépticas, para o caso de futuras ampliações, e dois reservatórios de água, com 25 mil litros cada, além de nova estrutura elétrica.

O prefeito Barjas Negri e a presidente da cooperativa, Ednalva de Souza
Ednalva Inês Correa de Souza, que está no terceiro mandato como presidente da Cooperativa, conta que os cooperados aprovaram a ampliação. A qualidade de vida melhorou muito. É daqui que quase 60 pessoas, a maioria mulheres, arrimos de família, tiram seu sustento, disse Ednalva. São muito anos de luta e agora veio a conquista. Gostaria de agradecer ao prefeito Barjas Negri por enxergar os recicladores como profissionais que merecem trabalhar com dignidade. É uma grande conquista minha e dos meus companheiros de trabalho, disse Ednalva.

Elissandra Alves da Cunha, 34 anos, é cooperada há 1 ano e cinco meses: ampliação aprovada.

A área total da Cooperativa é de 10,2 mil metros quadrados. Além do local para a separação do material, conta com pátio para circulação de caminhões. Está equipada com balança com capacidade para até 60 toneladas e com esteira de 20 metros. A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) também plantou árvores em todo o espaço que limita a área da Cooperativa, formando uma proteção paisagística, que também serve de isolamento, impedindo que materiais leves possam chegar à área externa.

Em sua fala, o prefeito Barjas Negri lembrou dos tempos do aterro e lixão do Pau Queimado, onde trabalhalhavam 300 pessoas, em condições inadequadas. "Acabamos com o aterro do pau Queimado, que era insalubre e ultrapassado. Foi preciso ajudar parte daquelas pessoas e aí foi criada a cooperativa. Em um primeiro momento, o pessoal ficou em um barracão na avenida 31 de Março. Em 2008, a gente acertou uma forma de trabalhar, arrumou parte dos equipamentos. Mas ainda estávamos devendo: faltava uma estrutura melhor. Podem existir problemas, mas avançamos de forma significativa e esperamos que os cooperados sejam sempre qualificados e orientados para que possamos cada vez mais melhorar a coleta seletiva na cidade', disse Barjas.

Para o prefeito Barjas Negri, ampliação e melhoria nas condições de trabalho vai aumentar produtividade

O secretário de Defesa do Meio Ambiente. José Otávio Menten, lembrou que o prefeito assumiu o compromisso de dar atenção especial à Cooperativa, tendo em vista uma das prioridades do seu governo, que é a sustentabilidade. Uma das nossas prioridades é a coleta seletiva e destinação correta desses materiais, que, além de terem um impacto ambiental muito importante, ainda geram emprego e renda para dezenas de pessoas. Essas pessoas trabalham hoje em um local digno, com toda infraestrutura que pode dar condições de um trabalho ainda mais eficiente. Essa conquista é resultante de uma união de várias secretarias e de toda a equipe da Sedema, observou Menten.

SUSTENTO E PAIXÃO - Elissandra Alves da Cunha, 34 anos, é cooperada há 1 ano e cinco meses. 'Tiro daqui o sustento dos meus três filhos, de 2, 4 e 10 anos. A reforma ficou muito boa. Facilitou nossa vida', disse. Francisca Maria da Conceição, 64 anos, a Zazá, era uma das mais empolgadas na entrega da nova sede. Pernambucana, escolheu Piracicaba para viver há quase quatro décadas e a Cooperativa Reciclador Solidário para trabalhar há 13 anos. Trabalhou em restaurante, mas, segundo ela, nada se iguala ao trabalho de recicladora. 'Deus me deu força e coragem para fazer o que eu faço. E amo o que eu faço. Meu serviço é a limpeza da cidade', orgulha-se Zazá.

Autor: Texto: Eleni Destro Fotos: Felipe Ferreira e Justino Lucente


09/04/2019


PROGRAMAÇÃO COMPLETA COMEMORAÇÃO DO DIA DO RIO PIRACICABA E 25º ARRASTÃO ECOLÓGICO



Programação inclui diversas ações educativas e recolhimento de lixo do Rio Piracicaba por meio de embarcações.


Em homenagem ao Dia do Rio Piracicaba no dia 13 de abril de 2019, das 8h às 12h ? no largo dos Pescadores será realizado um evento que contará com a participação de dois projetos: o 25º Arrastão Ecológico e a Campanha Rio Vivo. A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), Secretaria de Ação Cultural e Turismo (SEMACTUR), da Oscip Pira 21 Piracicaba realizando o futuro e do ambientalista José Carlos Masson, com o apoio de várias instituições e projetos educativos parceiros.

A programação desse ano inclui uma abertura solene e em seguida a saída dos barcos da rampa para recolhimento do lixo das margens do rio, coordenado pela APERP ? Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes. Paralelamente à saída dos barcos serão iniciadas as atividades da Campanha Rio Vivo, com exposições, atividades interativas e de educação ambiental sobre os diversos projetos e ações realizadas por profissionais autônomos e instituições parceiras que visam a conservação e consciência ambiental na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba.

Esse ano, o Arrastão Ecológico completará 25 anos de atividades e para tanto será realizada na abertura solene uma homenagem ao seu idealizador, o navegador José Luiz Guidotti que muito contribuiu para a conservação e para o movimento ambientalista em defesa do Rio Piracicaba. A limpeza do Rio tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a quantidade e a diversidade de materiais que são descartados de forma irregular em diversas áreas da cidade, quer seja nas margens de rios, em terrenos baldios ou nas margens de estradas. Esse lixo acaba, em algum momento, chegando aos córregos prejudicando não o sistema ecológico do rio e sua bacia hidrográfica, como também trazendo problemas para os seres humanos, como as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A Campanha Rio Vivo por sua vez contribui para o evento com a demonstração de ações e projetos que estão sendo realizados na cidade para que a população perceba que, pequenas mudanças em seu comportamento diário em relação ao consumo consciente e descarte adequado de resíduos podem fazer a diferença na conservação do Rio Piracicaba e seus afluentes. Para as atividades da Campanha Rio Vivo estão confirmadas as presenças das seguintes instituições e projetos parceiros:

· Associação dos Pescadores Esportistas do Rio Piracicaba e Afluentes (APERP), com orientações sobre a pesca esportiva no Rio Piracicaba e ações da instituição, bem como a distribuição de informativos elaborados com o apoio da Polícia Militar Ambiental de SP, sobre as leis cabíveis para a pescaria esportiva.
· Empresa MinhaOca ? Compostagem Caseira, com a orientação sobre resíduos orgânicos e soluções práticas como a composteira doméstica e o biodigestor que contribuem para a reciclagem de resíduos orgânicos para a obtenção de fertilizantes e gás de cozinha.
· Consórcio PCJ - Exposição da maquete de proteção aos mananciais e orientação do público quanto à importância da preservação dos rios e das áreas de proteção permanente (APPs).

· ESALQ - Hidrofitotério: exposição e atividades práticas envolvendo manipulação de plantas aquáticas, orientações sobre os potenciais de cada planta e suas relações com o Rio e as bacias hidrográficas e como o desequilíbrio ambiental interfere no desenvolvimento e conservação das plantas.
· ESALQ - Programa USP-Recicla: interação com o público sobre a importância do consumo consciente e práticas como a coleta seletiva de resíduos domésticos e especiais.
· ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA: interação com o público por meio de uma estrutura de laboratório para conhecer os problemas e soluções que envolvem a vida microbiana do Rio Piracicaba. Também haverá exposição sobre temas relacionados aos resíduos sólidos e qualidade das águas do Rio Piracicaba e orientação sobre direitos e deveres do cidadão.
· ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE IBICATU / FUNDAÇÃO FLORESTAL / SECRETARIA DE INTEGRAÇÃO E MEIO AMBIENTE DO ESTADO: exposição e orientações sobre o potencial educativo e conservacionista da Estação Ecológica de Ibicatu, bem como sobre a recente criação das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) na bacia do Rio Piracicaba, como a APA Tanquã-Piracicaba e a APA Barreiro Rico. Nesse espaço também serão disponibilizadas mudas de árvores nativas, com o apoio do Viveiro Municipal de Mudas de Piracicaba.
· ESCOLA ESTADUAL MANASSÉS EPHRAIN PEREIRA: exposição de fotos e apresentação sobre ações de educação ambiental desenvolvida pela comunidade escolar no bairro Jd. Itapuã e afluentes do Ribeirão do Enxofre.
· PLANEJE TURISMO E OSCIP PIRA 21: realização da Gincana Rio Vivo onde os participantes serão estimulados a percorrer os projetos expostos e por meio do preenchimento de um roteiro de visita, concorrer a brindes durante o evento.
· ROTARACT CLUB DE PIRACICABA: exposição de um varal de projetos do grupo e orientações sobre protagonismo juvenil e meio ambiente.
· VALDIR FELIPE - OBSERVAÇÃO DE AVES: saída de participantes interessados para um circuito de observação de aves ribeirinhas do Rio Piracicaba, orientado pelo biólogo e educador ambiental Valdir Felipe.
· ÁGUAS DO MIRANTE: exposição e orientações sobre problemas causados pelo mau uso do sistema de saneamento.
· SEMAE - Programa Aguamiga: presença do laboratório móvel ambulante para que o público possa conhecer experiências sobre o controle da qualidade das águas.
· SEDEMA - Recolhimento de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, material eletroeletrônico e orientações sobre o Sistema de Coleta Seletiva presente em 100% da área urbana, bem como sobre os Ecopontos e demais serviços de gerenciamento de resíduos do município. Também serão realizadas exposição sobre os programas de educação ambiental desenvolvidos na área de visitação pública do Horto de Tupi.
A Prefeitura Municipal realiza o evento por meio das secretarias de Meio Ambiente, Ação Cultural e Turismo, Obras, Trânsito e Transportes, Centro de Comunicação Social entre outras.

O evento conta com o patrocínio das empresas: ELRING KLINGER, CASA DA FLORESTA, CATERPILLAR, ARCELOR MITTAL, SIMESPI e MRV. E apoio das empresas DELTA SUPERMERCADOS, APERP, PIRACICABA AMBIENTAL e dos Comitês e Agência das Bacias PCJ.

Fonte: Blog SEDEMA


01/04/2019


Ibicatu está sendo mapeada para Observação de Aves



Na manhã da última quinta 28/03, membros do Conselho da Estação Ecológica de IBICATU juntamente com o Biólogo e Ornitólogo Valdir Felipe, estiveram na Unidade verificando a viabilidade e mapeando os melhores locais para Observação de Aves.
Nesse primeiro estudo, a equipe julgou que os melhores pontos de observação encontram-se na borda da vegetação da Unidade, locais que por possuírem maior luminosidade, facilitam a atividade.

Segundo Valdir, ?IBICATU tem um enorme potencial para Observação de Aves. Devido a sua preservação e riquíssima Flora, em 02 horas foi possível observar mais de 40 espécies diferentes.?


Nessa visita foram avistadas espécies como: gralha-do-campo, pica-pau-do-campo, miudinho, biguatinga e coleirinho.

IBICATU é conhecida pela exuberância e imponência de seus magníficos Jequitibás Rosa e Perobas, árvores centenárias que constituem um patrimônio natural sem igual. A área exerce importante função na manutenção dos Recursos Hídricos, Regulação Climática, servindo de abrigo e propiciando alimento a Fauna local.


Para o Analista Ambiental da SEDEMA Giovanni Batista Campos, ?é importante que todo trabalho a ser desenvolvido na Unidade, tenha como ponto principal a Educação Ambiental voltada à preservação do local, importantíssimo hotspot de fauna e flora regional.?

Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC ? os conselhos constituem um fórum de excelência permanente com a sociedade.

Serviço:

A Estação Ecológica de IBICATU é uma unidade de Conservação de Proteção Integral com uma área de aproximadamente 76,4 e localizada na região centro-oeste do município de Piracicaba, apresentando altitudes entre 540-580 m.

Tem como objetivo principal a proteção ao ambiente natural, à realização de pesquisas básicas e aplicadas e desenvolvimento de programas de educação conservacionistas.
A visitação ao local somente é permitida mediante autorização do Órgão Gestor da Unidade e agendamento prévio.

Informações: eeibicatu@gmail.com


29/03/2019


Horto Florestal de Tupi sedia evento para celebrar inclusão e a vida.




No domingo, (24) a o Horto de Tupi sediou o IX Tricnic das Dádivas & Lazer no Parque. O evento foi realizado pelo Espaço Vida, Secretarias do Meio Ambiente(Sedema) e Esportes, Lazer e Atividades (Selam) de Piracicaba, Estação Experimental de Tupi (Instituto Florestal).

Os participantes comemoraram o Dia Síndrome de Down, celebrado internacionalmente a cada ano em 21 de março, e o evento contou com a participação de alunos e convidados do Espaço Pipa, parceiros na realização das atividades, que fizeram uma celebração a inclusão e a vida.

Durante o evento, que movimentou o Horto de Tupi, os visitantes puderam participar de brincadeiras na cama elástica, brinquedos infláveis, contadores de histórias, plantadores da alegria (palhaços),
cachorros do projeto medicao, atividades escoteiras e distribuição de pipoca.

Fonte: Blog SEDEMA


27/03/2019


22 animais são arrematados no XX Leilão do Pelotão Ambiental e pelo Disk Animais.



O Pelotão Ambiental e o Disk Animais realizaram na manhã desta quarta-feira, 27/03, um leilão de animais excedentes do Curral Municipal.

Foram leiloados 22 animais, entre eles, cavalos, éguas, mula, pônei, vaca, boi. No final, o lote foi arrematado por $13.200,00, arrematado pelo Sr. Ari Piovesan.
A veterinária Mariana Cury, do Disk Animais, informou que o leilão contou com a participação de 15 pessoas, sendo que destes, cinco deram lances. O valor do lote inicial foi $11.500,00.

O subinspetor da Guarda Civil e encarregado do Pelotão Ambiental, José Antônio Mendes de Matos, comentou o objetivo da realização deste leilão é para podermos dar uma destinação aos animais recolhidos nas ocorrências e que não foram procurados pelos responsáveis no prazo de 10 dias, conforme estabelecem os artº102 e art.º 103 da Lei Complementar 178/06.

Além disso, durante o período em que estes animais permanecem no Disk Animais, geram custos para a Prefeitura com ração e medicamentos.

Para participar do leilão era necessário que o arrematante possuísse a inscrição da propriedade no GEDAVE.


Fonte: Blog SEDEMA


15/03/2019


Prefeitura retira 9 caminhões de entulho nas margens do Rio Piracicaba




A Prefeitura de Piracicaba realizou ontem (22/03), uma ação de trabalho de limpeza na Rua Elvira Guarda Mascarim, ao lado do Shopping Piracicaba. Foram retirados 9 caminhões de entulho, galhos, folhas, lama, além de grande quantidade de lixo, removidos e transportados para o CTR. A força tarefa teve a participação de equipes da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente ? Sedema, Defesa Civil, Emdhap.


Essa ação de limpeza pública vem sendo realizada em muitos locais da cidade e contribui para auxiliar o combate, principalmente, do mosquito da dengue, com a criação de vetores, encontrando ali local adequado para depositar seus ovos em recipientes que acumulam água da chuva, contribuindo para o desenvolvimento de sua larva e a formação do mosquito o que acarreta sérios problemas de saúde para a população.

O secretário do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Menten, comentou ?A deposição irregular de entulho exige maior conscientização das pessoas. Além do aspecto indesejável, cria-se um ambiente favorável ao desenvolvimento de animais peçonhentos e vetores de doenças, além da poluição dos córregos e rios. O custo da remoção adequada acaba recaindo sobre a sociedade.

É urgente que a população passe a descartar adequadamente os resíduos sólidos.


Fonte: Blog SEDEMA



15/03/2019


Prefeito determina início imediato de melhorias na praça José Bonifácio




O prefeito Barjas Negri autorizou o início imediato de serviços de melhorias na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba. Os trabalhos compreendem paisagismo, manutenção na iluminação pública, reformas pontuais, amplo serviço de limpeza, especialmente para remoção do dejeto de aves, além da total reformulação do piso da praça.

Os trabalhos foram iniciados na manhã desta quarta-feira, 27/02, por meio de uma força-tarefa encarregada pela poda de galhos das árvores situadas na praça e entorno. A equipe é composta por 22 homens, quatro caminhões e uma máquina trituradora de galhos. Todos os trabalhos são acompanhados por um técnico da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) que orienta a execução das podas que são executadas por funcionários da Engemaia, empresa terceirizada, responsável por trabalhos desta natureza.

Nesta etapa, as equipe estão removendo galhos que obstruem os postes de iluminação a fim de viabilizar uma melhor luminosidade das áreas, bem como suprimem galhos que apresentem risco de queda. Nenhuma árvore será suprimida.

Após o corte, toda a vegetação (folhagens, galhos e arbustos) é triturada para, posteriormente, ser utilizada como matéria prima na produção de compostagem empregada como adubo no Viveiro Municipal. Paralelamente, uma máquina, comandada por um servidor, realiza a varrição automatizada da praça, assegurando assim o livre fluxo de pedestres, instantes após a remoção dos galhos.

?O serviço que começou nesta terça-feira atende ao pedido de diversas pessoas que reconhecem na Praça José Bonifácio um local de protagonismo histórico e, até hoje, altamente relevante para o comércio e lazer. Aos poucos queremos recuperá-la e revitalizá-la, deixando a altura de sua importância para Piracicaba?, disse o prefeito Barjas Negri.

Fonte: Blog SEDEMA


15/03/2019


Centro de Lazer Jardim Antúrios ganha academia ao ar livre




A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, inciou essa semana a obra de manutenção e construção do

piso em concreto para servir de base para a instalação de mais uma Academia ao Ar Livre no Centro de Lazer do Jardim Antúrios situado na esquina das ruas Francisco Gorga com a João Rossi, no Bairro Vila Sônia.


Esta obra faz parte do pacote de benfeitorias em praças e centros de lazer da cidade, que vem sendo realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).
No local está sendo construído a base de concreto desempenado para a instalação dos equipamentos da academia, Ali também serão instalados bancos de concreto, lixeira, suporte e placas informativas.

A exemplo do que vem acontecendo em outras obras de construção da base da academia, a retirada da grama é feita de modo criterioso para que seja reaproveitada em outras obras da Sedema.

Estas academias, instaladas em diferentes pontos da cidade vem contribuindo para promover uma mudança no hábito do piracicabano na busca por um vida mais saudável.


Fonte: Blog SEDEMA

15/03/2019


Campo de areia do Santo Antonio é denominado e entregue no domingo, 17/03




O prefeito Barjas Negri entrega no domingo, 17/03, o campo de futebol de areia no bairro Santo Antonio, na rua Manoel Valverde, esquina com rua João Roberto Pescim.

O espaço passou por revitalização e será denominado Campo de Areia Josenilson de Jesus Nascimento, por meio de indicação do vereador Aldisa Marques, o Paraná. A cerimônia acontece às 10h30 e toda a população está convidada.

O campo de areia foi construído em 2011, a pedido da comunidade, que necessitava de um local para a prática de esporte e lazer. O campo tem iluminação, para uso noturno, bebedouro e alambrados. Recentemente, equipes da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realizaram a revitalização do local, com pintura do alambrado, bancos e muretas. Além disso, foi feita a revisão da iluminação elétrica, corte de mato e limpeza geral.
HOMENAGEM - Natural de Piracicaba, Josenilson de Jesus Nascimento, que empresta seu nome ao campo de areia, nasceu em 9 de março de 1996, no bairro Santo Antônio. Uma das paixões de Nilsão, como era carinhosamente chamado, era o futebol. Ele frequentava desde criança o campo de areia do bairro Santo Antonio e sempre estava presente nos campeonatos amadores da cidade. Pessoa divertida, humilde e solidária, procurava sempre ajudar as pessoas e vivia rodeado de amigos. Josenilson faleceu em dezembro de 2017.

Fonte: Blog SEDEMA


13/03/2019


Horto promoveu a Oficina "Conheça sua bike e caminhos do Horto"



No domingo, 10/03, o Instituto Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (IF/SIMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), promoveu uma das atividades previstas no Programação do Horto de Tupi, a Oficina ?Conheça sua bike e caminhos do Horto? que contou com apoio do ciclista Marcelo, responsável pela empresa Bicicletista.

Marcelo abordou questões relevantes ao uso do espaço de preservação ambiental e também alguns princípios básicos de mecânica. Além disso, a oficina promoveu uma aula prática de como consertar um pneu furado, com dicas e truques de como fazer isso sem todas as ferramentas necessárias.

Segundo o ciclista, ?andar de bicicleta de forma regular traz inúmeros benefícios para a saúde, ajudando a perder peso, a reduzir o estresse e a melhorar a capacidade física. Além de ser uma boa forma de se exercitar, o ciclismo é também uma forma de transporte, permitindo que poupe dinheiro em deslocações de rotina?.

Essa atividade faz parte da programação anual de educação ambiental que estão sendo realizadas na Estação Experimental de Tupi, conhecido pelos piracicabanos como Horto de Tupi, criada através da equipe de coordenadores dos programas de educação ambiental.

A bióloga do NEA/Sedema, Elizabeth da Silveira Nunes Salles comentou sobre as novidades na programação do Vem Pro Horto para 2019 ?há diversas outras atividades lúdico-educativas para crianças, atividades para adultos, oficinas para ciclistas e caminhada histórica, entre outras planejadas.

A especialista ambiental do Instituto Florestal, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, comentou sobre a parceria: ?desde junho de 2018, graças a formalização da parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e o Instituto Florestal na gestão da área de visitação, a unidade passou a ser incluída em programas e projetos da Prefeitura, através do NEA/Sedema.


Fonte: Blog SEDEMA


13/03/2019


Horto de Tupi promoveu o encerramento do Projeto Pré PJ-MAIS de 2018




A Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) promoveu o encerramento do Projeto Pré PJ-MAIS desenvolvido no ano passado com jovens da Escola Estadual Pedro de Mello. Alunos e parceiros que ministraram atividades no ano passado receberam certificados do curso.

O PJ Tupi é uma adaptação do PJ-MAIS, à realidade e aos sonhos do Distrito de Tupi através de uma equipe formada pelos representantes do Instituto Florestal, Prefeitura/Sedema e Escola Estadual Pedro de Mello, juntamente com parceiros da ESALQ, produtores locais. O PJ-Mais surgiu na década de 1990 e foi premiado internacionalmente.

Durante a cerimônia os participantes puderam assistir um vídeo sobre os resultados do Pré PJ-MAIS, realizado pelo ex-estagiário do Núcleo de Educação Ambiental NEA/SEDEMA, Leonardo Nicolau Barros e com a participação de outros jovens. Na sequência, os alunos conduziram seus professores e participantes pela Trilha da Biodiversidade na Estação Experimental de Tupi para compartilhar alguns conhecimentos adquiridos no curso.

A cerimônia de encerramento do Projeto contou com a presença da educadora Ondalva Serrano, do Instituto Auá, responsável por toda a concepção pedagógica do PJ-MAIS, que na oportunidade ministrou um aula de formação.

Sobre a educadora, Giovani Batista Campos, analista ambiental da Sedema comentou que ?a presença da Sra. Ondalva é inspiração pra que continuemos firmes no propósito de formação dos jovens...?

Para a especialista ambiental do Instituto Florestal, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, o evento ?foi inspirador para a realização do "PJ-Tupi: educação integral e ambiental", que a partir deste ano de 2019 deve envolver todos os alunos da Escola Estadual Pedro de Mello, a utilizar a Estação Experimental de Tupi como um dos espaços educativos e valorizar o protagonismo dos professores e estudantes!?

Fonte: Blog SEDEMA


13/03/2019


Centro de lazer Vila Cristina passa por obras de revitalização

,

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), iniciou essa semana obras de manutenção e construção da base para instalação de academia no Centro de Lazer Vila Cristina, localizado na Avenida Raposo Tavares com a Rua Pres. Venceslau Braz.

No local sendo construído 15 m² de piso de concreto desempenado, bases de concreto para academia e a melhoria da iluminação. Ali também serão instalados bancos de concreto, lixeira, suporte e placas informativas.

Esta obra faz parte do pacote de obras de benfeitorias em praças e centros de lazer da cidade, anunciado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

As obras do pacote incluem a construção de áreas com piso em concreto para servir de base para a instalação de novas Academias ao Ar Livre, instalação de bancos em concreto, lixeira, suporte e placas informativas e melhoria na iluminação.

Os outros bairros que serão contemplados com obras de manutenção serão: Jardim Gilda, Jardim Antúrios, Santo Antônio, Vila Real (Jardim Califórnia), Eugenio Montebello, Praça Kyoshi Mizuhira (Vila Monteiro), Ipanema (Jardim Amã), Praça do Jardim Oriente e Anhumas.


13/03/2019


Campo de Futebol do Cecap passa por obras de revitalização




A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), iniciou essa semana as obras de revitalização do Campo de Futebol do Bairro Cecap, localizado na esquina das Ruas Ibraim Nobre com Afonso José Fioravante.

Entre as obras previstas em contrato estão: a reconstrução de 244,00 m2 calçadas externa da Rua Ibraim Nobre, troca dos alambrados de postes de concreto, por 700,00 m2 de alambrado metálico, reforma e pintura do alambrado metálico existente e a troca de traves.

Serão construídos dois bancos reserva, um bebedouro, além da construção e melhoria do acesso aos vestiários. O gramado e o entorno do campo também receberão cuidados com o plantio de 700 m2 de grama esmeralda.

A obra de revitalização do Campo de Futebol do Cecap, que possui uma área total de 6.240 m, deve continuar até o mês de junho.


07/03/2019


Parque de Lazer do Bongue já está concluído



Localizado às margens do rio Piracicaba, na avenida Jaime Pereira, o Parque de Lazer do Bongue já está concluído e é utilizado pela população. Implantado em uma área de mais de 10 hectares, entre os bairros Jupiá e Bongue, possui estacionamento, pista de caminhada, aparelhos de ginástica, playground, mobiliário (bancos, lixeiras, bebedouros) e iluminação ornamental. O parque, fruto de parceria entre a Prefeitura e a Damha Empreendimentos, não teve custo para o município.

São 9,7 hectares de área de preservação permanente e 1,2 hectare destinado ao parque, propriamente dito. Para o prefeito Barjas Negri, o espaço se faz necessário devido ao crescimento da região em que se localiza, a Oeste, que recebeu diversos condomínios. "O Parque do Bongue será um local de lazer e de prática de atividades físicas, para estimular o cuidado com a saúde da população", disse.

Além da possibilidade de a população se exercitar por meio das caminhadas e dos exercícios na academia ao ar livre, o Parque de Lazer será um espaço para contemplação da natureza e descanso. Nesse sentido, foi pensado um projeto paisagístico, elaborado pela arquiteta urbanista Cláudia de Lima Nogueira e pela engenheira agrônoma Clementina Rossim, coordenadora do Viveiro de Mudas, ambas funcionárias da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), com auxílio da engenheira ambiental Tânia Mattos, da Damha.
Na área, foram plantados diferentes tipos vegetais, sendo eles arbóreas, palmeiras e grama. A escolha das espécies utilizadas levou em consideração o aspecto visual da planta, ou seja, as texturas - dos caules e das folhas -, a altura, a forma das copas, as cores das flores e folhas e os frutos. Além dos aspectos visuais, foram estudados a ocupação e o desenvolvimento dos elementos arbóreos no espaço, a fim de estruturar e transformar a paisagem urbana. Entre as 20 espécies sugeridas estão o alecrim de campinas, sombreiro, embiruçu, sapucaia, jequitibá-rosa e rabo-de-cutia
Ainda segundo as profissionais, o intuito é que essas espécies qualifiquem o local e proporcionem sensações agradáveis à população. A quantidade de vegetação utilizada amenizará a temperatura do local, além de proporcionar microclima ideal para o espaço. Vale ressaltar que as espécies selecionadas possuem características ornamentais e, devido à proximidade, da Área de Proteção Permanente (APP) do rio Piracicaba, utilizaram-se espécies nativas.

Outra preocupação foi criar um ambiente para atrair a fauna e atender à população. Por isso, haverá um pomar próximo à divisa do terreno com a área institucional e APP. Nele, serão introduzidos frutos nativos, que não são popularmente conhecidos, como araçá (amarelo e vermelho), cereja-do-rio-grande, abiu, pitanga (vermelha e preta), cajá-manga, entre outros.

Fonte: CCS


07/03/2019


Força tarefa executa nova limpeza do Córrego da Colônia.



A Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma força-tarefa entre as Secretarias: Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e também das autarquias: Serviço de Agua e Esgoto (Semae) e Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira, 1º/03, mais uma limpeza no Córrego da Colônia.


No local foi executado a limpeza na no Córrego da Colônia, no trecho da Travessa Liberdade no trecho onde duas aduelas estavam completamente obstruídas com lixo, galhos, colchões, entulho, pedaços de madeira. Foram necessárias 3 viagens, transportando cerca de oito toneladas cada, com o entulho retirado para desobstruir a passagem da tubulação.

Para esta ação, a Prefeitura contou com uma equipe de funcionários e utilizaram vários equipamentos como uma escavadeira hidráulica do Semae, um caminhão com prancha da Sema para transportar a escavadeira hidráulica, um caminhão truck da Sedema.
A ação contou com apoio da empresa Ecoterra que cedeu um caminhão pipa para lavagem do barro da rua após a operação.

Lixo, entulho, muito materiais descartados de forma incorreta, acabam transportados para os leitos dos córregos e acabam se enroscando em galhos nas margens causando pontos de transbordamento.

De acordo com Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, nas muitas ações conjuntas de limpeza de córrego que a Prefeitura vem executando, muitos desses materiais estão sendo retirados de dentro dos córregos.

Continuando, Odair comentou ?essas tais situações acabam trazendo problemas sérios para o município, principalmente alagamentos causados pela obstrução. O entulho e o lixo são transportados pela água e entopem galerias, e além de causar alagamentos, produzem mau odor e poluição visual.

Recentemente a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema plantou cerca de 55 novas árvores no entorno do Córrego da Colônia, no trecho compreendido entre as Ruas Arthur Madeira e do Enxofre logo após uma ação de limpeza do córrego para tentar impedir novos descartes.

O Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, ao comentar sobre mais esta ação de limpeza insistiu ?não há necessidade alguma desses materiais serem descartados em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios. O município dispõe de uma rede de serviços disponíveis para a população sem nenhum custo: coleta regular de lixo doméstico, coleta seletiva, cata cacareco e outros. E ainda temos oito Ecopontos aptos para receber restos de construção civil e vários outros tipos de resíduos.?

Fonte: Blog SEDEMA

21/02/2019


Prefeitura realiza manutenção no Parque do Mirante




Aproximadamente 300 árvores passarão por poda

A Prefeitura, através da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio

Ambiente), promove, desde a manhã de quarta-feira (20), a manutenção do Parque do Mirante, de acordo com a programação dos técnicos do setor de Arborização. No local foram efetuadas, prioritariamente, podas preventivas e acessíveis aos equipamentos, inclusive as localizadas sob luminárias e câmeras da Cemel - para melhorar a visibilidade e, consequentemente, a segurança.

Foram recolhidos do chão galhos e árvores. Também foram suprimidas 17 árvores com risco iminente de queda. No total, 300 árvores serão podadas.
O serviço continuou nesta quinta (21) e deve se estender amanhã. Nestes dois dias, foram retirados oito caminhões de resíduos. À tarde, o parque começou a ser limpo.

Os parques, de forma geral, são vistoriados com frequência pelos encarregados da Sedema. Após o primeiro temporal do mês de janeiro, a Sedema fez um levantamento da situação do Parque do Mirante. Três novos episódios climáticos causaram maiores danos no local, aumentando a demanda de serviços. Com isso, foi necessário um novo levantamento, desta vez pelo corpo técnico do núcleo de arborização. O estudo mostrou a necessidade de uma ação mais planejada devido a complexidade, ou seja, a limitação de acesso ao local em alguns pontos, especialmente de máquinas pesadas.

A manutenção que está sendo realizada agora no Parque, ocorre em função do aumento da demanda causada pelos temporais, dificultando o deslocamento de uma equipe maior para trabalhar três dias em um único local, o que poderia prejudicar o atendimento da cidade como um todo.


15/02/2019


Prefeitura entrega uma Academia híbrida, a primeira para deficientes visuais instalada no Parque de Lazer do Piracicamirim




A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e Selam (Secretaria Municipal de Esportes) Selam entrega nesta sexta-feira, 15/02, às 18:30hs, a primeira academia híbrida da cidade, instalada no Parque de Lazer do Piracicamirim.

Diferente das demais, a academia hibrida é equipada para atender frequentadores cadeirantes, ou não. Além disso, a grande novidade é que é a primeira equipada para atender deficientes visuais. Cada aparelho possui inscrição em Braille com orientações sobre os tipos de exercícios e os músculos trabalhados, além do piso tátil para auxiliar na locomoção.

Essa academia possui sete aparelhos para condicionamento físico, para trabalhar os principais grupos musculares: máquina de abdominal, puxada alta, bíceps, tríceps, supino, remada e torre de bicicleta. Os equipamentos híbridos representam um avanço na área da atividade física, encampando características de máquinas convencionais e adaptadas em um só aparelho.

A indicação para a implantação dessa estrutura de academia na cidade foi do vereador André Bandeira, de acordo com a Lei Municipal 9088.
Piracicaba possui 80 academias ao ar livre instaladas. Sobre a Academia Híbrida o Prefeito Barjas Negri comentou que ?essa nova estrutura permite a inclusão total entre os frequentadores e amplia as opções de atividade física na cidade.?
Denominação.

A denominação de Academia Maria Isabel Bueno da Cunha Daroz é uma homenagem a uma piracicabana, apaixonada por esportes que disputou o Campeonato Pan-Americano de Basquete na década de 70.

Formada em educação física pela Universidade Metodista de Piracicaba-Unimep, Maria Isabel seguiu carreira como professora na rede estadual de ensino. Em 2010, voltou a praticar esportes e mostrou que a idade não é empecilho, competindo pela cidade nos Jogos Regionais do Idoso até 2016, ano em que faleceu.

Parque de Lazer do Piracicamirim
Dia: 15 de fevereiro ? às 18:30 hs Local: Praça Claudio Bierbaumer, entre a Avenida Prof. Alberto Vollet Sachs e Rua Jorge Augusto da Silveira e Jorge Zohlner - Bairro Piracicamirim.



15/02/2019


Implantação do Parque de Lazer do Bongue está em fase final



Localizado em uma área de mais de 10 hectares, entre os bairros Jupiá e Bongue, às margens do rio Piracicaba, o Parque de Lazer do Bongue está em fase final de implantação. Serão 9,7 hectares de área de preservação permanente e 1,2 hectare destinado ao parque, propriamente dito, com estacionamento, pista de caminhada, aparelhos de ginástica, playground, mobiliário (bancos, lixeiras, bebedouros) e iluminação ornamental. A área, na avenida Jaime Pereira, é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Damha Empreendimentos.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras (Semob), já estão concluídos a drenagem de águas pluviais, o pavimento asfáltico do estacionamento e o paisagismo (leia abaixo). O alambrado/cercamento está quase pronto, assim como o calçamento de piso intertravado, do qual só resta fazer os recortes e arremates. A acessibilidade está garantida com as rampas, também instaladas.

Equipamentos de ginástica e do playground já tiveram suas bases de concreto concluídas e estão em fase final de instalação. Toda a tubulação e posteamento que integram a iluminação foram executados, restando apenas a instalação da fiação e das luminárias. O mobiliário já foi comprado e será instalado dias antes da entrega do espaço. A construção do bebedouro também já começou.

O prefeito Barjas Negri destaca que o espaço se faz necessário devido ao crescimento da região em que se localiza, a Oeste, que recebeu diversos condomínios. Ele será um local de lazer e de prática de atividades físicas, para estimular o cuidado com a saúde da população.

MUITO VERDE - O paisagismo do Parque de Lazer do Bongue já está concluído. O projeto foi elaborado pela arquiteta urbanista Cláudia de Lima Nogueira e pela engenheira agrônoma Clementina Rossim, coordenadora do Viveiro de Mudas, ambas funcionárias da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), com auxílio da engenheira ambiental Tânia Mattos, da Damha.

Foram plantados diferentes tipos vegetais, sendo eles arbóreas, palmeiras e grama. A escolha das espécies utilizadas levou em consideração o aspecto visual da planta, ou seja, as texturas - dos caules e das folhas -, a altura, a forma das copas, as cores das flores e folhas e os frutos. Além dos aspectos visuais, foram estudados a ocupação e o desenvolvimento dos elementos arbóreos no espaço, a fim de estruturar e transformar a paisagem urbana. Entre as 20 espécies sugeridas estão o alecrim de campinas, sombreiro, embiruçu, sapucaia, jequitibá-rosa e rabo de cutia.

Ainda segundo as profissionais, o intuito é que essas espécies qualifiquem o local e proporcionem sensações agradáveis à população. A quantidade de vegetação utilizada amenizará a temperatura do local, além de proporcionar microclima ideal para o espaço. Vale ressaltar que as espécies selecionadas possuem características ornamentais e, devido à proximidade, da Área de Proteção Permanente (APP) do rio Piracicaba, utilizaram-se espécies nativas.

Outra preocupação foi criar um ambiente para atrair a fauna e atender à população. Por isso, haverá um pomar próximo à divisa do terreno com a área institucional e APP. Nele, serão introduzidos frutos nativos, que não são popularmente conhecidos, como araçá (amarelo e vermelho), cereja-do-rio-grande, abiu, pitanga (vermelha e preta), cajá-manga, entre outros.


08/02/2019


Mais uma área com descarte irregular é limpa pela Sedema




A Sedema, através do Setor de Gerenciamento de Resíduos, efetuou, nesta quinta-feira, 07/02, a limpeza de mais um local onde ocorre descarte irregular de entulho.

Do início do ano até agora, além do serviço regular de limpeza e manutenção de áreas públicas, o Setor de Resíduos já efetuou onze ações de limpeza de grande porte nestes pontos considerados críticos, onde o descarte irregular é recorrente. Somente em 2019 a equipe recolheu mais de 700 toneladas de lixo e entulho e 4500 pneus.

Da área localizada na Rua Carlos de Campos, no Bairro São Judas, próximo ao Centro de Reabilitação, a equipe de resíduos retirou 33 toneladas de entulho. Após a limpeza, instalaram a placa sinalizando a irregularidade.

De acordo com a Lei 178/06, o descarte irregular é passível de multa. E, para este tipo de infração, a multa é de R$ 423,41. Mas para que a Divisão de Controle e Fiscalização ? DCF possa autuar, é necessário o auxílio da população para que denunciem através do SIP 156.
Através da Sedema, a Prefeitura, disponibiliza uma rede de serviços para facilitar a vida do cidadão, locais legalmente instalados para receber o descarte de diversos tipos de resíduos e destina-los à locais corretos para reciclagem

O Cata cacareco, serviço gratuito para descarte de eletrodomésticos e móveis com a solicitação feita pelo SIP 156.

A Coleta Seletiva, realizado de forma eficaz pela empresa Piracicaba Ambiental, atende 100 % da área urbana, Os materiais recicláveis são encaminhados à Cooperativa Reciclador Solidário para serem separados e comercializados pelas cooperadas.

A Central de Resíduos, instalada no Bairro Ondinhas recebe, pneus, recicláveis,eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias

Os Ecopontos, com 8 unidades instaladas, até o momento, em pontos estratégicos da cidade, inclusive uma instalada o ano passado no Bairro Santo Antônio. Estes locais estão aptos para receber entulho proveniente de pequenas obras (reforma até 1 m3, equivalente a uma carroceria de pick-up). Nesses locais a população pode levar pneus de carros (em pequenas quantidades), pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e recicláveis, eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores.
Limpeza
Mesmo com essa estrutura criada, a Prefeitura ainda registra um número de depósitos irregulares de entulho nas áreas públicas da cidade.


Fonte: http://sedemapiracicaba.blogspot.com/


08/02/2019


68 toneladas retirada de área com descarte irregular




A Sedema, através do Setor de Gerenciamento de Resíduos, efetuou, nesta quinta-feira, 07/02, a limpeza de mais um local onde ocorre descarte irregular de entulho.

Da área localizada na Estrada Eng. Alberto Morato Krahenbuhl, conhecida como Estrada do Boiadeiro, a equipe de resíduos recolheu 68,53T. Após a limpeza, instalaram a placa sinalizando a irregularidade.

De acordo com a Lei 178/06, o descarte irregular é passível de multa. E, para este tipo de infração, a multa é de R$ 423,41. Mas para que a Divisão de Controle e Fiscalização ? DCF possa autuar, é necessário o auxílio da população para que denunciem através do SIP 156.

Do início do ano até agora, além do serviço regular de limpeza e manutenção de áreas públicas, o Setor de Resíduos já efetuou onze ações de limpeza de grande porte nestes pontos considerados críticos, onde o descarte irregular é recorrente. Somente em 2019 a equipe recolheu mais de 700 toneladas de lixo e entulho e 4500 pneus.


Fonte: http://sedemapiracicaba.blogspot.com/



01/02/2019


Prefeitura conclui obra de revitalização da Praça Imaculada Conceição



Coreto foi pintado e ganhou grades de proteção em razão da ocupação irregular

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio
Ambiente), finalizou as obras de revitalização da Praça Imaculada Conceição, localizada na Vila Rezende. A ação foi realizada para atender inúmeras solicitações dos moradores do entorno, principalmente no quesito segurança.

Entre as intervenções realizadas para a melhoria daquele espaço estão a instalação de quatro novas luminárias e bancos, reparo no passeio e no piso de mosaico português, pintura das guias internas, demolição dos sanitários - autorizada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), pintura e colocação de grades no coreto, pintura de guias internas e plantio de grama esmeralda.

O coreto, um dos itens mais requisitados pela população, além da pintura, recebeu a instalação de grades de proteção em razão da ocupação irregular. A partir de agora, a Administração pretende regulamentar o uso de forma adequada, disponibilizando o local para a população.

Para o secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten, a revitalização "trata-se de uma obra da Administração Barjas Negri, visando a melhoria da qualidade de vida dos piracicabanos e visitantes da nossa cidade." A Administração Municipal espera estimular a utilização da Praça Imaculada Conceição pela população em atividades de lazer.

Além das obras de readequação e reforma, a Imaculada Conceição passa também por manutenção mensalmente, com corte de mato e limpeza da vegetação. O Setor de Arborização da Sedema também executa outros serviços de manutenção periódicos, como as podas de árvores que aconteceram em fevereiro e abril do ano de 2017. A varrição do piso e das edificações ocorrem diariamente por funcionários de empresas terceirizadas, contratadas pela pasta.

Fonte: http://sedemapiracicaba.blogspot.com/


01/02/2019


Leilão de Lotes no Cemitério da Saudade



A Prefeitura de Piracicaba publicou o edital de concorrência pública 03/2019 para a outorga e concessão de uso, a título oneroso, de lotes do Cemitério da Saudade.

Serão leiloados 141 lotes, após levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Os valores iniciais dos terrenos são R$ 9.000 para lote simples (1,10 m x 2,20m) de meio de quadra, R$ 11 mil para o lote simples (1,10 m x 2,20 m) de frente de rua e R$ 16 mil para o terreno duplo (2,20m x 2,20m) de meio de quadra.

O critério para aquisição será o de maior oferta, ou seja, quem oferecer o maior preço pelo terreno terá direito à concessão do espaço, exclusivamente para a construção de sepulturas. Poderão participar da concorrência somente pessoas físicas, maiores de 18 anos.

O valor final poderá ser parcelado em até 25 vezes, sendo a primeira parcela de 20% do valor proposto previamente à assinatura do Termo de Concessão e as demais sobre o valor restante.

Os documentos necessários para a participação, juntamente com as propostas, deverão ser entregues, conforme edital, até às 14h do dia 25 de fevereiro de 2019, na Divisão de Compras da Prefeitura. A abertura dos envelopes com a documentação para habilitação será no mesmo dia, às 14h30, no Anfiteatro do Centro Cívico Florivaldo Coelho Prates, andar térreo da Prefeitura.

O edital com o mapeamento dos lotes disponíveis está disponível no link Editais no site da Prefeitura e nos links abaixo.

Os interessados poderão conferir os terrenos disponíveis no local. Mais informações e dúvidas podem ser obtidas pelos telefones (19) 3426-6272 ? Cemitério da Saudade e (19) 34031202 - Sedema.

http://www.piracicaba.sp.gov.br/upload/kceditor/files/1%20Edital%20Jazigos%20Saudade.pdf
http://www.piracicaba.sp.gov.br/upload/kceditor/files/EC032019_planta%20baixa%281%29.pdf
http://www.piracicaba.sp.gov.br/upload/kceditor/files/EC032019_mapa%20_1_.pdf

Fonte: http://sedemapiracicaba.blogspot.com/


30/01/2019


Mais uma área com descarte irregular é limpa pela Sedema




A equipe do setor de Gerenciamento de Resíduos da Secretaria Municipal de Defesa do
Meio Ambiente ? Sedema retirou ontem 29/01, um total de 41,85 toneladas de rejeitos e mais 2,50 toneladas de galhos. O serviço começou em uma área localizada ao lado do Cemitério da Vila, na estrada do meio do Bairro Primavera e se estendeu até a Estrada do Godinho próximo ao Gilda.

Conforme informações passadas pelos técnicos da Secretaria, ?o local é limpo com regularidade, mas assim como alguns outros ?pontos viciados? da cidade onde o descarte irregular acontece de forma recorrente.

Para auxiliar o trabalho, a Secretaria solicita que os moradores anotem placas e fotografem estas ocorrências de descartes irregulares, pois só assim os infratores poderão ser autuados e punidos.

Essas ocorrências, não se justificam. A Prefeitura, através da Sedema, disponibiliza uma rede de serviços para que a população possa fazer o descarte de diferentes tipos de resíduos corretamente para que, a secretaria possa, posteriormente, destiná-los aos locais adequados para reciclagem.

Alguns desses serviços disponíveis para a população:

O Cata cacareco, serviço gratuito para descarte de eletrodomésticos e móveis com a solicitação feita pelo SIP 156.

A Coleta Seletiva, realizado de forma eficaz pela empresa Piracicaba Ambiental, atende 100 % da área urbana, Os materiais recicláveis são encaminhados à Cooperativa Reciclador Solidário para serem separados e comercializados pelas cooperadas.

A Central de Resíduos, instalada na Avenida das Ondas, 6565 - Bairro Ondinhas recebe, pneus, recicláveis, eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas fluorescentes e bateria. Ali, diversas vezes ao ano estes materiais depositados ali são encaminhados para reciclagem,

Os Ecopontos, com nove unidades instaladas, em pontos estratégicos da cidade, até o momento estão aptos para receber entulho proveniente de pequenas obras (reforma até 1 m3, equivalente a uma carroceria de pick-up). Nesses locais a população pode levar pneus de carros (em pequenas quantidades), pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e recicláveis, eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores.


Fonte: http://sedemapiracicaba.blogspot.com/


24/01/2019


Novo temporal: Chuva e vendaval provocam queda de árvores e galhos em vários bairros



As fortes chuvas e o vendaval que atingiram Piracicaba na noite de ontem, 23/01, por volta das 21h30, provocaram quedas de árvores e alagamentos em vários pontos da cidade. Choveu 54 milímetros e os ventos atingiram a velocidade de 48 quilômetros por hora, de acordo com a Defesa Civil. Houve alagamentos pontuais nas avenidas 31 de Março, Presidente Kennedy, Beira Rio e na rua Gomes Carneiro.

Os maiores estragos estão relacionados com a queda de árvores e galhos. Até a manhã de hoje, foram registradas mais de 70 ocorrências. Os bairros mais atingidos são Nova Piracicaba, Jardim Monumento, Centro, Jardim Elite, Jaraguá, Jardim Europa e Santa Teresinha.

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, trabalham no atendimento das ocorrências desde a noite de ontem, priorizando a desobstrução das vias principais e seguindo para as intermediárias. No momento, todas as vias principais já estão liberadas.

A Sedema pede que a população avise sobre os problemas pelo telefone 156 e informe, objetivamente, se se trata de árvore caída, galho pendurado ou galho caído. Isso é importante porque cada tipo de ocorrência exige equipamentos diferentes. Assim, a informação correta e precisa faz com a ocorrência seja atendida de forma mais rápida.

Fonte: http://sedemapiracicaba.blogspot.com/


23/01/2019


Sedema planta 98 árvores em área recuperada




A Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente ? Sedema, plantou 98 árvores numa extensão de 500 metros no entorno do córrego da Avenida Itararé e Avenida Jau. Entre as espécies escolhidas para este plantio estão: sabão de soldado, casco de vaca, grevíleas, árvore da chuva, ipê roxo, magnólia, entre outras. Da Portelinha em direção a avenida Pedro Habechian.

O plantio foi realizado ontem, 22/01, logo após o Setor de Resíduos executar a limpeza da área, onde ocorriam muitos descartes irregulares de entulho. E agora, com mais este espaço recuperado e agora com o plantio das árvores, a secretaria espera estar contribuindo para transformar mais uma área, proporcionando melhoria na qualidade de vida e da saúde dos moradores do entorno, tanto como para uma mudança no visual para quem passa no local visual.

Sobre a limpeza do local, o setor de Resíduos informou ou que o trabalho naquela área durou cerca de uma semana e que foram retirados 150 toneladas (15 viagens de 10 toneladas). Para auxiliar este trabalho, pela dificuldade de acesso, foi necessária a utilização de uma escavadeira cedida pelo Semae para esta operação. Após a limpeza, a equipe colocou uma placa sinalizando a proibição, a punição e forma de denunciar.

O secretário do Meio Ambiente, Jose Otávio Menten, comentou sobre a importância para o meio ambiente que é manter limpos os cursos d'água - "uma nascente reflorestada, um curso d'água limpo, contribui muito para evitar alagamentos."


Fonte: http://sedemapiracicaba.blogspot.com/


21/01/2019


Prefeitura retira 3 toneladas de lixo de estrada do Pau Queimado




A Prefeitura, juntamente com a empresa Piracicaba Ambiental, retirou três toneladas de lixo da Estrada dos Duzentos Réis, no bairro Pau Queimado, na manhã desta sexta-feira, 19/01. Além do lixo doméstico, foram retirados pneus e outros objetos.

A Piracicaba Ambiental informou que o recolhimento de lixo naquela região é regular, às terças, quintas e sábados, no período diurno. Apesar de toda estrutura criada pela Prefeitura, o depósito irregular em grande quantidade ainda é registrado nesse local e em outras áreas públicas da cidade.

Inicialmente foram mapeados 39 pontos de descarte irregular, de forma recorrente. Hoje, após ações de conscientização, este número caiu para 27. Nesses locais, são descartados resíduos de construção civil, móveis como sofás, estantes e geladeiras, aparas, colchões, vasos sanitários e lixo doméstico. Para inibir essa prática, em muitos locais, a Sedema faz plantio de árvores, logo após a limpeza, mas em alguns casos, até as mudas são arrancadas.

Placas que sinalizam a proibição e a forma de denunciar o descarte irregular também são instaladas. De acordo com a Lei 178/06, o descarte irregular é passível de multa, no valor de R$ 423,41. Mas para que a Divisão de Controle e Fiscalização (DCF) possa autuar, é necessário o auxílio da população, que pode denunciar por meio do SIP, no telefone 156, com foto ou anotação da placa do veículo ou mesmo filmagem do veículo que faz o descarte.

Autor: Texto: CCS Fotos: Justino Lucente e Sedema/Divulgação


21/01/2019


Pelotão Ambiental planta mudas no local de remoção de barraco




A Prefeitura, através da equipe do Pelotão Ambiental ? PA da Sedema plantou dez árvores nesta sexta-feira 11/01 após a remoção de um barraco localizado em Área de Proteção Permanente ? APP, localizada na Rua Guerino Candiotti, Santo Antônio.

Segundo o sub inspetor Mendes, do PA ? esta ação realizada para evitar nova ocupação. O local vai ser vistoriado com frequência para impedir que novas invasões ocorram.

O objetivo da operação foi cumprir a obrigação do município de preservar áreas verdes e APPs.


Fonte: http://sedemapiracicaba.blogspot.com/

13/12/2018


Pantio de sapucaia no Cecap marca inicio das comemorações do Centenário




O plantio de três mudas de sapucaia no Centro Esportivo do bairro Cecap, localizado na avenida Eurico Gaspar Dutra, marcou o início das comemorações de Centenário dessa árvore-símbolo de Piracicaba, conhecida como árvore da paz. O ato contou com as participações do prefeito Barjas Negri; do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten; da presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Valdiza Caprânico; do coordenador de marketing do XV de Novembro de Piracicaba, Rodrigo Ferezini; e do presidente da Associação Amigos da Sapucaia, Cristiano Nardon.

Barjas destacou que a homenagem à sapucaia é justa, demonstrando o cuidado que a administração tem com a sustentabilidade do meio ambiente. ?Vamos continuar realizando ações como essa em outras regiões da cidade?, disse. A importância da sapucaia também foi destacada por Menten. ?Esse plantio mostra o amor que o piracicabano tem por essa árvore símbolo da paz, que já gerou a Associação Amigos da Sapucaia e a Banda da Sapucaia?, afirmou Menten. ?Cada árvore plantada na cidade demonstra o respeito ao meio ambiente, gerando mais qualidade de vida?, completou.
Emocionada, Valdiza disse que o simbolismo representado pelo plantio da muda de sapucaia demonstra que a população já abraçou essa árvore centenária, prestando toda sua reverência com muito amor e carinho.
Programação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com o IHGP, Esporte Clube XV de Novembro e Associação Amigos da Sapucaia, preparou uma programação especial para comemorar o aniversário da árvore, que tem sua história ligada à celebração da paz. As outras quatro árvores serão plantadas na praça Coronel Antônio Bruno, Nova Piracicaba; Parque Santa Teresinha, em Santa Teresinha; bairro Campestre, no Parque Monte Líbano e a quarta na Chácara Nazareth.

A programação segue no dia 10/11, às 10h, quando o IHGP realizará, em sua sede (rua Professor José Martins de Toledo, 109, Jaraguá) uma palestra do historiador Armando Alexandre dos Santos, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, sobre a participação do Brasil na 1ª Guerra Mundial.

Já no dia 15/11, sob a sombra da famosa sapucaia, às 11h será comemorado o centenário de seu plantio, além dos 105 anos de fundação do Esporte Clube XV de Novembro, os 22 anos dos desfiles da Banda da Sapucaia e a constituição mais recente da Associação Amigos da Sapucaia.

Nesse evento, serão prestadas homenagens ao funcionário público e conselheiro do XV, José Antonio do Amaral Caprânico, neto do semeador da sapucaia, Antonio Caprânico, e aos fundadores da banda da Sapucaia Paulo Sérgio Tomazielo